BUCOMETASANA comprimidos para chupar
Como utilizar BUCOMETASANA comprimidos para chupar
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o utilizador
BUCOMETASANA comprimidos para chupar
Hidrocloruro de clorexidina, benzocaína, tiroticina
Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a tomar este medicamento porque contém informações importantes para si.
Siga exactamente as instruções de administração do medicamento contidas neste prospecto ou as indicadas pelo seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.
- Conserva este prospecto, pois pode ter que voltar a lê-lo.
- Se necessitar de conselho ou mais informações, consulte o seu farmacêutico.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver secção 4.
- Deve consultar um médico se piorar ou se não melhorar após 2 dias.
Conteúdo do prospecto:
- O que é Bucometasana e para que é utilizado
- O que necessita de saber antes de começar a tomar Bucometasana
- Como tomar Bucometasana
- Possíveis efeitos adversos
- Conservação de Bucometasana
- Conteúdo do envase e informações adicionais
1. O que é Bucometasana e para que é utilizado
Bucometasana é um medicamento que combina na sua formulação a ação antiséptica da clorexidina e tiroticina com a ação anestésica local da benzocaína.
Enquanto os antisépticos proporcionam uma desinfeção da zona bucofaríngea, o anestésico local alivia a dor.
Bucometasana está indicado em adultos para o alívio sintomático de infecções leves de boca e garganta que causam dor mas não febre, tais como irritação da garganta, afonia e pequenas aftas bucais.
Deve consultar um médico se piorar ou se não melhorar após 2 dias.
2. O que necessita de saber antes de começar a tomar Bucometasana
Não tome Bucometasana
- Se é alérgico à clorexidina, à benzocaína ou à tiroticina ou a qualquer um dos outros componentes deste medicamento (incluídos na secção 6).
- Se é alérgico a outros anestésicos locais do tipo éster como o ácido para-aminobenzoico, os parabenos ou a parafenilendiamina (um componente de tintes para o cabelo)
Advertências e precauções
- As crianças não podem tomar este medicamento devido à dose de benzocaína, pois poderia produzir metahemoglobinemia (nível anormalmente alto de hemoglobina no sangue).
- As pessoas com defeitos congénitos, incluindo deficiência de glucosa-6-fosfodisterase, doença hemoglobina-M, deficiência de ADH-metahemoglobulina reductase e deficiência de piruvato-quinase, o risco de desenvolver metahemoglobinemia está aumentado.
- Deve consultar imediatamente o seu médico se tiver sintomas e sinais de metahemoglobinemia que são: dor de cabeça, tonturas, respiração superficial, náuseas, fadiga ou taquicardia.
- Se piorar, se os sintomas persistirem mais de 2 dias ou se aparecerem outros como febre alta, dor de cabeça, náuseas ou vómitos, deve consultar com o seu médico.
- Se tomar doses altas ou tomar o medicamento com maior frequência do que a apropriada, existe possibilidade de convulsões.
- Em casos excepcionais, pode aparecer hipersensibilidade local e hipersensibilidade generalizada. Em caso de aparecer, interromper o tratamento.
O uso deste medicamento pode produzir alteração da pigmentação das superfícies orais (dentes, língua, empastes dentais, dentaduras postizas e outros aparelhos bucais). Esta coloração pode ser visível à semana de iniciar o tratamento. A coloração dos dentes, assim como a da língua, desaparece espontaneamente e não é perigosa e pode ser eliminada por limpeza bucal. A coloração de empastes pode ser permanente.
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a tomar Bucometasana.
- Se não tolera outros anestésicos locais como o ácido para-aminobenzoico (PABA), os parabenos ou a parafenilendiamina (um componente de tinte para o cabelo).
- Se tem asma, bronquite ou enfisema.
- Deixe de tomar o medicamento e consulte imediatamente com o seu médico se nota: dor de cabeça, tonturas, respiração superficial, náuseas, fadiga ou taquicardia.
- Se é um paciente de idade avançada, que está sofrendo uma fase aguda de alguma doença ou está debilitado, pois é mais sensível à toxicidade da benzocaína, pelo que podem ser necessárias concentrações menores deste medicamento.
- Se tem infecção local na zona de tratamento, porque se altera o pH com o que diminui o efeito anestésico local.
- Se padece trauma severo da mucosa porque aumenta a adsorção do anestésico.
- Se padece periodontite, pois a clorexidina causa um aumento dos cálculos supragingivais. Terá que manter uma adequada higiene bucal, com pasta de dentes especial antisarro, para reduzir o acúmulo de sarro e a coloração dos dentes ocasionada pela clorexidina.
Interferências com provas analíticas:
Se lhe vão realizar alguma prova diagnóstica comunique ao seu médico que está tomando Bucometasana.
Crianças e adolescentes
As crianças não podem tomar este medicamento devido à dose de benzocaína. São mais sensíveis à toxicidade sistémica da benzocaína e podem desenvolver uma doença do sangue, metahemoglobinemia.
Toma de Bucometasana com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se está utilizando, utilizou recentemente ou poderia ter que utilizar qualquer outro medicamento.
- Não utilize outros antisépticos bucofaríngeos sem consultar o seu médico.
Este medicamento pode interferir com:
- Sulfamidas (um tipo de antibiótico) porque a benzocaína pode diminuir a atividade antibacteriana das sulfamidas
- Medicamentos que contenham hialuronidase: não devem ser utilizados ao mesmo tempo que a benzocaína, pois pode aumentar os efeitos adversos da benzocaína
- Medicamentos que contenham inibidores da colinesterase (medicamentos empregados na miastenia gravis e na doença de Alzheimer) pois inibem o metabolismo da benzocaína e há maior risco de toxicidade geral
- Outros anestésicos locais
- Medicamentos que contenham enzimas proteolíticas como clostridiopeptidase ou associações, pois são inibidos pela ação antiséptica da tiroticina.
Toma de Bucometasana com alimentos
Não tome este medicamento antes de comer ou beber.
Gravidez e amamentação
Se está grávida ou em período de amamentação, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de ficar grávida, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.
Não se recomenda o uso deste medicamento durante a gravidez ou a amamentação devido a que não se estabeleceu a sua segurança nesta população.
Condução e uso de máquinas
O efeito sobre a condução ou o manuseio de máquinas é nulo ou insignificante.
Bucometasana contémaspartamo e sorbitol.
Este medicamento pode ser prejudicial para pessoas com fenilcetonúria porque contém aspartamo que é uma fonte de fenilalanina.
Bucometasana contém sorbitol. Se o seu médico lhe indicou que padece uma intolerância a certos açúcares, consulte com ele antes de tomar este medicamento.
3. Como tomar Bucometasana
Siga exactamente as instruções de administração do medicamento contidas neste prospecto ou as indicadas pelo seu médico ou farmacêutico. Em caso de dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
A dose recomendada é:
Adultos: 1 comprimido cada 6-8 horas se for necessário. Não tomar mais de 4 comprimidos ao dia.
Como tomar
Uso bucofaríngeo
O comprimido deve ser chupado. Não se deve romper com os dentes, nem mastigar nem engolir pois a sua ação é local e surtirá efeito apenas se houver um contacto directo com a área afectada.
Não tomar antes de comer ou beber.
Se piorar ou os sintomas persistirem mais de 2 dias ou tiver febre alta, dor de cabeça, náuseas ou vómitos, consulte com o seu médico o mais rápido possível.
Uso em crianças e adolescentes
Este medicamento é para adultos. As crianças não podem tomar este medicamento devido à dose de Benzocaína. São mais sensíveis à toxicidade sistémica da benzocaína e podem desenvolver uma doença do sangue, metahemoglobinemia.
Se tomar mais Bucometasana do que deve
Se tomou mais Bucometasana do que devia, consulte imediatamente o seu médico ou farmacêutico.
Os sinais de sobredosificação podem ser: sintomas de intoxicação alcoólica (alteração ao falar, sono e marcha cambaleante), coloração azulada da pele, fala balbuciante, adormecimento, marcha cambaleante, visão borrosa ou dupla, tonturas, excitação ou convulsões, tinidos de ouvidos, aumento de sudorese. Também pode diminuir a tensão arterial.
Se tomar doses altas ou o tomar com maior frequência do que a apropriada, existe possibilidade de convulsões.
Em caso de sobredosificação ou ingestão acidental, acuda a um centro médico indicando o produto e a quantidade ingerida ou ligue para o Serviço de Informação Toxicológica, telefone 91 562 04 20.
4. Possíveis efeitos adversos
Assim como todos os medicamentos, Bucometasana pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Durante o período de utilização de medicamentos com clorexidina, tiroticina e benzocaína se produziram os seguintes efeitos adversos, cuja frequência não pôde ser estabelecida com exactidão:
- Alteração da pigmentação das superfícies orais (dentes, língua, empastes dentais, dentaduras postizas e outros aparelhos bucais), esta coloração pode ser visível à semana de iniciar o tratamento. A coloração dos dentes, assim como a da língua, desaparece espontaneamente e não é perigosa e pode ser eliminada por limpeza bucal. A coloração de empastes pode ser permanente.
- Aumento do sarro dos dentes.
- Sensação de queimadura bucal.
- Desidratação do epitélio, endurecimento das mucosas, alteração do gosto, mau gosto de boca e dificuldades para engolir, geralmente devido ao uso prolongado.
- Metahemoglobinemia, principalmente devido a um uso prolongado e também em caso de sobredosificação. As pessoas com defeitos congénitos, incluindo deficiência de glucosa-6-fosfodisterase, doença hemoglobina-M, deficiência de ADH-metahemoglobulina reductase e deficiência de piruvato-quinase, o risco de desenvolver metahemoglobinemia está aumentado.
- Em algumas ocasiões se produziram casos de urticária, edema, reação anafilactoide (dermatite de contacto), reações cruzadas com outros anestésicos locais do tipo éster, e fotosensibilidade.
- Em casos excepcionais, pode aparecer hipersensibilidade local e hipersensibilidade generalizada. Neste caso, interromper imediatamente o tratamento e consultar com o médico.
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los directamente através do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de Medicamentos de Uso Humano: https://www.notificaram.es. Mediante a comunicação de efeitos adversos, pode contribuir para proporcionar mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Bucometasana
Não necessita de condições especiais de conservação.
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não utilize Bucometasana após a data de caducidade que aparece no envase. A data de caducidade é o último dia do mês que se indica.
Os medicamentos não devem ser jogados pelos desgües nem para o lixo. Deposite os envases e os medicamentos que não necessita no Ponto SIGRE da farmácia. Pergunte ao seu farmacêutico como se desfazer dos envases e dos medicamentos que já não necessita. Desta forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informações adicionais
Composição de Bucometasana
Os princípios activos são hidrocloruro de clorexidina, benzocaína e tiroticina.
Cada comprimido contém 5 mg de hidrocloruro de clorexidina, 15 mg de benzocaína e 1 mg de tiroticina
Os outros componentes (excipientes) são sorbitol (E420), aspartamo (E951), sílica coloidal, manitol (E421), estearato de magnésio e aroma de menta.
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Comprimidos para chupar de cor branca, redondos e com sabor a menta.
Envases de cartão de 20 ou 30 comprimidos em blíster de 10 comprimidos.
Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação
Titular da autorização de comercialização:
Cooper Consumer Health B.V.
Verrijn Stuartweg 60,
1112 AX Diemen,
Países Baixos
Responsável pela fabricação:
Recipharm Parets, S.L.
Ramón y Cajal, 2
08150 Parets del Vallés (Barcelona)
Pode solicitar mais informações respeito a este medicamento dirigindo-se ao representante local do titular da autorização de comercialização:
Vemedia Pharma Hispania, S.A.
C/ Aragón, 182, 5ª planta
08011 - Barcelona
Espanha
Data da última revisão deste prospecto: Maio de 2016
A informação detalhada e actualizada deste medicamento está disponível na página Web da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) http://www.aemps.gob.es/
- País de registo
- Requer receita médicaNão
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a BUCOMETASANA comprimidos para chuparForma farmacêutica: PRODUTO TÓPICO PARA USO BUCAL, 10 mg/mlSubstância ativa: povidone-iodineFabricante: Cooper Consumer Health B.V.Não requer receita médicaForma farmacêutica: GEL/PASTA/LÍQUIDO ORAL, 10% povidona iodadaSubstância ativa: povidone-iodineFabricante: Cooper Consumer Health B.V.Não requer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO BUCAIS/PASTILHA PARA CHUPAR, 2mg lidocaína/0,6mg amilmetacresol/1,2mg álcool diclofenacSubstância ativa: variousFabricante: Laboratorios Cinfa S.A.Não requer receita médica
Médicos online para BUCOMETASANA comprimidos para chupar
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para BUCOMETASANA comprimidos para chupar — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.