Bg pattern

Trombose do seio cavernoso

A trombose do seio cavernoso é um coágulo sanguíneo nos seios cavernosos. Pode ser fatal.

Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.

Esta página fornece informação geral e não substitui a consulta de um médico. Se os sintomas forem graves, persistentes ou estiverem a agravar-se, procure aconselhamento médico com urgência.

A trombose do seio cavernoso é um coágulo sanguíneo nos seios cavernosos. Pode ser fatal.

Os seios cavernosos são espaços ocos localizados sob o cérebro, atrás de cada cavidade ocular. Um vaso sanguíneo importante, chamado veia jugular, transporta o sangue através dos seios cavernosos para longe do cérebro.

Um coágulo sanguíneo pode desenvolver-se quando uma infeção no rosto ou crânio se espalha para os seios cavernosos. O coágulo sanguíneo desenvolve-se para impedir que a infeção se espalhe ainda mais, mas pode restringir o fluxo sanguíneo do cérebro, o que pode danificar o cérebro, os olhos e os nervos que os conectam. Às vezes, os coágulos podem desenvolver-se sem infeção.

Leia mais sobre as causas da trombose do seio cavernoso.

Os sintomas da trombose do seio cavernoso incluem:

  • uma dor de cabeça intensa e súbita, particularmente ao redor do olho
  • inchaço e protuberância do(s) olho(s) e dos tecidos circundantes
  • dor ocular que é frequentemente intensa
  • visão dupla
  • febre alta

Leia mais sobre os sintomas da trombose do seio cavernoso.

Quando procurar aconselhamento médico

Ligue para o 112 imediatamente se sentir:

  • uma dor de cabeça intensa que não é aliviada com analgésicos ou está a piorar
  • uma dor de cabeça que piora quando se deita ou se inclina
  • uma dor de cabeça que é incomum para si e ocorre com visão turva, sensação de enjoo ou sendo enjoado, problemas de fala, fraqueza, sonolência ou convulsões
  • dor ocular ou inchaço de um ou ambos os olhos
  • uma erupção cutânea que se assemelha a pequenos hematomas ou sangramento sob a pele
  • falta de ar, dor no peito, inchaço nas pernas ou dor abdominal persistente

Embora seja altamente improvável que seja resultado de trombose do seio cavernoso, estes sintomas precisam de ser investigados.

Em casos muito raros, a trombose do seio cavernoso pode ocorrer após a administração de alguns tipos de vacina contra o coronavírus (COVID-19). Se isso acontecer, os sintomas podem aparecer entre 4 dias e 4 semanas após a vacinação.

Após um exame, poderá ser encaminhado para exames, incluindo uma tomografia computadorizada (TC), uma ressonância magnética (RM) e exames de sangue.

Tratamento da trombose do seio cavernoso

A trombose do seio cavernoso requer tratamento hospitalar.

Na maioria dos casos, será tratado numa unidade de cuidados intensivos, para que possa ser monitorizado de perto.

Antibióticos

Os antibióticos são o principal tratamento para a trombose do seio cavernoso. O tratamento será iniciado o mais rápido possível, mesmo antes que os exames tenham confirmado se uma infeção bacteriana é a responsável.

Se os exames posteriores mostrarem que uma infeção bacteriana não causou a condição, o tratamento com antibióticos pode ser interrompido.

A maioria das pessoas precisará de antibióticos por algumas semanas para garantir que a infeção tenha sido completamente eliminada do seu corpo. Os antibióticos serão administrados por uma picada intravenosa diretamente conectada a uma das suas veias.

Algumas pessoas podem sentir efeitos secundários ao tomar antibióticos. Estes são geralmente leves e podem incluir diarreia, náuseas e erupção cutânea.

Anticoagulantes

Pode também receber um medicamento chamado heparina para ajudar a dissolver o coágulo e prevenir a formação de novos coágulos. A heparina é um medicamento anticoagulante, o que significa que torna o sangue menos viscoso.

Algumas pessoas também precisam de tomar comprimidos anticoagulantes por alguns meses ou mais após a alta hospitalar.

Corticosteroides

Algumas pessoas também recebem medicamentos esteroides (corticosteroides). Os corticosteroides podem reduzir a inflamação e o inchaço no seu corpo.

Drenagem cirúrgica

Se os sintomas da trombose do seio cavernoso foram causados por uma infeção que se espalhou de um furúnculo ou sinusite, pode ser necessário drenar o pus desse local. Isso pode ser feito usando uma agulha ou durante uma cirurgia.

Quanto tempo dura o tratamento?

Várias semanas de tratamento com antibióticos são geralmente necessárias para garantir que a infeção tenha desaparecido. No entanto, pode demorar muito tempo para recuperar totalmente e pode levar vários meses antes de estar bem o suficiente para deixar o hospital.

Complicações da trombose do seio cavernoso

A trombose do seio cavernoso é uma condição muito grave. Mesmo com tratamento rápido, até 1 em 3 pessoas com a condição pode morrer.

Algumas pessoas que sobrevivem desenvolverão problemas de saúde a longo prazo devido a danos no cérebro, como dores de cabeça persistentes e convulsões ou algum grau de perda de visão.

Leia mais sobre as complicações da trombose do seio cavernoso.

Quem é afetado?

É difícil dizer exatamente quantas pessoas são afetadas pela trombose do seio cavernoso, mas pensa-se que é muito rara.

A condição afeta pessoas de todas as idades e tende a ser mais comum em mulheres do que em homens. Isso pode ser porque a gravidez e o uso da pílula anticoncepcional podem tornar as mulheres mais vulneráveis a coágulos sanguíneos.

 Sintomas Trombose do seio cavernoso 

O sintoma inicial mais comum da trombose do seio cavernoso é uma cefaleia.

Esta geralmente desenvolve-se como uma dor aguda localizada atrás ou à volta dos olhos que piora constantemente ao longo do tempo.

Os sintomas geralmente começam dentro de alguns dias após o desenvolvimento de uma infeção no rosto ou crânio, como sinusite ou uma furúnculo.

Pode demorar vários dias, ou até semanas, para que sintomas adicionais se desenvolvam após o início da cefaleia.

Em casos muito raros, a trombose do seio cavernoso pode ocorrer após a administração de alguns tipos de vacina contra o coronavírus (COVID-19). Se isso acontecer, os sintomas podem aparecer entre 4 dias e 4 semanas após a vacinação.

Os olhos

Na maioria dos casos de trombose do seio cavernoso, os olhos são afetados. Pode sentir:

  • inchaço e protuberância dos olhos – isto geralmente começa num olho e espalha-se para o outro olho em breve
  • olhos vermelhos
  • dor ocular – que pode ser intensa
  • problemas de visão – como visão dupla ou visão turva
  • dificuldade em mover os olhos
  • queda das pálpebras

Outros sintomas

Outros sintomas de trombose do seio cavernoso incluem:

  • febre alta
  • vómitos
  • convulsões
  • alterações no estado mental, como sentir-se muito confuso

Estes sintomas geralmente ocorrem se a trombose do seio cavernoso não for tratada, ou se uma infeção que causa a condição se espalhar por todo o corpo.

Sem tratamento, a maioria das pessoas com trombose do seio cavernoso ficará cada vez mais sonolenta e acabará por entrar em coma.

Quando procurar aconselhamento médico

Ligue para o 112 imediatamente se sentir:

  • uma cefaleia intensa que não é aliviada com analgésicos ou está a piorar
  • uma cefaleia que piora quando se deita ou se inclina
  • uma cefaleia que é invulgar para si e ocorre com visão turva, sensação de mal-estar, problemas de fala, fraqueza, sonolência ou convulsões
  • dor ocular ou inchaço de um ou ambos os olhos
  • uma erupção cutânea que parece pequenos hematomas ou sangramento sob a pele
  • falta de ar, dor no peito, inchaço das pernas ou dor abdominal persistente

Embora seja altamente improvável que seja causada por uma trombose do seio cavernoso, estes sintomas precisam de investigação adicional.

Em casos muito raros, estes sintomas podem aparecer entre 4 dias e 4 semanas após a vacinação com a vacina contra o coronavírus (COVID-19).

Deve também contactar um médico de família se desenvolver algum dos sintomas oculares acima descritos.

 Causas Trombose do seio cavernoso 

A trombose do seio cavernoso é geralmente causada por uma infeção bacteriana que se propaga a partir de outra área do rosto ou crânio.

Muitos casos são o resultado de uma infeção por bactérias estafilocócicas (estafilo), que podem causar:

  • sinusite – uma infeção das pequenas cavidades atrás dos ossos das bochechas e testa
  • uma furúnculo – um caroço vermelho e doloroso que se desenvolve no local de um folículo piloso infetado (espremer um furúnculo pode aumentar o risco de a infeção se propagar)

A maioria das pessoas tem uma destas condições antes de desenvolver trombose do seio cavernoso. No entanto, furúnculos e sinusite são comuns e é muito raro que levem à trombose do seio cavernoso.

Coágulo sanguíneo

Na maioria dos casos de trombose do seio cavernoso, um coágulo sanguíneo forma-se nos seios cavernosos para tentar impedir que as bactérias se propaguem ainda mais no corpo. Isto é conhecido como trombose.

No entanto, o coágulo geralmente bloqueia o fluxo de sangue para longe do cérebro, o que aumenta a pressão nos seios cavernosos e pode danificar o cérebro, os olhos e os nervos que correm entre eles.

Além disso, o coágulo sanguíneo muitas vezes não consegue impedir a propagação da infeção. Se a condição não for tratada, a infeção pode espalhar-se através da corrente sanguínea, causando septicemia (sepse).

Outras causas

Com menos frequência, um coágulo sanguíneo pode desenvolver-se nos seios cavernosos devido a:

  • uma lesão cranioencefálica grave
  • uma infeção que se propaga dos dentes ou gengivas (abscesso dentário)
  • uma infeção fúngica
  • uma condição de saúde ou outro fator subjacente que o torna mais propenso a coágulos sanguíneos, sendo a gravidez a mais comum
  • condições que causam inflamação no interior do corpo, como lúpus ou doença de Behçet
  • alguns tipos de medicamentos, como a pílula contracetiva, embora isso seja muito raro
  • uma complicação da infeção por coronavírus (COVID-19)
  • um efeito secundário muito raro após a administração de alguns tipos de vacina COVID-19

Os seios cavernosos

Os seios cavernosos são uma série de espaços ocos localizados sob a base do cérebro, atrás de cada cavidade ocular.

Cada um forma uma veia principal que faz parte de uma rede de seios que eventualmente drenam para as veias jugulares, que transportam o sangue para longe do cérebro.

 Complicações Trombose do seio cavernoso 

Até 1 em 3 pessoas com trombose do seio cavernoso pode morrer. Algumas pessoas que sobrevivem a ela ficam com sintomas persistentes, como convulsões (crises) e dores de cabeça graves dores de cabeça.

Também pode causar problemas adicionais com a visão, coágulos sanguíneos e infeções.

Problemas de visão

Problemas com a visão são uma complicação comum da trombose do seio cavernoso.

Algumas pessoas têm algum grau de deficiência visual permanente, embora a cegueira permanente seja incomum.

Coágulos sanguíneos

Existe também o risco de que outro coágulo sanguíneo possa se desenvolver em outra parte do corpo – por exemplo, nos:

Estas condições são muito graves e podem ser fatais.

Infeção

Complicações também podem ocorrer se a infeção se espalhar para além dos seios cavernosos. Estas complicações podem incluir:

  • meningite – uma infeção da camada protetora externa do cérebro que pode causar sintomas como rigidez no pescoço, confusão mental e sensibilidade à luz
  • sepsis ou septicemia – isto pode causar sintomas como calafrios, batimentos cardíacos acelerados e respiração rápida

Ambas estas condições são muito graves e podem ser fatais, especialmente se não forem tratadas prontamente.

bg-pattern-dark

Receba atualizações e ofertas exclusivas

Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.