ANGILEPTOL COMPRIMIDOS PARA CHUPAR SABOR MENTA
Como utilizar ANGILEPTOL COMPRIMIDOS PARA CHUPAR SABOR MENTA
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o utilizador
Angileptol comprimidos para chupar sabor menta
Clorhexidina/Benzocaína/Enoxolona
Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a tomar este medicamento, porque contém informações importantes para si.
Este medicamento pode ser adquirido sem receita. No entanto, para obter os melhores resultados, deve ser utilizado adequadamente.
Siga exatamente as instruções de administração do medicamento contidas neste prospecto ou as indicadas pelo seu médico ou farmacêutico.
- Conserva este prospecto, pois pode ter que voltar a lê-lo.
- Se necessitar de conselho ou mais informações, consulte o seu farmacêutico.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver secção 4.
- Deve consultar um médico se piorar ou se não melhorar após 2 dias.
Conteúdo do prospecto
- O que é Angileptol e para que é utilizado
- O que precisa de saber antes de começar a tomar Angileptol
- Como tomar Angileptol
- Possíveis efeitos adversos
- Conservação de Angileptol
- Conteúdo do envase e informações adicionais
1. O que é Angileptol e para que é utilizado
Os princípios ativos de Angileptol actuam complementando a ação antiséptica da clorhexidina, com a ação anti-inflamatória da enoxolona na mucosa bucofaríngea e a ação anestésica local da benzocaína, suprimindo deste modo as molestias típicas produzidas pela irritação local da garganta.
Angileptol está indicado para o alívio sintomático local e temporário de infecções e inflamações leves de boca e garganta que cursam com dor e sem febre em adultos e crianças a partir de 6 anos.
2. O que precisa de saber antes de começar a tomar Angileptol
Não tome Angileptol
Se é alérgico à clorhexidina, benzocaína, enoxolona ou a algum dos outros componentes deste medicamento (incluídos na secção 6).
Advertências e precauções
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a tomar Angileptol:
- Se não tolera outros anestésicos locais como o ácido para-aminobenzoico (PABA), os parabenos ou a parafenilendiamina (um componente de tinte para o cabelo).
- Se tem alguma lesão grave ou extensa na boca.
- Se padece periodontite (enfermidade das gengivas), devido a que a clorhexidina pode produzir um aumento dos cálculos supragingivais.
- Se padece hipertensão ou retenção de líquidos, devido a que a enoxolona pode aumentar estes sintomas.
- Recomenda-se manter uma adequada higiene da boca para reduzir a acumulação de sarro e a possível coloração dos dentes que pode ocasionar a clorhexidina.
- Não se devem tomar doses superiores às recomendadas no apartado 3. (Como tomar Angileptol).
Crianças e adolescentes
Não utilizar Angileptol em crianças menores de 6 anos sem consultar antes com o médico. As crianças podem ser mais sensíveis à benzocaína, assim como os idosos e os doentes debilitados.
Uso em maiores de 65 anos
A utilização deste medicamento a doses altas ou em tratamentos prolongados pode produzir hipertensão.
As pessoas de idade avançada e os doentes debilitados podem ser mais sensíveis à benzocaína.
Outros medicamentos e Angileptol
Informa ao seu médico ou farmacêutico se está utilizando, utilizou recentemente ou pudesse ter que utilizar qualquer outro medicamento.
Embora não sejam descritos nas condições de uso recomendadas, não deve ser utilizado com outros medicamentos de aplicação na boca sem consultar o médico ou farmacêutico.
Isso é especialmente importante no caso de:
- Outros antisépticos da boca ou garganta.
- Medicamentos inibidores da colinesterase (medicamentos para o Alzheimer).
- Sulfamidas (utilizadas para as infecções).
Os compostos aniônicos e os agentes suspensantes, componentes habituais dos dentífricos, diminuem a eficácia da clorhexidina, pelo que se deve enxaguar bem a boca após utilizar a pasta de dentes.
Interferências com testes de diagnóstico: Angileptol pode interagir com o teste de determinação da função pancreática que utiliza bentiromida. Não tome este medicamento pelo menos três dias antes do teste e informe o médico.
Gravidez e lactação
Se está grávida ou em período de lactação, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de ficar grávida, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento.
IMPORTANTE PARA A MULHER:
O consumo de medicamentos durante a gravidez pode ser perigoso para o embrião ou para o feto e deve ser vigilado pelo seu médico.
Condução e uso de máquinas
Não se descreveram efeitos sobre a capacidade de conduzir ou utilizar máquinas devido à tomada deste medicamento.
Angileptol contém sorbitol
Este medicamento contém 1.237,75 mg de sorbitol em cada comprimido.
O sorbitol é uma fonte de frutose. Se o seu médico lhe indicou que você (ou seu filho) padece de intolerância a certos açúcares, ou lhe foi diagnosticada intolerância hereditária à frutose (IHF), uma doença genética rara, na qual o paciente não pode descompor a frutose, consulte você (ou seu filho) com o seu médico antes de tomar este medicamento.
O sorbitol pode provocar malestar gastrointestinal e um ligeiro efeito laxante.
3. Como tomar Angileptol
Siga exatamente as instruções de administração deste medicamento indicadas pelo seu médico ou farmacêutico. Em caso de dúvida, consulte novamente o seu médico ou farmacêutico.
A dose normal é:
Em adultos e crianças maiores de 12 anos:1 comprimido para chupar cada 2-3 horas, dissolvendo-o lentamente na boca, até um máximo de 8 comprimidos ao dia.
Em crianças maiores de 6 anos:1 comprimido cada 4-5 horas, dissolvendo-o lentamente na boca, até um máximo de 6 comprimidos ao dia.
Angileptol é para uso bucofaríngeo, pelo que os comprimidos para chupar devem ser dissolvidos lentamente na boca sem mastigá-los nem engoli-los, pois a sua ação é local e só se manifesta se o produto estiver em contacto direto com a zona afetada.
Use sempre a dose menor que seja eficaz.
A duração normal do tratamento é de 2 dias.
Se os sintomas piorarem ou persistirem mais de 2 dias após o início do tratamento, ou aparecer febre, dor de cabeça, náuseas ou vómitos, deve consultar o médico o mais breve possível.
Se tomar mais Angileptol do que deve
Se você tomou mais Angileptol do que deve, consulte imediatamente o seu médico ou farmacêutico.
Os sintomas mais frequentes por sobredose manifestam-se com: fala balbuciante, adormecimento, marcha cambaleante, visão borrosa ou dupla, tonturas, excitação ou convulsões, tinidos de ouvidos, aumento de sudorese e/ou pressão arterial baixa. Além disso, devido a que este medicamento contém enoxolona, podem apresentar-se sintomas como hipertensão (pressão arterial alta) e edema (inchaço produzido por retenção de líquidos).
Em caso de sobredose ou ingestão acidental, acuda imediatamente a um centro médico ou ligue para o Serviço de Informação Toxicológica. Telefone 915 620 420, indicando o medicamento e a quantidade ingerida.
4. Possíveis efeitos adversos
Assim como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Excepcionalmente, reações alérgicas generalizadas e alterações digestivas. Com doses altas e tratamentos continuados pode produzir edema (inchaço produzido por retenção de líquido) e hipertensão.
Pode aparecer coloração dos dentes, sobretudo em aquelas pessoas que têm acumulações de placas de sarro nos dentes. Esta alteração do colorido dos dentes não é permanente e pode ser eliminada por meio de uma limpeza bucal. Além disso, pode alterar o colorido dos empastes, no qual caso, esta coloração pode ser permanente.
Pode aparecer alteração na percepção do sabor.
Em algum caso, Angileptol pode apresentar irritação na boca ou irritação na ponta da língua, que costumam ser passageiras, assim como reações alérgicas à clorhexidina ou à benzocaína.
Se considera que algum dos efeitos adversos que sofre é grave ou se aprecia qualquer efeito adverso não mencionado neste prospecto, informe o seu médico ou farmacêutico.
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los diretamente através do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de Medicamentos de Uso Humano www.notificaRAM.es. Mediante a comunicação de efeitos adversos, você pode contribuir para proporcionar mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Angileptol
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não conserve a temperatura superior a 30 ºC.
Caducidade
Não utilize este medicamento após a data de caducidade que aparece no envase após CAD. A data de caducidade é o último dia do mês que se indica.
Os medicamentos não devem ser jogados nos deságues nem na lixeira. Deposite os envases e os medicamentos que não precisa no Ponto SIGRE da farmácia. Pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que já não precisa. Dessa forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informações adicionais
Composição de Angileptol sabor menta
Cada comprimido contém:
- Os princípios ativos:
Clorhexidina dihidrocloruro, 5 mg
Benzocaína, 4 mg
Enoxolona, 3 mg
- Os outros componentes (excipientes) são: sorbitol (E420), acesulfamo potássico (E950), estearato de magnésio e aroma de menta
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Angileptol são comprimidos para chupar, de cor branca, redondos e com a letra grega σ em uma das faces.
Apresenta-se em envases que contêm 15 e 30 comprimidos para chupar.
Outras apresentações
Angileptol Sabor menta-eucalipto
Angileptol Sabor mel-limão
Titular da autorização de comercialização
Alfasigma España S.L.
C/ Aribau 195, 4º
08021 Barcelona. Espanha
Responsável pela fabricaçãoPharmaloop, S.L
Polígono Industrial Azque C/Bolivia, 15
28806 Alcalá de Henares (Madrid). ESPANHA
ou
Alfasigma, S.p.A.
Via Pontina, Km 30,400
00071 Pomezia (Roma). ITÁLIA
Data da última revisão deste prospecto:Setembro 2021
Outras fontes de informação
A informação detalhada deste medicamento está disponível na página web da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) http://www.aemps.gob.es
- País de registo
- Requer receita médicaNão
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a ANGILEPTOL COMPRIMIDOS PARA CHUPAR SABOR MENTAForma farmacêutica: PRODUTO TÓPICO PARA USO BUCAL, 10 mg/mlSubstância ativa: povidone-iodineFabricante: Cooper Consumer Health B.V.Não requer receita médicaForma farmacêutica: GEL/PASTA/LÍQUIDO ORAL, 10% povidona iodadaSubstância ativa: povidone-iodineFabricante: Cooper Consumer Health B.V.Não requer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO BUCAIS/PASTILHA PARA CHUPAR, 2mg lidocaína/0,6mg amilmetacresol/1,2mg álcool diclofenacSubstância ativa: variousFabricante: Laboratorios Cinfa S.A.Não requer receita médica
Médicos online para ANGILEPTOL COMPRIMIDOS PARA CHUPAR SABOR MENTA
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para ANGILEPTOL COMPRIMIDOS PARA CHUPAR SABOR MENTA — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.