CALMIOX 5 mg/g ESPUMA CUTÂNEA
Como utilizar CALMIOX 5 mg/g ESPUMA CUTÂNEA
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o utilizador
Calmiox 5 mg/g espuma cutânea
Hidrocortisona
Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a tomar este medicamento, porque contém informação importante para si.
Este medicamento pode ser adquirido sem receita. No entanto, para obter os melhores resultados, deve ser utilizado adequadamente.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
- Se necessitar de conselho ou mais informação, consulte o seu farmacêutico.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver secção 4.
- Deve consultar um médico se piorar ou não melhorar após 7 dias.
Conteúdo do prospecto
- O que é Calmiox e para que é utilizado
- O que precisa saber antes de começar a usar Calmiox
- Como usar Calmiox
- Possíveis efeitos adversos
- Conservação de Calmiox
- Conteúdo do envase e informação adicional
1. O que é Calmiox e para que é utilizado
É um medicamento de uso cutâneo que contém hidrocortisona, corticosteroide que alivia o prurido da pele.
Está indicado para o alívio local temporário sintomático do prurido da pele (mas não da dor) devido a pequenas irritações da mesma, alergia por contacto com sabões, detergentes, metais, picadas de insetos e ortigas.
2. O que precisa saber antes de usar Calmiox
Não use Calmiox
- se é alérgico ao princípio ativo ou a qualquer um dos outros componentes deste medicamento incluídos na secção 6.
- se tem a pele infectada, ferida, acné, fungos nos pés (também chamado pé de atleta), no caso de úlceras em pacientes acamados, assim como em escaras ou irritações dos panos.
Não aplique este medicamento nos olhos nem mucosas tanto anais, genitais como bucais, porque é apenas para uso externo na pele.
Advertências e precauções
Entre em contacto com o seu médico se apresentar visão borrosa ou outras alterações visuais.
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a usar Calmiox
Tenha especial cuidado com Calmiox
- se padece diabetes, porque pode alterar o seu controlo.
- se padece tuberculose, porque pode piorar a infeção ou aparecer outras novas infeções.
- se a zona a tratar está infectada, porque será necessário tratar com outro medicamento.
- se tem a pele muito frágil ou lhe aparecem hematomas com facilidade, porque este medicamento pode aumentar o adelgaçamento da pele.
- se tem algum problema no fígado.
- quando se aplica em áreas extensas e além disso se utilizam vendagens oclusivas, porque podem aparecer efeitos secundários, sobretudo em crianças.
- se se utiliza em crianças, porque o risco de efeitos adversos é maior, sobretudo se se utiliza em zonas extensas e com curas oclusivas.
- deve evitar qualquer contacto com os olhos ou zonas próximas. A aplicação no olho pode aumentar a pressão ocular, sobretudo se padece glaucoma de ângulo aberto.
- não exceda a dose recomendada, nem o utilize em zonas distintas da prevista.
- em caso de sangramento, consulte o médico o mais breve possível.
- consulte com o seu médico se os sintomas pioram ou persistem mais de 7 dias.
- não introduza este produto no recto.
- evite o contacto com mucosas e lave bem as mãos após o seu uso.
Uso de Calmiox com outros medicamentos
Informa o seu médico ou farmacêutico se está utilizando, utilizou recentemente ou poderia ter que utilizar qualquer outro medicamento.
Embora não sejam descritas interações entre Calmiox e outros medicamentos, não deve ser utilizado simultaneamente com outros preparados na mesma zona, salvo prescrição médica.
Interferências com testes de diagnóstico
Calmiox pode interferir nos resultados de testes diagnósticos da função adrenal que podem diminuir, assim como nas concentrações de açúcar (glicose) no sangue e urina que podem ser aumentadas se se produziu uma absorção do medicamento.
Gravidez e lactação
Se está grávida ou em período de lactação, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de ficar grávida, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento
Condução e uso de máquinas
Não se descreveu nenhum efeito que afete a condução ou uso de máquinas.
Informação importante sobre alguns dos componentes de Calmiox
- Este medicamento pode produzir reações locais na pele (como dermatite de contacto) porque contém bronopol.
Este medicamento pode produzir reações locais na pele (como dermatite de contacto) ou irritação dos olhos e membranas mucosas porque contém butilhidroxitolueno (E321).
Pode produzir reações alérgicas (possivelmente retardadas) porque contém parahidroxibenzoato de metilo (E218) e parahidroxibenzoato de propilo (E216).
3. Como usar Calmiox
Siga exatamente as instruções de administração do medicamento contidas neste prospecto ou as indicadas pelo seu médico ou farmacêutico. Em caso de dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
Calmiox é para uso cutâneo. Agite antes de usar e mantenha em posição vertical durante o seu emprego.
- Adultos e adolescentes a partir de 12 anos: Aplique sobre a zona afetada uma fina película. A dose normal é de 1 ou 2 aplicações por dia.
- Crianças menores de 12 anos: consulte o médico.
- Uso em maiores de 65 anos: consulte o médico.
Lave bem as mãos após o seu uso.
Não aplique mais de 7 dias seguidos sem consultar o médico, em nenhum caso.
Se usa mais Calmiox do que deve
Por seu uso prolongado ou em grandes superfícies aumenta a manifestação de suas reações adversas.
Em caso de sobredose ou ingestão acidental, acuda imediatamente a um centro médico ou bem ligue para o Serviço de Informação Toxicológica, telefone 91 562.04.20, indicando o medicamento e a quantidade ingerida.
Se esqueceu de usar Calmiox
Não use uma dose dupla para compensar as doses esquecidas.
4. Possíveis efeitos adversos
Como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora não todas as pessoas os sofram. Às doses administradas é rara a aparência de efeitos adversos, geralmente se produzem em usos mais além de 7 dias e em áreas muito extensas ou com curas oclusivas, desaparecendo ao abandonar o tratamento ou reduzir a frequência de administração.
Podem produzir-se os seguintes efeitos adversos:
Efeitos adversos raros(podem afetar até 1 de cada 1.000 pacientes)
- Reação alérgica
- Eritema (vermelhidão da pele), erupção, atrofia da pele, fragilidade da pele, foliculite (inflamação dos folículos do pelo), acné, telangiectasias (lesões de cor vermelha brilhante que aparecem na pele e que desaparecem com a pressão), estrias vermelhas na pele, hipertricose (crescimento excessivo do pelo corporal e facial), hiperpigmentação da pele (pecas de cor escura e elevadas, sobretudo se se utiliza na face).
Efeitos adversos muito raros(podem afetar até 1 de cada 10.000 pacientes)
- Síndrome de Cushing (doença provocada pelo aumento do cortisol, que se manifesta entre outras formas com obesidade, cara de lua cheia, aumento da tensão arterial, acné), aumento da glicose (açúcar) no sangue e urina, distúrbios hipotálamo-hipofisários (das glândulas cerebrais).
- Taquifilaxia (perda do efeito do medicamento) e fenómeno rebote (reaparição da sintomatologia em tratamentos longos).
Efeitos adversos de frequência não conhecida(não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis):
- Visão borrosa
Em crianças com tratamentos crónicos, foram descritos casos isolados de um aumento da pressão dentro do crânio e supressão suprarrenal que se manifesta com atraso no crescimento e um aumento do peso; uma terapia crónica pode interferir com o desenvolvimento da criança.
Comunicação de efeitos adversos:
Se experimenta qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los diretamente através do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de medicamentos de Uso Humano: https://www.notificaram.es. Mediante a comunicação de efeitos adversos, você pode contribuir para proporcionar mais informação sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Calmiox
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Atenção. Contém um 6% em massa de componentes inflamáveis. Embalagem a pressão: Pode rebentar se se aquecer. Mantenha afastado do calor, de superfícies quentes, de faíscas, de chamas abertas e de qualquer outra fonte de ignição. Não fume. Não perfure nem queime, mesmo após o seu uso. Proteja da luz do sol. Não exponha a temperaturas superiores a 50ºC/122ºF.
Conservar por debaixo de 30ºC
Não utilize Calmiox após a data de validade que aparece no embalagem após de CAD. A data de validade é o último dia do mês que se indica.
Os medicamentos não devem ser jogados fora pelos esgotos nem para o lixo. Deposite os embalagens e os medicamentos que não precisa no Ponto SIGRE da farmácia. Em caso de dúvida, pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos embalagens e dos medicamentos que não precisa. Dessa forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do embalagem e informação adicional
Composição de Calmiox
O princípio ativo é hidrocortisona.
Cada grama de Calmiox contém 5 mg de hidrocortisona (5 mg/g).
Os outros componentes são ácido esteárico, octanoato cetearilo, octildodecanol, parahidroxibenzoato de metilo (E218), parahidroxibenzoato de propilo (E216), butilhidroxitolueno (E321), edetato disódico, estearato sorbitan, polisorbato 60, carbomero, hidróxido sódico, bronopol, água purificada e propano/isobutano.
Aspecto do produto e conteúdo do embalagem
Calmiox apresenta-se em frascos aerosóis de alumínio monobloc, lacado interior epoxi, providos de válvula e difusor. Cada frasco contém 50 g de espuma.
Titular da autorização de comercialização
EstevePharmaceuticals, S.A.
Passeig de la Zona Franca, 109 - 08038 Barcelona
Espanha
Responsável pela fabricação
Meribel Pharma Parets, S.L.U.Ramón y Cajal, 2- 08150 Parets del Valles
Barcelona - Espanha
Data da última revisão deste prospecto:09/2017
A informação detalhada e atualizada deste medicamento está disponível na página web da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS)http://www.aemps.es/
- País de registo
- Substância ativa
- Requer receita médicaNão
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a CALMIOX 5 mg/g ESPUMA CUTÂNEAForma farmacêutica: CREME, 5 mg/gSubstância ativa: hydrocortisoneFabricante: Esteve Pharmaceuticals S.A.Não requer receita médicaForma farmacêutica: POMADA, 10 mg/gSubstância ativa: hydrocortisoneFabricante: Teofarma S.R.L.Requer receita médicaForma farmacêutica: CREME, 1 mg/gSubstância ativa: methylprednisolone aceponateFabricante: Leo Pharma A/SRequer receita médica
Médicos online para CALMIOX 5 mg/g ESPUMA CUTÂNEA
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para CALMIOX 5 mg/g ESPUMA CUTÂNEA — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.