Eczema discoide
Eczema discoide, também conhecido como eczema numular ou dermatite discoide, é uma condição de pele a longo prazo (crónica) que faz com que a pele fique com comichão, inchada e rachada em manchas circulares ou ovais.
Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.
-
Nesta página
-
Medicamentos habitualmente prescritos para Eczema discoide
Apenas para fins informativos. Consulte sempre um médico antes de utilizar qualquer medicamento.
Forma farmacêutica: CREME, 64 mg dipropionato de betametasona / 100 gSubstância ativa: betamethasoneFabricante: Organon Salud S.L.Requer receita médicaForma farmacêutica: CREME, 1 mgSubstância ativa: betamethasoneFabricante: Galenicum Derma S.L.U.Requer receita médicaForma farmacêutica: CREME, 0,1% p/p betametasona / 100 gSubstância ativa: betamethasoneFabricante: Industrial Farmaceutica Cantabria S.A.Requer receita médica
Eczema discoide, também conhecido como eczema numular ou dermatite discoide, é uma condição de pele a longo prazo (crónica) que faz com que a pele fique com comichão, inchada e rachada em manchas circulares ou ovais.
Sem tratamento, o eczema discoide pode durar semanas, meses ou até anos. Também pode continuar a reaparecer – frequentemente na mesma área que foi afetada anteriormente.
Sintomas do eczema discoide
O eczema discoide causa manchas distintas de eczema circulares ou ovais. Pode afetar qualquer parte do corpo, embora normalmente não afete o rosto ou o couro cabeludo.
O primeiro sinal de eczema discoide é geralmente um grupo de pequenas manchas ou protuberâncias na pele. Estas juntam-se rapidamente para formar manchas maiores que podem variar de alguns milímetros a vários centímetros de tamanho.
Em peles mais claras, estas manchas serão cor-de-rosa ou vermelhas. Em peles mais escuras, estas manchas podem ser castanho escuro ou podem ser mais pálidas do que a pele à sua volta.
Inicialmente, estas manchas são frequentemente inchadas, com bolhas (cobertas com pequenas bolsas cheias de líquido) e libertam líquido. Também tendem a comichão muito, especialmente à noite.
Com o tempo, as manchas podem tornar-se secas, com crostas, rachadas e escamosas. O centro da mancha também por vezes desaparece, deixando um anel de pele descolorida que pode ser confundido com tinha.
Pode ter apenas 1 mancha de eczema discoide, mas a maioria das pessoas tem várias manchas. A pele entre as manchas é frequentemente seca.
As manchas de eczema discoide podem, por vezes, infetar-se. Os sinais de uma infeção podem incluir:
- as manchas a libertar muito líquido
- o desenvolvimento de uma crosta amarela sobre as manchas
- a pele à volta das manchas a ficar quente, inchada e sensível ou dolorosa
- sentir-se doente
- sentir-se quente ou com calafrios
- sentir-se mal
Quando procurar aconselhamento médico
Consulte um farmacêutico ou médico de família se pensa que pode ter eczema discoide. Eles podem recomendar um tratamento adequado.
Também deve procurar aconselhamento médico se pensa que a sua pele pode estar infetada. Pode precisar de usar uma pomada antibiótica ou, em casos graves, tomar antibióticos em comprimidos ou cápsulas.
Um médico de família deverá ser capaz de fazer um diagnóstico apenas examinando as áreas afetadas da pele. Em alguns casos, também pode fazer perguntas ou solicitar alguns exames para descartar outras condições.
Um médico de família pode encaminhá-lo para um médico especialista em condições de pele (dermatologista) se não tiver a certeza do diagnóstico ou se precisar de um teste de contacto.
Causas do eczema discoide
A causa do eczema discoide é desconhecida, embora possa ocorrer como resultado de ter a pele particularmente seca.
Quando a sua pele está muito seca, não consegue fornecer uma barreira eficaz contra as substâncias que entram em contacto com ela. Isto pode permitir que uma substância anteriormente inofensiva, como o sabão, irrite a sua pele.
É importante analisar cuidadosamente todos os produtos químicos em cosméticos e produtos de higiene pessoal que possam ter entrado em contacto com a sua pele. Dermatite de contacto, um tipo de eczema causado pelo contacto com um irritante específico, pode ter um papel no eczema discoide.
Algumas pessoas com eczema discoide também têm um histórico de eczema atópico, que frequentemente ocorre em pessoas propensas a asma e febre do feno. No entanto, ao contrário do eczema atópico, o eczema discoide não parece ser hereditário.
Outros possíveis gatilhos
Um surto de eczema discoide pode, por vezes, ser desencadeado por uma pequena lesão na pele, como uma picada de inseto ou uma queimadura.
Alguns medicamentos têm sido associados ao eczema discoide. Não deve interromper a toma de qualquer medicamento prescrito sem falar com o médico que o prescreveu.
Ambientes secos e climas frios podem piorar o eczema discoide, e ambientes ensolarados ou húmidos podem melhorar os seus sintomas.
Tratamento do eczema discoide
O eczema discoide é geralmente um problema a longo prazo, mas existem medicamentos disponíveis para ajudar a aliviar os sintomas e manter a condição sob controlo.
Os tratamentos incluem:
- emolientes – hidratantes aplicados na pele para evitar que fique seca
- corticosteroides tópicos – pomadas e cremes que contêm um esteroide que são aplicados na pele e podem aliviar os sintomas graves
- anti-histamínicos – medicamentos que podem reduzir a comichão
Existem também coisas que pode fazer sozinho para ajudar, como evitar todos os produtos químicos irritantes em sabões, detergentes, espumas de banho e géis de duche.
Pode ser prescrito medicamento adicional se o seu eczema estiver infetado ou particularmente grave.
Por vezes, as áreas da pele afetadas pelo eczema discoide podem ficar permanentemente descoloridas após a condição ter desaparecido.
Saiba mais sobre o tratamento do eczema discoide.
Outros tipos de eczema
Eczema é o nome dado a um grupo de condições de pele que causam pele seca e irritada. Outros tipos de eczema incluem:
- eczema atópico (também chamado dermatite atópica) – o tipo mais comum de eczema, geralmente ocorre em famílias e está ligado a outras condições, como asma e febre do feno
- dermatite de contacto – um tipo de eczema que ocorre quando a pele entra em contacto com uma substância específica
- eczema varicoso – um tipo de eczema que geralmente afeta as pernas inferiores e é causado por problemas com o fluxo sanguíneo nas veias da perna
Tratamento Eczema discoide
Não existe uma cura simples para o eczema discoide, mas os medicamentos podem ajudar a aliviar os sintomas.
Os tratamentos incluem:
- emolientes – para usar sempre
- substitutos de sabão – para substituir sabões e produtos de limpeza irritantes
- corticosteroides tópicos – para surtos
- antibióticos – para eczema infetado
- anti-histamínicos – para comichão intensa
Existem muitas preparações diferentes para cada tipo de medicamento e vale a pena dedicar tempo com um farmacêutico ou médico de família para encontrar a melhor para si.
Uma variedade de produtos emolientes, substitutos de sabão e alguns corticosteroides tópicos podem ser comprados nas farmácias sem receita médica. Alguns deles são mais baratos de comprar desta forma do que com receita médica.
Peça aconselhamento a um farmacêutico sobre os diferentes produtos e como usá-los. Consulte um médico de família se o seu eczema não melhorar após usar um produto de venda livre.
Dicas de autoajuda
Existem também algumas coisas que pode fazer para ajudar a controlar os sintomas do eczema discoide, como:
- evitar sabões e detergentes, incluindo sabões líquidos, espuma de banho, géis de duche e toalhitas húmidas – mesmo que estes não irritem obviamente a sua pele; use um substituto de sabão emoliente em vez disso
- proteger a sua pele de pequenos cortes (por exemplo, usando luvas), pois os cortes podem desencadear o eczema discoide
- tomar banhos ou duches mornos diários – usar um emoliente ao lavar pode reduzir os seus sintomas e lembre-se de aplicar tratamentos para a pele logo depois
- não coçar as áreas de eczema – manter as mãos limpas e as unhas curtas pode ajudar a reduzir o risco de danos na pele ou infeção devido à coceira involuntária
- certificar-se de que usa e aplica os seus tratamentos conforme as instruções de um médico de família ou farmacêutico
Consulte um médico de família se achar que a sua pele está infetada. Por exemplo, se houver excesso de humidade ou sensibilidade nas áreas de eczema.
A infeção pode espalhar-se rapidamente e o uso de cremes de corticosteroides tópicos pode mascarar ou agravar a infeção.
Emolientes
Os emolientes são tratamentos hidratantes que aplica diretamente na sua pele para reduzir a perda de água e cobri-la com um filme protetor. São frequentemente usados para ajudar a controlar condições de pele seca ou escamosa, como o eczema.
Escolha do emoliente
Estão disponíveis vários emolientes diferentes. Pode precisar de experimentar alguns para encontrar um que funcione para si. Também pode ser aconselhado a usar uma combinação de emolientes, como:
- uma pomada para pele muito seca
- um creme ou loção para pele menos seca
- um emoliente em vez de sabão
- um emoliente para usar no rosto e nas mãos e outro para usar no corpo
A diferença entre loções, cremes e pomadas é a quantidade de óleo que contêm. As pomadas contêm mais óleo, por isso podem ser bastante oleosas, mas são as mais eficazes para manter a humidade na pele. As loções contêm a menor quantidade de óleo, por isso não são oleosas, mas podem ser menos eficazes. Os cremes estão em algum lugar no meio.
Os cremes e loções tendem a ser mais adequados para áreas de pele inchadas (inflamadas). As pomadas são mais adequadas para áreas de pele seca que não estão inflamadas.
Se tem usado um emoliente específico por algum tempo, ele pode tornar-se menos eficaz ou pode começar a irritar a sua pele. Se for esse o caso, um médico de família poderá prescrever um produto diferente.
Como usar emolientes
Use o seu emoliente sempre, mesmo que não esteja a sentir sintomas, pois pode ajudar a prevenir o retorno do eczema discoide. Muitas pessoas acham útil manter suprimentos separados de emolientes no trabalho ou na escola.
Para aplicar o emoliente:
- use uma grande quantidade
- não o esfregue – espalhe-o na pele na mesma direção do crescimento do pelo
- para pele muito seca, aplique o emoliente a cada 2 a 3 horas ou com mais frequência, se necessário
- após um banho ou duche, seque a sua pele suavemente e aplique imediatamente o emoliente enquanto a pele ainda estiver húmida
Se estiver exposto a irritantes no trabalho, certifique-se de aplicar emolientes regularmente durante e após o trabalho.
Não partilhe emolientes com outras pessoas.
Efeitos secundários
Ocasionalmente, alguns emolientes podem irritar a pele. Se tiver eczema discoide, a sua pele estará sensível e pode reagir a certos ingredientes em emolientes de venda livre.
Se a sua pele reagir a um emoliente, pare de usá-lo e fale com um médico de família ou farmacêutico que pode recomendar um produto alternativo.
Esteja ciente de que alguns emolientes podem ser um risco de incêndio e, portanto, não devem ser usados perto de uma chama aberta.
Os emolientes adicionados à água do banho podem tornar o seu banho muito escorregadio, por isso tenha cuidado ao entrar e sair do banho.
Corticosteroides tópicos
Para tratar as áreas de eczema discoide, um médico de família pode prescrever um corticosteroide tópico, que aplica diretamente na sua pele para reduzir a inflamação.
Escolha do corticosteroide tópico
Existem diferentes potências de corticosteroides tópicos que podem ser prescritas dependendo da gravidade do eczema. O eczema discoide geralmente precisa de um tipo mais forte de corticosteroide do que outros tipos de eczema.
Pode ser-lhe prescrito um creme para usar em áreas visíveis, como o rosto e as mãos, e uma pomada para usar à noite ou para surtos mais graves.
Como usar corticosteroides tópicos
Ao usar corticosteroides, aplique o tratamento com precisão nas áreas afetadas. A menos que seja instruído de outra forma por um médico, siga a folha informativa do paciente que acompanha o medicamento.
Não aplique o corticosteroide mais de duas vezes por dia. A maioria das pessoas só precisa aplicá-lo uma vez por dia.
Para aplicar o corticosteroide tópico, siga estes passos:
- Aplique o seu emoliente primeiro e espere idealmente cerca de 30 minutos, até que o emoliente seja absorvido pela sua pele, antes de aplicar o corticosteroide tópico.
- Aplique uma quantidade suficiente de corticosteroide tópico para cobrir a área afetada, mas tente usar a menor quantidade possível para controlar os seus sintomas.
- Use o corticosteroide tópico até que a inflamação desapareça, a menos que seja aconselhado de outra forma por um médico de família.
Fale com o seu médico se estiver a usar um corticosteroide tópico e os seus sintomas não melhorarem.
Efeitos secundários
Os corticosteroides tópicos podem causar uma sensação de ardor ou picada leve e passageira ao aplicá-los. Em casos raros, também podem causar:
- afinamento da pele
- alterações na cor da pele
- manchas (acne)
- aumento do crescimento do pelo
A maioria destes efeitos secundários melhora quando o tratamento é interrompido.
Geralmente, usar um corticosteroide tópico mais forte ou usar uma grande quantidade aumentará o seu risco de ter efeitos secundários. Deve usar a menor potência e a menor quantidade possível para controlar os seus sintomas e nunca usar mais do que a quantidade recomendada pelo seu médico.
Antibióticos
Se o seu eczema ficar infetado, também pode ser-lhe prescrito um antibiótico.
Antibióticos orais
Se tiver uma área extensa de eczema infetado, pode ser-lhe prescrito um antibiótico para tomar por via oral. Este é mais comumente a flucloxacilina, que geralmente é tomada por 1 semana.
Se for alérgico à penicilina, pode receber uma alternativa como a claritromicina.
Antibióticos tópicos
Se tiver uma pequena quantidade de eczema infetado, geralmente ser-lhe-á prescrito um antibiótico tópico, como o ácido fusídico. Estes medicamentos vêm como um creme ou pomada que aplica diretamente na área afetada da pele.
Alguns antibióticos tópicos também contêm corticosteroides tópicos.
Os antibióticos tópicos devem geralmente ser usados por até 2 semanas, conforme necessário.
Anti-histamínicos
Os anti-histamínicos são um tipo de medicamento que interrompe os efeitos de uma substância no sangue chamada histamina. O seu corpo geralmente libera histamina quando entra em contato com um irritante. A histamina pode causar uma ampla gama de sintomas, incluindo espirros, olhos lacrimejantes e comichão.
Os anti-histamínicos podem ser prescritos durante os surtos de eczema discoide para lidar com o sintoma da comichão, especialmente se estiver a interferir com o seu sono. No entanto, eles não tratarão a pele danificada.
Muitos tipos mais antigos de anti-histamínicos podem fazer com que se sinta sonolento (com sono), o que pode ser útil se os seus sintomas afetarem a qualidade do seu sono. Caso contrário, peça a um farmacêutico ou médico de família para recomendar um anti-histamínico "não sedativo".
Terapias complementares
Algumas pessoas podem achar que as terapias complementares, como remédios à base de plantas, são úteis no tratamento do eczema, mas há pouca evidência para mostrar que esses remédios são eficazes.
Se estiver a pensar em usar uma terapia complementar, fale com um médico de família primeiro para garantir que a terapia é segura para si. Certifique-se de continuar a usar outros tratamentos que um médico de família prescreveu.
Tratamentos adicionais
Se os tratamentos prescritos por um médico de família não estiverem a controlar com sucesso os seus sintomas, ele pode encaminhá-lo para avaliação e tratamento por um médico especializado em condições de pele (dermatologista).
Tratamentos adicionais que podem estar disponíveis a partir de um dermatologista incluem:
- fototerapia – onde a área afetada da pele é exposta à luz ultravioleta (UV) para ajudar a reduzir a inflamação
- curativos – onde curativos medicados são aplicados na sua pele
- terapia imunossupressora – medicamentos que reduzem a inflamação suprimindo o seu sistema imunológico
Médicos online para Eczema discoide
Discuta os seus sintomas e os próximos passos possíveis para Eczema discoide com um médico online.
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.