Bg pattern

AGILUS 120 mg PÓ PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL

Avaliação de receita online

Avaliação de receita online

Um médico irá avaliar o seu caso e decidir se a emissão de uma receita é clinicamente apropriada.

Fale com um médico sobre este medicamento

Fale com um médico sobre este medicamento

Discuta os seus sintomas e os próximos passos numa consulta expressa.

Esta página fornece informação geral. Para aconselhamento personalizado, consulte um médico. Em caso de sintomas graves, contacte os serviços de emergência.
About the medicine

Como utilizar AGILUS 120 mg PÓ PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL

Traduzido com IA

Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.

Mostrar original

Introdução

Prospecto: informação para o utilizador

Agilus 120 mg pó para solução injectável

dantroleno sódico hemiheptahidrato

Leia todo o prospecto atentamente, pois contém informações importantes para si.

Este medicamento é utilizado em situações de emergência e o médico terá decidido que o precisa.

  • Conserva este prospecto, pois pode ter que voltar a lê-lo.
  • Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico.
  • Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver secção 4.

Conteúdo do prospecto

  1. O que é Agilus e para que é utilizado
  2. O que precisa saber antes de receber Agilus
  3. Como é administrado Agilus
  4. Possíveis efeitos adversos
  5. Conservação de Agilus
  6. Conteúdo do envase e informação adicional

1. O que é Agilus e para que é utilizado

Agilus contém dantroleno sódico. É um tipo de medicamento denominado relaxante muscular de acção directa. Liga-se a um alvo no interior das células musculares e ajuda os músculos do corpo a relaxar quando se encontram sobre-estimulados.

Este medicamento é utilizado para o tratamento da hipertermia maligna em adultos e crianças de todas as idades, em combinação com outras medidas de apoio. A hipertermia maligna é uma condição potencialmente mortal que exige atenção urgente na qual os músculos esqueléticos do organismo estão sobre-estimulados e não podem relaxar. Isto pode causar um aumento muito rápido da temperatura corporal e/ou uma acumulação de produtos de resíduo no organismo (acidose metabólica), o que pode impedir que os órgãos vitais funcionem correctamente.

Doctor consultation

Não tem a certeza se este medicamento é adequado para si?

Discuta os seus sintomas e opções de tratamento com um médico online.

2. O que precisa saber antes de receber Agilus

Não deve receber Agilus

  • se é alérgico ao dantroleno sódico ou a algum dos outros componentes deste medicamento (incluídos na secção 6).

Advertências e precauções

É provável que lhe tenha sido administrado este medicamento antes de ler este prospecto.

Consulte o seu médico ou enfermeiro se:

  • está a tomar actualmente medicamentos para a hipertensão ou a angina denominados “antagonistas do cálcio”. A tomada destes medicamentos ao mesmo tempo que Agilus pode aumentar a quantidade de potássio no sangue, o que poderia provocar um ritmo cardíaco irregular ou incapacidade para mover alguns dos músculos.
  • se acredita que algum medicamento se tenha derramado sobre a sua pele, deverá lavá-la com água.

Verificou-se dano hepático em pacientes expostos ao uso oral prolongado de dantroleno sódico. Informe o seu médico se acredita ter sintomas de dano hepático (p. ex., se a pele e os olhos parecem amarelados ou se tem dor e inchação abdominal).

Outros medicamentos e Agilus

Informe o seu médico se está a tomar, tomou recentemente ou possa ter que tomar qualquer outro medicamento.

Os seguintes medicamentos podem afectar o mecanismo de acção de Agilus, ou Agilus pode afectar o seu mecanismo de acção:

  • os medicamentos para a hipertensão arterial e a angina denominados “antagonistas do cálcio”, como verapamilo ou diltiazem, podem causar insuficiência cardíaca se forem administrados ao mesmo tempo que Agilus (ver as advertências e precauções).
  • os relaxantes musculares, como o vecurônio, podem potenciar o efeito relaxante muscular de Agilus se forem administrados ao mesmo tempo.

Gravidez e lactação

Se está grávida ou em período de amamentação, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de engravidar, informe o seu médico ou enfermeiro se possível antes de receber este medicamento.

Gravidez

Não se utilizará Agilus se está grávida, a menos que se considere necessário. Após a administração de Agilus, os músculos do útero (matriz) podem enfraquecer. Se receber Agilus durante uma cesariana, o seu filho recém-nascido poderá experimentar fraqueza muscular.

Amamentação

Não deve amamentar enquanto estiver a receber Agilus nem nas 60 horas seguintes à última dose. Informe o seu médico se está a amamentar.

Condução e uso de máquinas

Após a administração de Agilus, é possível que os músculos das mãos e das pernas se enfraqueçam e que tenha sensação de tontura ou aturdimento. Estes efeitos podem durar até 48 horas após a administração de Agilus. Não conduza nem maneje máquinas durante este tempo.

Agilus contém ciclodextrina e sódio

Este medicamento contém 3 530 mg de hidroxipropil betadex (uma ciclodextrina) em cada frasco, o que equivale a 156,2 mg/ml na solução reconstituída.

Informe o seu médico se experimentou problemas auditivos no passado, por exemplo, se é propenso a infecções de ouvido. Verificaram-se casos de hipoacúsia em pacientes a quem foi administrado hidroxipropil betadex para tratar outras doenças em doses mais elevadas do que as recomendadas para Agilus. Esta hipoacúsia costuma ser leve e de curta duração. Para os pacientes que necessitem de doses altas de Agilus (acima de 10 mg/kg) será necessário reavaliar o tratamento devido a este risco.

O possível risco associado ao hidroxipropil betadex pode aumentar se os rins não funcionarem correctamente.

Este medicamento contém 6,9 mg de sódio (componente principal do sal de mesa) em cada frasco.

Isto representa menos de 0,5 % da ingestão diária máxima recomendada de sódio para um adulto.

3. Como é administrado Agilus

Esta injeção será administrada por um profissional de saúde. A dose de Agilus que receber dependerá do seu peso corporal. A dose será repetida cada 10 minutos até que os sintomas melhorem. Se os sintomas não melhorarem após receber o medicamento, o médico pode voltar a examinar o seu diagnóstico e considerar outros tratamentos. Se sofrer uma recaída, o seu profissional de saúde lhe injetará Agilus novamente.

Se receber mais Agilus do que deve

Se recebeu mais Agilus do que devia, podem ocorrer efeitos adversos. Pode ocorrer fraqueza muscular intensa, que poderia afectar a respiração. O seu médico o supervisionará atentamente.

Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico ou enfermeiro.

Medicine questions

Já começou a tomar o medicamento e tem dúvidas?

Discuta os seus sintomas e tratamento com um médico online.

4. Possíveis efeitos adversos

Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram. Com o princípio ativo de Agilus verificaram-se os seguintes efeitos adversos:

Desconhece-se a frequência dos seguintes efeitos adversos(a frequência não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis)

Efeitos adversos graves: o seu médico deixará de lhe administrar Agilus imediatamente

  • reação alérgica súbita e grave com dificuldade para respirar, inchação, tontura, batimento cardíaco rápido, suor e perda de consciência (reação anafiláctica)

Outros efeitos adversos

Com o princípio ativo de Agilus verificaram-se os seguintes efeitos adversos:

  • reações alérgicas (hipersensibilidade)
  • níveis altos de potássio no sangue (hiperpotasemia), que podem causar cansaço, fraqueza muscular, sensação de mal-estar e alterações do ritmo cardíaco
  • tontura, sonolência, convulsões, dificuldade para falar (disartria), dor de cabeça
  • alteração da visão
  • insuficiência cardíaca, frequência cardíaca lenta (bradicardia), batimentos cardíacos rápidos (taquicardia)
  • inflamação numa veia que provoca um coágulo de sangue e obstrução (tromboflebite)
  • dificuldade para respirar (insuficiência respiratória), respiração demasiado lenta e superficial (depressão respiratória)
  • dor de estômago (dor abdominal), náuseas (sensação de mal-estar), vómitos, hemorragia intestinal e estomacal com sintomas de sangue nas fezes ou no vómito (hemorragia gastrointestinal), diarreia, dificuldade para engolir (disfagia)
  • coloração amarelada dos olhos e da pele (icterícia)*, inflamação do fígado (hepatite)*, insuficiência hepática potencialmente mortal*, alterações nos testes da função hepática, doença hepática devido a uma causa ou reação alérgica desconhecida
  • picazón (urticária), vermelhidão da pele (eritema), suor excessivo (hiperhidrose)
  • fraqueza muscular, músculos cansados
  • partículas cristalinas na urina (cristalúria)
  • contrações débeis ao dar à luz (hipotonia uterina)
  • sensação de cansaço (fadiga), fraqueza geral (astenia), reações no local da injeção

*Estes efeitos secundários foram observados em situações em que o tratamento com dantroleno foi administrado por via oral durante um tempo prolongado.

Comunicação de efeitos adversos

Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou enfermeiro, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los directamente através do sistema nacional de notificação incluído no Apêndice V. Mediante a comunicação de efeitos adversos, pode contribuir para fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.

5. Conservação de Agilus

Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.

Este medicamento será conservado no hospital e estas instruções estão destinadas exclusivamente ao pessoal de saúde.

Frasco sem abrir: não requer qualquer temperatura especial de conservação. Conservar o frasco no embalagem original para protegê-lo da luz.

Solução reconstituída: Utilizar antes de 24 horas. A solução reconstituída deve ser protegida da luz. Não conservar a temperatura superior a 25 °C e não refrigerar.

Não utilize este medicamento após a data de validade que aparece na etiqueta e na caixa exterior dos frascos após “EXP”. A data de validade é o último dia do mês que se indica.

Para um só uso. Elimine qualquer resíduo da solução reconstituída.

6. Conteúdo do envase e informação adicional

Composição de Agilus

O princípio ativo é dantroleno sódico hemiheptahidrato.

Cada frasco contém 120 mg de dantroleno sódico hemiheptahidrato. Após a reconstituição com 20 ml de água para solução injectável, cada mililitro de solução contém 5,3 mg de dantroleno sódico hemiheptahidrato.

Os outros componentes são hidroxipropil betadex (uma ciclodextrina) e macrogol (E1521). Ver secção 2, “Agilus contém ciclodextrina e sódio”.

Aspecto do produto e conteúdo do envase

Frasco de vidro com tampa de borracha e selo que contém 120 mg de pó amarelo alaranjado para solução injectável.

Caixa de 6 ou 10 frascos.

Pode ser que apenas alguns tamanhos de envases estejam comercializados.

Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação

Norgine B.V.

Antonio Vivaldistraat 150

1083 HP Amesterdão

Países Baixos

Data da última revisão deste prospecto

Outras fontes de informação

A informação detalhada deste medicamento está disponível no site da Agência Europeia de Medicamentos: http://www.ema.europa.eu.

No site da Agência Europeia de Medicamentos pode encontrar-se este prospecto em todas as línguas da União Europeia/Espaço Económico Europeu.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esta informação está destinada exclusivamente a profissionais de saúde:

Posologia e forma de administração

O tratamento com Agilus deve ser iniciado tão pronto quanto se suspeite uma crise de hipertermia maligna, isto é, apresentação característica de rigidez muscular, acidose metabólica e/ou aumento rápido da temperatura corporal.

Posologia

Agilus deve ser administrado rapidamente mediante uma injeção intravenosa com uma dose inicial de 2,5 mg/kg de peso corporal em pacientes adultos e pediátricos.

Enquanto persistam os principais sintomas clínicos de taquicardia, hipoventilação, hiperacidez sustentada [é necessário a supervisão do pH e da pressão parcial de dióxido de carbono (pCO2)] e hipertermia, deve ser repetida uma injeção em bolo de 2,5 mg/kg cada 10 minutos até que melhorem as anomalias fisiológicas e metabólicas. Se se está a considerar uma dose acumulada de 10 mg/kg ou superior, deve voltar a examinar o diagnóstico de hipertermia maligna.

A seguinte tabela mostra como dosar de acordo com os frascos que se necessitam para a injeção rápida da dose inicial de 2,5 mg/kg:

Tabela 1: Exemplos de dosificação

Exemplos de dosificação de acordo com o peso corporal para alcançar uma dose de carga de

2,5 mg/kg tanto em adultos como em crianças

Número de

frascos a

preparara

Intervalo de

peso corporal

Dose recomendada de exemplo

Peso

corporal

Dose para

administrar

Volume a administrara

1

Até 48 kg

3 kg

7,5 mg

1,4 ml

6 kg

15 mg

2,8 ml

12 kg

30 mg

5,6 ml

24 kg

60 mg

11,3 ml

48 kg

120 mg

22,6 ml

2

De 49 kg a 96 kg

72 kg

180 mg

33,9 ml

96 kg

240 mg

45,2 ml

3

A partir de 97 kg

120 kg

300 mg

56,5 ml

144 kg

300 mg

56,5 ml

aO volume total de um frasco reconstituído é de 22,6 ml.

bPara todos os pesos corporais, a dose inicial e qualquer dose repetida não deve superar os 300 mg, equivalente a 2,5 frascos.

Tratamento do recrudescimento (recidiva)

Cabe salientar que a resposta hipermetabólica associada à hipertermia maligna pode reaparecer nas primeiras 24 horas. Se se produzir um recrudescimento, deve voltar a administrar uma dose de Agilus de 2,5 mg/kg cada 10 minutos até que os sinais de hipertermia maligna voltem a remitir. As considerações que se aplicam ao seguimento das anomalias metabólicas e o ajuste das doses num episódio inicial aplicam-se também ao tratamento do recrudescimento.

População pediátrica

Não é necessário ajustar a dose.

Forma de administração

Via intravenosa.

Precauções especiais de conservação, preparação e manipulação

Preparação

Cada frasco deve ser reconstituído adicionando 20 ml de água para solução injectável e agitando durante aproximadamente 1 minuto, antes de inspecionar a presença de partículas. Pode ser necessário agitar mais. A solução reconstituída deve ser de cor amarela alaranjada e sem partículas.

O volume da solução em um frasco reconstituído é de 22,6 ml.

Verificou-se a estabilidade química e física em uso após a reconstituição durante 24 horas a 25 ºC. Desde o ponto de vista microbiológico, a menos que o método de abertura/reconstituição descarte o risco de contaminação microbiana, o produto reconstituído deve ser utilizado imediatamente. Se não for utilizado imediatamente, os prazos e as condições de conservação durante o uso são responsabilidade do utilizador e não devem superar as 24 horas a 25 ºC.

Conservação

O frasco sem abrir não requer qualquer temperatura especial de conservação. Conservar o frasco no embalagem exterior para protegê-lo da luz.

A solução reconstituída deve ser protegida da luz. Não conservar a temperatura superior a 25 ºC e não refrigerar.

Manipulação

Nausência de estudos de compatibilidade, este medicamento não deve ser misturado com outros.

A solução reconstituída de Agilus não deve ser misturada com outras soluções nem administrada através do mesmo acesso venoso.

Deve evitar-se o derramamento da solução sobre a pele. Se a solução entrar em contacto com a pele, deve ser eliminada com água abundante.

Este medicamento é de um só uso e qualquer solução reconstituída residual deve ser eliminada.

A eliminação do medicamento não utilizado e de todos os materiais que tenham estado em contacto com ele será realizada de acordo com a regulamentação local.

Médicos online para AGILUS 120 mg PÓ PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL

Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para AGILUS 120 mg PÓ PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.

5.0 (74)
Doctor

Tarek Agami

Medicina geral 11 years exp.

O Dr. Tarek Agami é médico generalista com direito de exercício profissional em Portugal e Israel, oferecendo consultas médicas online para adultos e crianças. Atua nas áreas de cuidados primários, prevenção, avaliação de sintomas e acompanhamento de doenças crónicas, sempre com uma abordagem baseada na evidência e adaptada a cada paciente.

Com formação clínica e experiência em hospitais de referência em Israel (Kaplan Medical Center, Barzilai Medical Center, Wolfson Medical Center) e Portugal (European Healthcare City, Viscura Internacional, Hospital Dr. José Maria Grande, Hospital Vila Franca de Xira), o Dr. Agami alia prática internacional a um cuidado próximo e eficaz.

Áreas principais de atuação:

  • Diagnóstico e tratamento de doenças agudas e crónicas (hipertensão, diabetes, infeções respiratórias, queixas cardiovasculares)
  • Avaliação de sintomas e planeamento de exames complementares
  • Consultas de prevenção e acompanhamento do estado geral de saúde
  • Assistência médica durante viagens ou mudança de país
  • Ajuste de tratamentos e orientações personalizadas sobre estilo de vida
O Dr. Agami oferece acompanhamento médico para pacientes em tratamento com análogos de GLP-1 (como Ozempic ou Mounjaro) para controlo de peso e obesidade. Explica os protocolos disponíveis, monitora a eficácia e segurança e adapta o tratamento de acordo com as diretrizes em vigor em Portugal e Israel.

O seu compromisso é prestar cuidados médicos de forma profissional, acessível e centrada na pessoa, com comunicação clara e respeito pelas necessidades individuais.

Camera Marcar consulta online
€ 69
5.0 (67)
Doctor

Nuno Tavares Lopes

Medicina familiar 18 years exp.

Dr. Nuno Tavares Lopes é médico licenciado em Portugal com mais de 17 anos de experiência em medicina de urgência, clínica geral, saúde pública e medicina do viajante. Atualmente, é diretor de serviços médicos numa rede internacional de saúde e consultor externo do ECDC e da OMS.
Áreas de atuação:

  • Urgência e medicina geral: febre, infeções, dores no peito ou abdómen, feridas, sintomas respiratórios e problemas comuns em adultos e crianças.
  • Doenças crónicas: hipertensão, diabetes, colesterol elevado, gestão de múltiplas patologias.
  • Medicina do viajante: aconselhamento pré-viagem, vacinas, avaliação “fit-to-fly” e gestão de infeções relacionadas com viagens.
  • Saúde sexual e reprodutiva: prescrição de PrEP, prevenção e tratamento de infeções sexualmente transmissíveis.
  • Gestão de peso e bem-estar: planos personalizados para perda de peso, alterações no estilo de vida e saúde preventiva.
  • Dermatologia e sintomas de pele: acne, eczemas, infeções cutâneas e outras condições dermatológicas.
  • Baixa médica (Baixa por doença): emissão de certificados médicos válidos para a Segurança Social em Portugal.
  • Certificados médicos para troca da carta de condução (IMT)
O Dr. Nuno Tavares Lopes acompanha pacientes que utilizam medicamentos GLP-1 (Mounjaro, Wegovy, Ozempic, Rybelsus) como parte de um plano de emagrecimento. Oferece um plano de tratamento personalizado, acompanhamento regular, ajuste de dosagem e orientações sobre como combinar a medicação com mudanças sustentáveis no estilo de vida. As consultas seguem os padrões médicos aceites na Europa.

O Dr. Lopes combina um diagnóstico rápido e preciso com uma abordagem holística e empática, ajudando os pacientes a lidar com situações agudas, gerir doenças crónicas, viajar com segurança, obter documentos médicos e melhorar o seu bem-estar a longo prazo.

Camera Marcar consulta online
€ 59
0.0 (0)
Doctor

Chikeluo Okeke

Medicina geral 4 years exp.

O Dr. Chikeluo Okeke é médico de medicina interna com uma ampla experiência clínica internacional. Natural da Nigéria, trabalhou em diferentes sistemas de saúde europeus e atualmente exerce prática clínica na Suécia. Este percurso profissional permitiu-lhe desenvolver uma visão abrangente da medicina e uma forte capacidade de adaptação a contextos culturais e linguísticos diversos.

O Dr. Okeke dedica-se à medicina interna e aos cuidados médicos gerais em adultos, combinando rigor clínico com atenção ao estilo de vida e ao contexto individual de cada paciente. As suas consultas são particularmente adequadas para pessoas que procuram orientação médica online, vivem fora do seu país de origem ou necessitam de recomendações claras e bem estruturadas.

Presta consultas online focadas na avaliação de sintomas, prevenção e acompanhamento a longo prazo de doenças crónicas, ajudando os pacientes a compreender a sua situação clínica e a definir os passos seguintes de forma segura.

Motivos mais frequentes de consulta:

  • Questões gerais de medicina interna e avaliação inicial do estado de saúde.
  • Sintomas agudos como febre, tosse, infeções, dor ou fraqueza.
  • Doenças crónicas e ajuste de tratamentos em curso.
  • Problemas de tensão arterial, fadiga e alterações metabólicas.
  • Consultas preventivas e check-ups de rotina.
  • Interpretação de análises laboratoriais e exames médicos.
  • Aconselhamento médico para pacientes acompanhados online.

O Dr. Okeke é reconhecido pela sua comunicação clara, abordagem tranquila e sensibilidade cultural. Escuta atentamente, explica as opções de forma compreensível e apoia os pacientes na tomada de decisões informadas sobre a sua saúde.

As consultas online com o Dr. Chikeluo Okeke oferecem cuidados fiáveis em medicina interna sem limitações geográficas, com foco na relevância clínica, clareza e conforto do paciente.

Camera Marcar consulta online
€ 60

Perguntas frequentes

É necessária receita para AGILUS 120 mg PÓ PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL?
AGILUS 120 mg PÓ PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL requires receita médica em Espanha. Pode confirmar com um médico online se este medicamento é adequado para o seu caso.
Qual é a substância ativa de AGILUS 120 mg PÓ PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL?
A substância ativa de AGILUS 120 mg PÓ PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL é dantrolene. Esta informação ajuda a identificar medicamentos com a mesma composição, mas com nomes comerciais diferentes.
Quem fabrica AGILUS 120 mg PÓ PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL?
AGILUS 120 mg PÓ PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL é fabricado por Norgine B.V.. As marcas e embalagens podem variar consoante o distribuidor.
Que médicos podem prescrever AGILUS 120 mg PÓ PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL online?
Médicos Médicos de família, Psiquiatras, Dermatologistas, Cardiologistas, Endocrinologistas, Gastroenterologistas, Pneumologistas, Nefrologistas, Reumatologistas, Hematologistas, Infecciologistas, Alergologistas, Geriatras, Pediatras, Oncologistas que prestam consultas online podem prescrever AGILUS 120 mg PÓ PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL quando clinicamente indicado. Pode marcar uma videoconsulta para discutir o seu caso e as opções de tratamento.
Quais são as alternativas a AGILUS 120 mg PÓ PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL?
Outros medicamentos com a mesma substância ativa (dantrolene) incluem ADALGUR 500 mg/2 mg COMPRIMIDOS, ALLUZIENCE 200 Unidades/mL Solução Injetável, AZZALURE 125 unidades SPEYWOOD pó para solução injetável. Podem ter nomes comerciais ou formulações diferentes, mas contêm o mesmo princípio terapêutico. Consulte sempre um médico antes de iniciar ou alterar qualquer medicação.
bg-pattern-dark

Receba atualizações e ofertas exclusivas

Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.