Hidradenitis supurativa (HS)
Hidradenitis supurativa (HS) é uma condição de pele dolorosa e crónica que causaabcessos na pelee cicatrização na pele.
Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.
-
Nesta página
Hidradenitis supurativa (HS) é uma condição de pele dolorosa e crónica que causa abcessos na pele e cicatrização na pele.
A causa exata da hidradenitis supurativa é desconhecida, mas ocorre perto dos folículos pilosos onde existem glândulas sudoríparas, geralmente na virilha, nádegas, mamas e axilas.
Por razões desconhecidas, mais mulheres do que homens têm a condição. Estima-se que afete cerca de 1 em 100 pessoas.
Sintomas
Os sintomas da hidradenitis supurativa variam de leves a graves.
Causa uma mistura de nódulos semelhantes a furúnculos, cravos, quistos, cicatrização e canais na pele que libertam pus.
A condição tende a começar com cravos, manchas cheias de pus e nódulos firmes do tamanho de ervilhas que se desenvolvem num local. Os nódulos desaparecem ou rompem-se e libertam pus após algumas horas ou dias.
Novos nódulos desenvolvem-se frequentemente numa área próxima. Se estes não forem controlados com medicação, nódulos maiores podem desenvolver-se e espalhar-se. Canais estreitos chamados traetos fistulosos também formam-se sob a pele que irrompem na superfície e libertam pus.
A hidradenitis supurativa pode ser muito dolorosa. Os nódulos desenvolvem-se na pele nas seguintes áreas:
- à volta da virilha e genitais
- nas axilas
- nas nádegas e à volta do ânus
- abaixo das mamas
Os nódulos também podem aparecer na nuca, na cintura e nas coxas internas.
Alguns dos nódulos podem infetar-se com bactérias, causando uma infeção secundária que precisará de ser tratada com antibióticos.
Muitas pessoas com hidradenitis supurativa também desenvolvem um sinus pilonidal, que é um pequeno buraco ou "túnel" na pele no topo das nádegas, onde se dividem (a fenda).
O que causa a hidradenitis supurativa?
A causa exata da hidradenitis supurativa é desconhecida, mas os nódulos desenvolvem-se como resultado do bloqueio dos folículos pilosos.
Fumar e a obesidade estão fortemente associados à hidradenitis supurativa e, se estiver com excesso de peso e/ou fumar, os seus sintomas piorarão.
A hidradenitis supurativa geralmente começa na puberdade, mas pode ocorrer em qualquer idade após a puberdade. Isto pode sugerir que os hormonas sexuais desempenham um papel. Muitas pessoas com a condição também têm acne e crescimento excessivo de pelos (hirsutismo).
Em casos raros, a hidradenitis supurativa pode estar relacionada com a doença de Crohn, especialmente se se desenvolver na área da virilha e na pele perto do ânus. A doença de Crohn é uma condição crónica que causa inflamação do revestimento do sistema digestivo.
A hidradenitis supurativa tem um histórico familiar em cerca de 1 em 3 casos. Não é contagiosa e não está relacionada com a má higiene.
Diagnóstico da hidradenitis supurativa
Não existe um teste definitivo para ajudar a diagnosticar a hidradenitis supurativa.
Um médico de família examinará as áreas afetadas da pele e poderá recolher uma amostra de uma área infetada. Isto pode ser útil para fazer um diagnóstico porque a condição não está normalmente associada à presença de bactérias que causam infeções de pele.
A hidradenitis supurativa pode ser confundida com acne ou pelos encravados.
Tratamento da hidradenitis supurativa
A hidradenitis supurativa é uma condição recorrente e crónica que é frequentemente difícil de controlar, embora os sintomas possam melhorar ou eventualmente parar com o tratamento.
É importante reconhecer e diagnosticar a condição nos seus estágios iniciais para evitar que piore.
Nos estágios iniciais, pode ser controlada com medicação. A cirurgia pode ser necessária em casos graves ou persistentes.
Antibióticos
Se tiver nódulos particularmente dolorosos, inflamados e com pus, pode ser-lhe prescrito um ciclo de antibióticos de 1 a 2 semanas, se os testes mostrarem que tem uma infeção bacteriana.
Se não houver infeção bacteriana presente, podem ser usados antibióticos em doses baixas para prevenir a inflamação. Este ciclo mais longo de antibióticos durará pelo menos 3 meses, para reduzir o número de nódulos que se desenvolvem.
Pode receber antibióticos como creme (tópico) ou como comprimido, cápsula ou líquido. Os tipos de antibióticos podem incluir limeciclinas, doxiciclina, eritromicina ou claritromicina.
Em casos graves de hidradenitis supurativa, uma combinação de clindamicina e rifampicina pode ser eficaz.
Antissépticos
Lavar com antissépticos, como clorhexidina a 4%, aplicado diariamente nas áreas afetadas, é frequentemente prescrito juntamente com outros tratamentos.
Retinoides
Retinoides, como acitretina, são medicamentos à base de vitamina A que ajudam algumas pessoas com hidradenitis supurativa.
Os retinoides são sempre prescritos por dermatologistas. Devem ser usados com cautela e não podem ser tomados durante a gravidez. Também é importante evitar a gravidez durante 3 anos após a interrupção do tratamento, por isso, geralmente não são prescritos se houver risco de gravidez.
Contraceptivos
Se a hidradenitis supurativa piorar antes da menstruação, pode beneficiar de tomar contraceptivos orais.
Tratamentos imunossupressores
Em casos graves de hidradenitis supurativa, tratamentos que suprimem o sistema imunológico, como adalimumab ou infliximab, podem ser úteis.
No entanto, existem riscos associados à supressão do sistema imunológico, por isso, geralmente são prescritos por um dermatologista apenas se outros tratamentos não funcionarem.
Os tratamentos imunossupressores, como infliximab e adalimumab, são administrados por injeção ou infusão em intervalos regulares, em casa ou no hospital.
Corticosteroides
Raramente, pode ser-lhe prescrito corticosteroides, como prednisona, para reduzir a inflamação grave da pele. Os corticosteroides podem ser tomados como cremes para a pele ou comprimidos, ou pode receber uma injeção diretamente na pele afetada.
Possíveis efeitos colaterais dos corticosteroides incluem ganho de peso, sono pobre e alterações de humor.
Cirurgia
A cirurgia pode ser considerada em casos em que a hidradenitis supurativa não pode ser controlada com medicação.
Aconselhamento de estilo de vida
Se tiver hidradenitis supurativa, deve:
- perder peso se estiver com excesso de peso
- parar de fumar se fumar
- usar um lavagem antisséptica da pele ou sabão antisséptico – isto pode ser prescrito juntamente com outros tratamentos
- manter um pano quente nos nódulos para encorajar a drenagem do pus
- usar roupas largas
- evitar fazer a depilação da pele afetada
Perspetivas
Embora a hidradenitis supurativa possa persistir por muitos anos, se for diagnosticada precocemente, os sintomas podem ser melhorados com o tratamento.
No entanto, a condição pode ter um impacto significativo na vida diária de uma pessoa. Ter que mudar regularmente os curativos e viver constantemente com a dor e o desconforto dos sintomas pode afetar a sua qualidade de vida e levar à depressão.
Fale com um médico de família se estiver com dificuldades em lidar com a situação.
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.