EMULIQUEN LAXANTE 478,26 mg/ml + 0,3 mg/ml EMULSÃO ORAL
Como utilizar EMULIQUEN LAXANTE 478,26 mg/ml + 0,3 mg/ml EMULSÃO ORAL
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o utilizador
Emuliquen Laxante 478,26 mg/ml + 0,3 mg/ml emulsão oral
Parafina líquida/Picosulfato de sódio
Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a tomar este medicamento, porque contém informações importantes para si.
Siga exatamente as instruções de administração do medicamento contidas neste prospecto ou as indicadas pelo seu médico ou farmacêutico.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
- Se necessitar de conselho ou mais informações, consulte o seu farmacêutico.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver secção 4.
- Deve consultar um médico se piorar ou se não melhorar após 6 dias.
Conteúdo do prospecto
- O que é Emuliquen Laxante e para que é utilizado
- O que necessita de saber antes de começar a tomar Emuliquen Laxante
- Como tomar Emuliquen Laxante
- Possíveis efeitos adversos
- Conservação de Emuliquen Laxante
- Conteúdo do envase e informação adicional
1. O que é Emuliquen Laxante e para que é utilizado
Emuliquen Laxante contém os princípios ativos parafina líquida e picosulfato de sódio. Pertence ao grupo de medicamentos denominados abrandadores das fezes. Actua como laxante lubrificando, abrandando e plastificando as fezes, facilitando e estimulando a evacuação intestinal.
Emuliquen Laxante é um medicamento indicado no alívio sintomático da constipação ocasional em adultos e adolescentes maiores de 12 anos.
Deve consultar um médico se não se produzir nenhuma deposição após 12 horas após a administração máxima diária, ou se piorar ou não melhorar após 6 dias.
2. O que necessita de saber antes de começar a tomar Emuliquen Laxante
Não tome Emuliquen Laxante
- Se é alérgico aos princípios ativos ou a algum dos outros componentes deste medicamento (incluídos na secção 6)
- Se sofre apendicite ou sintomatologia (náuseas, vómitos, dor de estômago ou da parte inferior do abdômen, cãibras abdominais)
- Se sofre perfuração gastrointestinal
- Se sofre dor abdominal de origem desconhecida
- Se sofre íleo paralítico, obstrução ou hemorragia intestinal
- Se tem fortes espasmos intestinais
- Se sofre doenças inflamatórias intestinais
- Se tem diarreia
- Se tem dificuldades ou dói ao engolir (disfagia)
- Se sofre alguma hemorragia retal não diagnosticada
- Se lhe foi realizada uma colonostomia e ileostomia (intervenção cirúrgica para eliminar um segmento do cólon ou do intestino delgado)
- Se sofre desidratação grave
- Crianças menores de 12 anos
- Se se observam mudanças repentinas nos hábitos intestinais que persistem mais de 2 semanas.
Advertências e precauções
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a tomar Emuliquen Laxante.
- Não tome este medicamento durante períodos prolongados, pois pode produzir tolerância à ação laxante e dependência para conseguir a evacuação
- Os pacientes idosos, acamados, doentes mentais ou inválidos, que não apresentem dificuldade para engolir, não devem utilizar este medicamento sem consultar o médico, pois são mais propensos a aspirar as gotas de óleo do medicamento e desenvolver um tipo de pneumonia (pneumonia lipoidea). Não tome este medicamento em posição acostada
- Nos pacientes de idade avançada pode produzir-se ou agravar-se estados de cansaço, fraqueza, diminuição da tensão arterial e falta de coordenação dos movimentos
- O uso prolongado de laxantes pode produzir um desequilíbrio de eletrólitos (diminuição de determinadas sales no sangue) e hipopotasemia (diminuição dos níveis de potássio no sangue), por isso se recomenda que antes de iniciar o tratamento, os pacientes estejam bem hidratados e que os seus níveis de eletrólitos (sales no sangue) sejam normais
- A concentração de glicose no sangue pode aumentar após a administração prolongada de laxantes
- Foram descritos casos de tontura e/ou síncope em pacientes que utilizaram picosulfato de sódio, que poderiam dever-se aos esforços durante a defecação ou a uma resposta refleja à dor abdominal relacionada com a constipação e não necessariamente com o uso de picosulfato de sódio
Se os sintomas piorarem ou se mantiverem durante mais de 6 dias, deve avaliar-se a situação clínica.
Crianças e adolescentes
Este medicamento não deve ser administrado a crianças menores de 12 anos.
Uso de Emuliquen Laxante com outros medicamentos
Comunique ao seu médico ou farmacêutico se está utilizando, utilizou recentemente ou poderia ter que utilizar qualquer outro medicamento.
Este medicamento não deve ser administrado nas 2 horas anteriores ou posteriores à tomada de outro medicamento, pois pode interferir com a absorção de algumas substâncias, como algumas vitaminas (A, D, E, K, etc.), cálcio, fósforo e potássio ou suplementos de potássio, embora esta interferência seja mínima devido à especial formulação de Emuliquen.
Recomenda-se distanciar 2 horas a tomada deste medicamento da administração de:
- medicamentos que ajudam a controlar a coagulação do sangue (anticoagulantes orais derivados da cumarina ou da indandiona)
- medicamentos para tratar a insuficiência cardíaca (glucósidos digitálicos)
- hormonas sexuais femininas (estrógenos)
- anticoncepcionais orais
- laxantes abrandadores das fezes (emolientes)
- medicamentos que provoquem perda de potássio, como diuréticos (favorecem a eliminação de urina) e corticoides
- antibióticos.
Tomada de Emuliquen Laxante com alimentos e bebidas
Este medicamento não deve ser administrado nas 2 horas anteriores ou posteriores às refeições, pois pode interferir com a absorção de algumas vitaminas e minerais dos alimentos, embora este efeito seja mínimo devido à alta estabilidade da formulação de Emuliquen.
Gravidez e lactação
Se está grávida ou em período de lactação, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento.
Este medicamento não deve ser utilizado durante a gravidez, a menos que o benefício esperado seja superior aos possíveis riscos.
Condução e uso de máquinas
Não foram descritos efeitos sobre a capacidade para conduzir ou manejar máquinas.
3. Como tomar Emuliquen Laxante
Siga exatamente as instruções de administração do medicamento contidas neste prospecto ou as indicadas pelo seu médico ou farmacêutico. Em caso de dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
A dose recomendada é:
- Adultos:15 ml ou uma colher de sopa grande por dia (7.173,9 mg de parafina líquida e 4,5 mg de picosulfato de sódio) administrado antes de deitar e, se necessário, repetir a dose pela manhã 2 horas antes ou após o café da manhã.
Não tome mais de 30 ml ou duas colheres de sopa grandes por dia (14.347,8 mg de parafina líquida e 9 mg de picosulfato de sódio).
Uso em crianças e adolescentes
- Adolescentes maiores de 12 anos: 5 ml ou uma colher de sopa pequena por dia (2.391 mg de parafina líquida e 1,5 mg de picosulfato de sódio) ou 10 ml ou duas colheres de sopa pequenas por dia (4.782 mg de parafina líquida e 3,0 mg de picosulfato de sódio) antes de deitar.
- Crianças menores de 12 anos:
Este medicamento não deve ser administrado a crianças menores de 12 anos.
Este medicamento é administrado por via oral.
É normal observar uma ligeira separação da fase aquosa da emulsão, devido ao caráter específico da mesma. Antes de abrir, agite bem o frasco para homogeneizar o conteúdo.
A dose a administrar deve ser sempre diluída com uma breve agitação em um copo de água ou outro líquido frio ou quente (leite, sumos, etc.).
Não tome este medicamento em posição acostada.
Durante o tratamento é necessário que você ingira pelo menos 6 a 8 copos (com 240 ml cada um aproximadamente) de líquido diário para ajudar a produzir fezes blandas e proteger-se contra a desidratação.
Diminua progressivamente a dose à medida que se obtém o efeito desejado.
Se os sintomas piorarem, se não se produzir nenhuma deposição após 12 horas após a administração máxima diária, ou se os sintomas persistirem após 6 dias de tratamento, deve procurar um médico.
Se tomar mais Emuliquen Laxantedo que deve
Se tomar mais Emuliquen Laxante do que o recomendado, pode produzir-se eliminação de parafina líquida com as fezes, diarreia com perda de eletrólitos (diminuição de determinadas sales no sangue), cãibras, retortijões e fraqueza muscular.
A doses mais elevadas das recomendadas, foram descritos casos de isquemia da mucosa do cólon (diminuição do riego sanguíneo no cólon).
Como outros laxantes, o uso contínuo de doses altas produz diarreia crónica, dores abdominais, diminuição do potássio no sangue com fraqueza muscular, hiperaldosteronismo secundário (aumento dos níveis da hormona aldosterona no sangue), pedras nos rins e outras alterações nos rins, alcalose metabólica (aumento do bicarbonato no sangue).
Em caso de sobredose ou ingestão acidental, consulte imediatamente o seu médico ou farmacêutico ou ligue para o Serviço de Informação Toxicológica telefone 91 562 04 20, indicando o medicamento e a quantidade ingerida.
Se esquecer de tomarEmuliquen Laxante
Não tome uma dose dupla para compensar as doses esquecidas.
4. Possíveis efeitos adversos
Como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Os possíveis efeitos adversos de Emuliquen Laxante podem ser:
- Efeitos adversos frequentes que podem afetar até 1 de cada 10 pessoas:
- Aumento das perdas de água, potássio e outros eletrólitos, o que pode causar alterações cardíacas e musculares.
- Efeitos adversos muito raros que podem afetar até 1 de cada 10.000 pessoas:
- Reações alérgicas (erupção cutânea, ou inchaço da pele, boca ou face, ou dificuldade em engolir ou na respiração)
- Desidratação
- Déficit de vitaminas solúveis em gorduras (vitaminas A, D, E e K)
- Um tipo de pneumonia chamada pneumonia lipoidea
- Perda anal de parafina líquida (coceira anal, incontinência anal)
- Agravamento da constipação
- Dor abdominal
- Fezes aquosas
- Cólicas, cãibras abdominais, náuseas e vómitos
- Lipogranuloma (nódulo de tecido gordo).
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los diretamente através do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de Medicamentos de Uso Humano: https://www.notificaram.es. Mediante a comunicação de efeitos adversos, você pode contribuir para proporcionar mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Emuliquen Laxante
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não requer condições especiais de conservação.
Não utilize este medicamento após a data de validade que aparece no frasco após CAD. A data de validade é o último dia do mês que se indica.
Os medicamentos não devem ser jogados nos esgotos nem na lixeira. Deposite os frascos e os medicamentos que não necessita no Ponto SIGRE da farmácia. Em caso de dúvida, pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos frascos e dos medicamentos que não necessita. Dessa forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informação adicional
Composição de Emuliquen Laxante
- Os princípios ativos são parafina líquida e picosulfato de sódio.
Cada ml de emulsão oral contém 478,26 mg de parafina líquida e 0,3 mg de picosulfato de sódio.
- Os demais componentes (excipientes) são: extrato de líquen, glicerol (E-422), goma arábiga, vainillina, ácido benzoico (E-210) e água purificada.
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Emuliquen Laxante é uma emulsão oral que se apresenta em frascos de vidro de 230 ml de emulsão.
Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação
LAINCO, S.A.
Avda. Bizet, 8-12 –08191 Rubí (Barcelona)
Data da última revisão deste prospecto:Fevereiro 2018
A informação detalhada e atualizada deste medicamento está disponível na página web da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) http://www.aemps.gob.es/
- País de registo
- Substância ativa
- Requer receita médicaNão
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a EMULIQUEN LAXANTE 478,26 mg/ml + 0,3 mg/ml EMULSÃO ORALForma farmacêutica: SOLUÇÃO/SUSPENSÃO ORAL, 7173,9 mg / 4,5 mgSubstância ativa: liquid paraffin, combinationsFabricante: Lainco S.A.Não requer receita médicaForma farmacêutica: SOLUÇÃO/SUSPENSÃO ORAL, 7173,9 mgSubstância ativa: liquid paraffinFabricante: Lainco S.A.Não requer receita médicaForma farmacêutica: SOLUÇÃO/SUSPENSÃO ORAL, 7173,9 mgSubstância ativa: liquid paraffinFabricante: Lainco S.A.Não requer receita médica
Médicos online para EMULIQUEN LAXANTE 478,26 mg/ml + 0,3 mg/ml EMULSÃO ORAL
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para EMULIQUEN LAXANTE 478,26 mg/ml + 0,3 mg/ml EMULSÃO ORAL — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.