BETAHISTINA CINFA 8 mg COMPRIMIDOS
Como utilizar BETAHISTINA CINFA 8 mg COMPRIMIDOS
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o utilizador
betahistina cinfa 8 mg comprimidos EFG
Betahistina dihidrocloruro
Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a tomar este medicamento, porque contém informações importantes para si.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
- Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.
- Este medicamento foi-lhe prescrito apenas para si, e não deve dá-lo a outras pessoas, embora tenham os mesmos sintomas que si, porque pode prejudicá-las.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver secção 4.
Conteúdo do prospecto
- O que é betahistina cinfa e para que é utilizado
- O que precisa saber antes de começar a tomar betahistina cinfa
- Como tomar betahistina cinfa
- Possíveis efeitos adversos
- Conservação de betahistina cinfa
Conteúdo do envase e informação adicional
1. O que é betahistina cinfa e para que é utilizado
Betahistina cinfa pertence a um grupo de medicamentos denominados medicamentos anti-vertiginosos e o seu princípio ativo é o dihidrocloruro de betahistina.
Betahistina é utilizado para o tratamento da Síndrome de Menière, que é um distúrbio que se caracteriza por apresentar os seguintes sintomas:
- vertigens (com náuseas e vómitos),
- perda de audição e
- sensação de ruído dentro do ouvido (acúfenos).
O princípio ativo deste medicamento é um análogo da histamina que actua melhorando a circulação no ouvido interno e, por conseguinte, diminui a pressão. O ouvido interno é um dos órgãos responsáveis pelo sentido do equilíbrio.
2. O que precisa saber antes de começar a tomar betahistina cinfa
Não tome betahistina cinfa
- Se é alérgico à betahistina dihidrocloruro ou a algum dos outros componentes deste medicamento (incluídos na secção 6).
- Se o seu médico lhe disse que tem um determinado cancro das glândulas supra-renais chamado feocromocitoma
Advertências e precauções
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a tomar betahistina cinfa
- Se tem asma brônquica.
- Se tem ou teve úlcera de estômago.
- Se sofre com erupções cutâneas e picos intensos (urticária), erupção cutânea (exantema) ou febre do feno.
Crianças e adolescentes
Betahistina não é recomendado para uso em crianças e adolescentes menores de 18 anos devido à falta de experiência nestes grupos etários.
Toma de betahistina cinfa com outros medicamentos
Informa o seu médico ou farmacêutico se está a tomar, tomou recentemente ou pode ter que tomar qualquer outro medicamento, mesmo os adquiridos sem prescrição.
A administração ao mesmo tempo que betahistina com medicamentos anti-alérgicos como os anti-histamínicos (em especial os antagonistas H1) pode reduzir a eficácia de ambos os medicamentos.
A administração ao mesmo tempo que betahistina com medicamentos inibidores da monoamino-oxidase (IMAO), (usados para o tratamento do Parkinson), pode aumentar o efeito de betahistina.
Toma de betahistina cinfa com alimentos, bebidas e álcool
Recomenda-se tomar betahistina durante ou após as refeições para evitar desconfortos gástricos.
Gravidez e amamentação
Se está grávida ou em período de amamentação, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento.
Desconhece-se se este medicamento afeta o feto, por isso betahistina não deve ser tomada durante a gravidez, salvo se o seu médico o considerar necessário.
Desconhece-se se este medicamento passa para o leite materno, por isso se está a tomar betahistina não deve amamentar o seu filho.
Condução e uso de máquinas
Betahistina está indicada para a síndrome de Meniére. Esta doença pode afetar negativamente a capacidade para conduzir e usar máquinas. Nos ensaios clínicos específicamente projetados para investigar a capacidade para conduzir ou usar máquinas, betahistina não teve efeitos ou foram insignificantes.
betahistina cinfa contém lactose
Este medicamento contém lactose. Se o seu médico lhe indicou que padece uma intolerância a certos açúcares, consulte com ele antes de tomar este medicamento.
3. Como tomar betahistina cinfa
Siga exactamente as instruções de administração deste medicamento indicadas pelo seu médico ou farmacêutico. Em caso de dúvida, consulte novamente o seu médico ou farmacêutico.
O seu médico ajustará a dose, em função da sua resposta ao tratamento desde uma dose de início de um comprimido de 8 mg três vezes ao dia até dois comprimidos de 8 mg três vezes ao dia (dose máxima). A dose de manutenção será ajustada em função da sua resposta sendo a dose mínima eficaz, um comprimido de 8 mg três vezes ao dia.
Os comprimidos devem ser tomados com água.
Em alguns casos, a melhoria não começa a ser evidente até às duas semanas do início do tratamento. O resultado óptimo é obtido após vários meses de tratamento.
Os comprimidos podem ser tomados com ou sem comida. No entanto, se os tomar na ausência de comida, podem causar problemas estomacais leves (que se enumeram na secção 4). Tomar os comprimidos com comida pode ajudar a reduzir os problemas estomacais.
Uso em crianças e adolescentes
Betahistina não é recomendado para uso em crianças e adolescentes menores de 18 anos devido à escassez de dados sobre segurança e eficácia.
Se tomar mais betahistina cinfa do que deve
Em caso de sobredose ou ingestão acidental, consulte imediatamente o seu médico ou farmacêutico ou ligue para o Serviço de Informação Toxicológica, telefone: 91 562 04 20 indicando o medicamento e a quantidade ingerida.
Pode sofrer os seguintes sintomas devido a uma sobredose: náuseas, sonolência, dor abdominal. Pode aparecer também aceleração dos batimentos do coração (taquicardia), pressão arterial baixa (hipotensão), dificuldade para respirar com sensação de sufocação (broncoespasmo), acumulação de líquidos nos tecidos (edema). As convulsões podem ocorrer após tomar doses muito altas.
Recomenda-se que lhe deem um tratamento sintomático, já que não existe um antídoto específico.
Se esquecer de tomar betahistina cinfa
Não tome uma dose dupla para compensar as doses esquecidas. Se esquecer de tomar uma dose, espere até a próxima tomada e siga com o tratamento habitual.
Se interromper o tratamento com betahistina cinfa
Deve tomar betahistina durante tanto tempo quanto o seu médico recomendar. Não deve interromper o tratamento antes, já que não se obteriam os resultados esperados.
Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
4. Possíveis efeitos adversos
Assim como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora não todas as pessoas os sofram.
A classificação por frequências é a seguinte:
Muito frequentes: podem afetar mais de 1 de cada 10 pacientes.
Frequentes: podem afetar até 1 de cada 10 pacientes.
Pouco frequentes: podem afetar até 1 de cada 100 pacientes.
Raros: podem afetar até 1 de cada 1.000 pacientes.
Muito raros: podem afetar até 1 de cada 10.000 pacientes.
Frequência não conhecida: não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis.
Nos ensaios clínicos, os efeitos adversos encontrados foram:
Distúrbios gastrointestinais
Frequentes: náuseas e dispepsia (molestia na parte superior do abdômen com sensação de inchação).
Distúrbios do sistema nervoso
Frequentes: dor de cabeça.
Depois da sua comercialização e na literatura científica, foram referidos os seguintes efeitos adversos com uma frequência não conhecida:
Distúrbios do sistema imunológico
Reações de hipersensibilidade, por exemplo anafilaxia.
Distúrbios gastrointestinais
Molestias gástricas ligeiras (por exemplo vómitos, dor gastrointestinal, distensão e inchação abdominal). Estes efeitos podem ser tratados normalmente tomando o fármaco durante as refeições ou diminuindo a dose.
Distúrbios da pele e do tecido subcutâneo
Reações de hipersensibilidade cutânea e subcutânea, em particular edema angioneurótico (inchação de pele e mucosas, especialmente da face, boca, língua e mãos), urticária, erupção cutânea e picos (prurido).
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los directamente através do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de Medicamentos de Uso Humano: https://www.notificaram.es Mediante a comunicação de efeitos adversos, você pode contribuir para fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de betahistina cinfa
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não conserve a uma temperatura superior a 30ºC.
Não utilize este medicamento após a data de caducidade que aparece no envase após CAD. A data de caducidade é o último dia do mês que se indica.
Os medicamentos não devem ser jogados nos esgotos nem na lixeira. Deposite os envases e os medicamentos que não precisa no Ponto SIGRE da farmácia. Em caso de dúvida, pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que não precisa. Dessa forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informação adicional
Composição de betahistina cinfa
- O princípio ativo é betahistina dihidrocloruro. Cada comprimido contém 8 mg de betahistina dihidrocloruro.
- Os demais componentes são: lactose monohidrato, celulosa microcristalina (E-460i), povidona K-90 (E-1201), sílica coloidal anidra, crospovidona, ácido esteárico e talco.
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Comprimidos cilíndricos, de cor branca e marcados com o código “B8”.
Os comprimidos são apresentados em envases blister de PVC/PVDC com 60 comprimidos.
Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação
Titular da autorização de comercialização
Laboratórios Cinfa, S.A
Carretera Olaz-Chipi, 10. Polígono Industrial Areta
31620 Huarte (Navarra) – Espanha
Responsável pela fabricação
Laboratórios Cinfa, S.A
Carretera Olaz-Chipi, 10. Polígono Industrial Areta
31620 Huarte (Navarra) – Espanha
ou
KERN PHARMA, S.L.
Venus, 72. Poligono Industrial Colon II.
08228 Tarrasa, Espanha
Data da última revisão deste prospecto:Julho 2020
A informação detalhada deste medicamento está disponível na página web da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) http://www.aemps.gob.es
Pode aceder a informação detalhada e actualizada sobre este medicamento escaneando com o seu telemóvel (smartphone) o código QR incluído no prospecto e cartonagem. Também pode aceder a esta informação na seguinte direção de internet: https://cima.aemps.es/cima/dochtml/p/74830/P_74830.html
Código QR a: https://cima.aemps.es/cima/dochtml/p/74830/P_74830.html
- País de registo
- Preço médio em farmácia2.73 EUR
- Substância ativa
- Requer receita médicaSim
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a BETAHISTINA CINFA 8 mg COMPRIMIDOSForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 24 mgSubstância ativa: betahistineFabricante: Accord Healthcare S.L.U.Requer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 16 mgSubstância ativa: betahistineFabricante: Aurovitas Spain, S.A.U.Requer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 8 mgSubstância ativa: betahistineFabricante: Aurovitas Spain, S.A.U.Requer receita médica
Médicos online para BETAHISTINA CINFA 8 mg COMPRIMIDOS
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para BETAHISTINA CINFA 8 mg COMPRIMIDOS — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.