ELOKOM 1 mg/g CREME
Como utilizar ELOKOM 1 mg/g CREME
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto:informação para o utilizador
Elocom 1mg/g creme
Furato de mometasona
Leia todo o prospecto atentamente antes de começar a usar este medicamento,porque contém informações importantes para si.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.
- Este medicamento foi prescrito apenas para si, e não deve dá-lo a outras pessoas, mesmo que tenham os mesmos sintomas que si, porque pode prejudicá-las.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver seção 4.
Conteúdo do prospecto
- O que é Elocom e para que é utilizado
- O que necessita saber antes de começar a usar Elocom
- Como usar Elocom
- Possíveis efeitos adversos
5 Conservação de Elocom
- Conteúdo do envase e informação adicional
1. O que é Elocom e para que é utilizado
Elocom é um anti-inflamatório, que pertence ao grupo de medicamentos denominados corticosteroides (ou esteroides), para administração na pele.
Elocom está indicado para o alívio de manifestações como a inflamação e o prurido, ocasionados por certos distúrbios inflamatórios da pele, tais como psoríase (excepto a psoríase em placas extensas), dermatite atópica, dermatite irritante e/ou alergias por contacto.
2. O que necessita saber antes de começar a usar Elocom
Nãouse Elocom:
- se é alérgico ao furato de mometasona, a outros corticosteroides ou a algum dos demais componentes deste medicamento (incluídos na seção 6).
- se padece outras afecções da pele, especialmente:
- rosácea (doença da pele que afeta a face)
- acne
- adelgaçamento da pele (atrofia)
- inflamação ao redor da boca (dermatite perioral)
- prurido perianal e genital
- erupções do fraldário.
- se tem uma infecção bacteriana (como impetigo ou piodermitis, que é uma doença da pele que produz pus), vírica (como herpes simples, herpes zoster, varicela, verrugas, condiloma acuminado e molusco contagioso), parasitária e/ou por fungos (como candida ou dermatófitos), a menos que as causas da infecção também estejam sendo tratadas.
- se apresenta reação após a administração de alguma vacina, ou se padece tuberculose ou sífilis (doença de transmissão sexual).
- se a pele está ferida ou tem úlceras.
- se tem alergia ao amendoim ou à soja porque contém fosfatidilcolina hidrogenada de soja.
Advertências e precauções
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a usar Elocom.
- Não se deve usar a creme nos olhos.
- Não se deve usar a creme em crianças menores de 2 anos.
- Se aparecer alguma reação de alergia ao uso de Elocom, deve suspender o tratamento e consultar o médico.
- Se aparecer uma infecção da pele, o seu médico prescreverá o tratamento adequado para infecções por fungos ou bactérias. Se não responder a esse tratamento, o seu médico suspenderá o tratamento com Elocom até que a infecção esteja controlada.
- Os efeitos adversos descritos com o uso de corticoides, incluindo uma alteração das glândulas suprarrenais, podem ocorrer também com o uso cutâneo pela absorção para o interior do corpo do princípio ativo, especialmente em crianças, em tratamentos em amplas zonas ou prolongados.
- Não se deve aplicar a creme com vendas oclusivas, nem nos dobras da pele.
- Não se deve usar a creme em tratamentos prolongados ou em amplas zonas do corpo.
- Não se deve aplicar a creme na face durante mais de 5 dias.
- Se está sendo tratado por uma psoríase, é recomendada uma supervisão médica estrita.
- Elocom não deve entrar em contacto com os olhos, a boca ou feridas abertas.
- Entre em contacto com o seu médico se apresentar visão borrosa ou outras alterações visuais.
Crianças
Elocom deve ser utilizado com precaução em crianças de 2 anos de idade ou maiores. Não se deve usar a creme durante mais de 3 semanas. As crianças são mais suscetíveis de ter efeitos adversos devido a uma maior absorção do corticoide pelo seu corpo. Elocom não deve ser utilizado para uso em crianças menores de 2 anos.
Uso de Elocom com outros medicamentos
Informa o seu médico ou farmacêutico se está utilizando, utilizou recentemente ou possa ter que utilizar qualquer outro medicamento.
Não se conhecem interações de Elocom com outros medicamentos.
Gravidez, lactação e fertilidade
Se está grávida ou em período de lactação, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento.
Não se estabeleceu a segurança do uso de Elocom em mulheres grávidas ou durante o período de lactação. Deve-se evitar o tratamento em amplas zonas do corpo ou em tratamentos prolongados.
Assim como outros corticosteroides de uso cutâneo, Elocom deve ser utilizado em mulheres grávidas apenas se o potencial benefício justifica o risco potencial para o feto ou para a mãe.
Não se conhece se a administração cutânea de corticosteroides pode ter a suficiente absorção sistémica como para produzir quantidades detectáveis do mesmo no leite materno. Elocom deve ser utilizado durante o período de lactação apenas após uma cuidadosa consideração sobre a relação risco/benefício. Se se indica um tratamento com doses altas ou a longo prazo, deve-se interromper a lactação.
Condução e uso de máquinas
Não se conhece que Elocom afete a capacidade para conduzir e usar máquinas.
3. Como usar Elocom
Siga exatamente as instruções de administração deste medicamento indicadas pelo seu médico ou farmacêutico. Em caso de dúvida, consulte novamente o seu médico ou farmacêutico.
A dose recomendada é:
Aplique uma fina camada de creme cobrindo a área afetada uma vez ao dia.
Este medicamento é para uso cutâneo.
A creme deve ser aplicada com um suave massagem cobrindo a zona afetada. Não cubra nem venda a zona a menos que se o tenha indicado o seu médico.
Uso em crianças
Elocom não se deve usar em crianças menores de 2 anos.
Se usa mais Elocom do que deve
Se usa Elocom com mais frequência do que a que lhe foi indicada pelo seu médico, de forma prolongada ou em zonas amplas do corpo, pode afetar algumas das suas hormonas. Em crianças, pode afetar o seu crescimento e desenvolvimento.
Em caso de sobredose ou ingestão acidental, consulte imediatamente o seu médico ou farmacêutico ou ligue para o Serviço de Informação Toxicológica, telefone (91) 562 04 20, indicando o medicamento e a quantidade ingerida.
Se esqueceu de usar Elocom
Se esqueceu de aplicar Elocom à hora indicada, faça-o o mais breve possível e continue luego com o tratamento como antes. Não aplique o dobro da quantidade, nem aplique a creme duas vezes no mesmo dia com o fim de compensar o esquecimento de uma aplicação.
Se interrompe o tratamento com Elocom
Não deixe o tratamento de forma brusca. Igual como com todos os esteroides muito ativos, o tratamento se deve deixar de forma gradual.
Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
4. Possíveis efeitos adversos
Assim como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora não todas as pessoas os sofram.
Os efeitos adversos podem produzir-se com certas frequências, que se definem a seguir:
Muito frequentes (podem afetar mais de 1 de cada 10 pessoas)
Frequentes (podem afetar até 1 de cada 10 pessoas)
Pouco frequentes (podem afetar até 1 de cada 100 pessoas)
Raros (podem afetar até 1 de cada 1.000 pessoas)
Muito raros (podem afetar até 1 de cada 10.000 pessoas)
Frequência não conhecida (a frequência não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis)
Foram observados os seguintes efeitos adversos com Elocom:
Efeitos adversos muito raros:
- Inflamação de folículos pilosos (foliculite)
- Queimadura
- Prurido
Efeitos adversos com frequência não conhecida:
- Infecções
- Inflamação da pele (furúnculo)
- Sensação anormal da pele, tal como entorpecimento, formigamento, picadas ou ardor na pele (parestesia)
- Reação alérgica da pele (dermatite de contacto)
- Mudanças na coloração da pele (hipopigmentação)
- Aumento do pelo
- Estrias na pele
- Reação na pele parecida com acne (dermatite acneiforme)
- Adelgaçamento da pele (atrofia)
- Grãos (pápulas)
- Bolhas com pus (pústulas)
- Dor e reações na zona de aplicação
- Visão borrosa
Raramente, foram notificados os seguintes efeitos adversos com o uso de corticoides de uso tópico: Secura ou rachadura da pele, irritação da pele, reação alérgica da pele (dermatite), inflamação específica da pele ao redor do lábio superior e da barbilla (dermatite perioral), maceração da pele, erupção vermelha na pele com bolhas (miliaria) e lesões na pele por dilatação de vasos sanguíneos de pequeno calibre (telangiectasia).
Comunicação de efeitos adversos:
Se experimenta qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou farmacêutico ou enfermeiro, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los diretamente através do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de medicamentos de Uso Humano: https://www.notificaram.es. Mediante a comunicação de efeitos adversos, você pode contribuir para proporcionar mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Elocom
Não conserve a temperatura superior a 25 ºC.
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não utilize este medicamento após a data de validade que aparece no envase após CAD. A data de validade é o último dia do mês que se indica.
Os medicamentos não se devem deitar por los desagües nem à lixeira. Deposite os envases e os medicamentos que não necessita no Ponto SIGRE da farmácia. Em caso de dúvida, pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que não necessita. Dessa forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informação adicional
Composição de Elocom
- O princípio ativo é furato de mometasona. Cada grama de creme contém 1 mg de furato de mometasona.
- Os demais componentes (excipientes) são vaselina branca, cera branca de abelha, fosfatidilcolina hidrogenada de soja, hexilenglicol, dióxido de titânio (E-171), octenilsuccinato de amido de alumínio, água purificada e ácido fosfórico concentrado (ajuste do pH).
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Elocom é um creme de cor branca a esbranquiçada.
Aparece em tubos com 30 g e 50 g de creme.
Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação
Titular da autorização de comercialização:
Organon Saúde, S.L.
Paseo de la Castellana, 77
28046 Madrid
Espanha
Tel.: 915911279
Responsável pela fabricação:
Organon Heist bv
Industriepark 30
2220 Heist-op-den-Berg
Bélgica
Data da última revisão deste prospecto:11/2019
A informação detalhada e atualizada deste medicamento está disponível na página Web da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) http://www.aemps.gob.es/
- País de registo
- Preço médio em farmácia2.5 EUR
- Substância ativa
- Requer receita médicaSim
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a ELOKOM 1 mg/g CREMEForma farmacêutica: POMADA, 1 mg/gSubstância ativa: mometasoneFabricante: Organon Salud S.L.Requer receita médicaForma farmacêutica: SOLUÇÃO PARA USO TÓPICO, 1 mg/gSubstância ativa: mometasoneFabricante: Organon Salud S.L.Requer receita médicaForma farmacêutica: SOLUÇÃO PARA USO TÓPICO, 1 mg/gSubstância ativa: mometasoneFabricante: Laboratorios Serra Pamies S.A.Requer receita médica
Médicos online para ELOKOM 1 mg/g CREME
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para ELOKOM 1 mg/g CREME — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.