Bg pattern

FOLIFERRON 100 MG / 0,150 MG COMPRIMIDOS REVESTIDOS

Avaliação de receita online

Avaliação de receita online

Um médico irá avaliar o seu caso e decidir se a emissão de uma receita é clinicamente apropriada.

Fale com um médico sobre este medicamento

Fale com um médico sobre este medicamento

Discuta os seus sintomas e os próximos passos numa consulta expressa.

Esta página fornece informação geral. Para aconselhamento personalizado, consulte um médico. Em caso de sintomas graves, contacte os serviços de emergência.
About the medicine

Como utilizar FOLIFERRON 100 MG / 0,150 MG COMPRIMIDOS REVESTIDOS

Traduzido com IA

Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.

Mostrar original

Introdução

PROSPECTO:INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLIFERRON 100 mg / 0,150 mg comprimidos revestidos

Fumarato de ferro / Ácido fólico

Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a tomar este medicamento, porque contém informações importantes para si.

Siga exatamente as instruções de administração do medicamento contidas neste prospecto ou as indicadas pelo seu médico.

  • Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
  • Se necessitar de conselho ou de mais informações, consulte o seu farmacêutico.
  • Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver secção 4.
  • Deve consultar o seu médico se piorar ou se não melhorar.

Conteúdo do prospecto

  1. O que é Foliferron e para que é utilizado.
  2. O que precisa de saber antes de começar a tomar Foliferron.
  3. Como tomar Foliferron.
  4. Possíveis efeitos adversos.
  5. Conservação de Foliferron.
  6. Conteúdo do envase e informações adicionais

1. O que é Foliferron e para que é utilizado

Foliferron comprimidos constitui um suplemento adicional de ferro e de ácido fólico (uma vitamina) e é utilizado para prevenção de deficiências de ferro e ácido fólico em mulheres grávidas, bem como para prevenir certas alterações no feto.

Doctor consultation

Não tem a certeza se este medicamento é adequado para si?

Discuta os seus sintomas e opções de tratamento com um médico online.

2. O que precisa de saber antes de começar a tomar Foliferron

Não tome Foliferron

  • Se é alérgico ao ferro, ácido fólico ou a qualquer um dos outros componentes deste medicamento (incluídos na secção 6).
  • Se tem excesso de ferro no seu organismo (ex. hemocromatose, hemosiderose).
  • Se tem deficiência de vitamina B12 (anemia megaloblástica)
  • Se foi submetido a transfusões sanguíneas repetidas
  • Se está a receber terapia simultânea via intravenosa com ferro.

Advertências e precauções

  • É possível, embora raro, que desenvolva uma reação de hipersensibilidade ao ácido fólico.
  • Se você tem uma afecção aguda no seu aparelho digestivo (como úlcera gastroduodenal ou colite).
  • Não deve usar este medicamento em caso de alguns tipos de anemias, como anemia megaloblástica ou anemia perniciosa.
  • Quando está a tomar Foliferron, as fezes se tornam verde-escuras ou negras. Este efeito é inofensivo.

Uso de Foliferron com outros medicamentos

Informa ao seu médico ou farmacêutico se está a utilizar ou utilizou recentemente outros medicamentos, mesmo os adquiridos sem receita.

Tenha em conta que estas instruções podem ser também de aplicação a medicamentos que sejam utilizados antes ou possam ser utilizados depois.

Informa ao seu médico se:

  • está a tomar barbitúricos, porque a administração conjunta pode reduzir os níveis de ácido fólico e a eficácia do barbitúrico.
  • está a tomar medicamentos com colestiramina ou colestipol (medicamentos para reduzir os níveis de colesterol no sangue), porque pode diminuir a absorção do ácido fólico.
  • está a tomar medicamentos com sulfasalazina (utilizado para o tratamento de doenças inflamatórias do intestino, como colite ulcerosa), porque as necessidades de ácido fólico nestes pacientes podem aumentar.
  • é você epiléptico e está a ser tratado com anticonvulsivantes como fenitoína e primidona, porque Foliferron pode aumentar a frequência das crises convulsivas.
  • está a tomar medicamentos com pirimetamina (utilizado para o tratamento da malária), porque a administração conjunta com ácido fólico pode reduzir a eficácia da pirimetamina
  • está a tomar medicamentos com ácido ascórbico (vitamina C), a absorção do ferro pode ser alterada.
  • está a ser tratado com medicamentos inibidores da bomba de prótons, como pantoprazol, esomeprazol, omeprazol ou lansoprazol, porque podem reduzir o efeito das sales de ferro.
  • está a ser tratado com medicamentos com ácido acetohidroxâmico (utilizado para o tratamento de cálculos renais de origem infecciosa), porque o uso simultâneo com suplementos de ferro reduz a absorção destes medicamentos.
  • está a receber tratamento com dimercaprol (medicamento utilizado como antídoto para tratar intoxicações de algumas substâncias), porque a administração conjunta com ferro produz um complexo tóxico, por isso o tratamento com ferro deve ser adiado até que tenham passado pelo menos 24 horas desde a interrupção do tratamento com dimercaprol.
  • está a tomar alguns antibióticos, como tetraciclinas ou quinolonas, deve tomar Foliferron num intervalo de duas ou três horas antes ou depois do antibiótico.
  • está a tomar medicamentos com tiroxina (para alterações da tiróide) ou penicilamina (antirreumático), Foliferron pode diminuir o efeito destes medicamentos, por isso deve evitar tomar Foliferron nas duas horas anteriores e posteriores à administração destes medicamentos
  • está a tomar antiácidos, suplementos de cálcio ou medicamentos contendo bicarbonato, carbonato, oxalatos ou fosfatos, estes compostos podem reduzir a absorção do Foliferron. Deve tomar estes medicamentos pelo menos 2 horas após a administração de Foliferron
  • está a tomar medicamentos com cloranfenicol (um antibiótico), porque estes podem reduzir a absorção do ácido fólico e diminuir o efeito do ferro.
  • está a tomar medicamentos com metildopa, Foliferron pode reduzir o seu efeito hipotensor.
  • está a ser tratado com anti-inflamatórios não esteroideos como salicilatos ou metilbutazona, porque a administração oral simultânea com Foliferron pode produzir uma potenciação recíproca de efeitos por irritação da mucosa gastrointestinal.
  • está em tratamento com bifosfonatos orais, utilizados para o tratamento e prevenção da osteoporose, a administração de Foliferron deve ser evitada nas 2 horas anteriores e posteriores à administração destes medicamentos.

Uso de Foliferron com os alimentos e bebidas

Alguns alimentos, tais como chá, café, leite, cereais, podem reduzir a absorção do ferro.

Gravidez, lactação e fertilidade

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

A utilização de Foliferron durante a gravidez é segura, porque a gravidez pode originar deficiência de ferro e ácido fólico, e por isso se recomenda como prevenção.

A utilização de ferro e ácido fólico, os dois princípios ativos de Foliferron durante a lactação é segura, embora o ácido fólico seja excretado no leite materno. Esta é uma situação fisiológica em que a deficiência nos dois nutrientes pode ocorrer, por isso se recomenda como prevenção.

Condução e uso de máquinas

A influência de Foliferron sobre a capacidade para conduzir e utilizar máquinas é nula ou insignificante.

Foliferron contém sacarose

Se o seu médico lhe indicou que padece uma intolerância a certos açúcares, consulte com ele antes de tomar este medicamento.

3. Como tomar Foliferron

Siga exatamente as instruções de administração de Foliferron comprimidos indicadas pelo seu médico. Consulte o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

A dose recomendada é de 1 comprimido 3 vezes ao dia. Tome o comprimido inteiro, com um pouco de água ou sumo de fruta (evite o leite), preferentemente após as refeições.

Se tomar mais Foliferron do que deve

A sobredose com Foliferron é rara nos adultos, mas pode ocorrer em crianças. A toxicidade devida a uma ingestão excessiva está relacionada com a sobredose de ferro. Se você tomou de uma vez uma grande quantidade de Foliferron pode sentir molestias de estômago ou outros que requerem atenção e tratamento urgentes.

Em caso de sobredose ou ingestão acidental, consulte o seu médico ou farmacêutico ou ligue para o Serviço de Informação Toxicológica. Telefone 915 620 420, indicando o medicamento e a quantidade utilizada.

Se esquecer de tomarFoliferron

Recorde tomar o seu medicamento. Em caso de que se esqueça de tomar uma dose, tome-a o mais breve possível, salvo que seja quase o momento de tomar a dose seguinte. Não tome uma dose dupla para compensar as doses esquecidas.

Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste produto, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.

Medicine questions

Já começou a tomar o medicamento e tem dúvidas?

Discuta os seus sintomas e tratamento com um médico online.

4. Possíveis efeitos adversos

Assim como todos os medicamentos, Foliferron comprimidos pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.

Os efeitos adversos mais frequentes (podem afetar até 1 de cada 100 pacientes) são especialmente, dores abdominais, acidez de estômago, náuseas, vómitos, constipação ou diarreia. É frequente a aparência de fezes verde-escuras ou negras, devida à excreção de ferro. Este efeito é inofensivo.

Efeitos adversos raros (podem afetar até 1 de cada 1.000 pacientes): em raros casos pode aparecer uma reação alérgica grave. Consulte imediatamente o seu médico se mostrar algum dos seguintes sintomas: rubor, picazão/inchaço (especialmente da face, língua ou garganta), tonturas e/ou problemas para respirar.

Comunicação de efeitos adversos

Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los directamente através do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de medicamentos de Uso Humano: https://www.notificaram.es. Mediante a comunicação de efeitos adversos, você pode contribuir para proporcionar mais informações sobre a segurança deste medicamento.

5. Conservação de Foliferron

Mantenha fora da vista e do alcance das crianças.

Conserva a temperatura ambiente.

Não utilize Foliferron após a data de validade que aparece no envase, após de CAD. A data de validade é o último dia do mês que se indica.

Os medicamentos não devem ser jogados pelos desgües nem para o lixo. Deposite os envases e os medicamentos que não precisa no Ponto SIGRE da farmácia. Em caso de dúvida, pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que não precisa. Desta forma, ajudará a proteger o meio ambiente.

6. Conteúdo do envase e informações adicionais

Composição de Foliferron comprimidos

  • Os princípios ativos são: Ferro (na forma de fumarato de ferro) e ácido fólico. Cada comprimido contém 100 mg de fumarato de ferro (equivalente a 32,8 mg de ferro) e 0,150 mg de ácido fólico.
  • Os outros componentes são: sacarose, amido de milho, carmelosa sódica, estearato de magnésio, celulose microcristalina, povidona K90, álcool cetílico, álcool etílico, sílica coloidal, polietilenglicol 3350, goma arábiga, polietilenglicol 6000, fosfato básico tricálcico, gelatina, acetato de polivinilo, Eudragit E; talco, óxido de ferro pardo-avermelhado, óxido de ferro amarelo (E-172), cera e água.

Aspecto do produto e conteúdo do envase

Foliferron são comprimidos revestidos de cor marrom em envases de 30 comprimidos.

Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação

Teofarma S.R.L.

Via F.lli Cervi 8

27010 VALLE SALIMBENE (Pavía)

ITALIA

Data da última revisão deste prospecto: Janeiro 2018

A informação detalhada e actualizada deste medicamento está disponível na página web da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) http://www.aemps.gob.es

Médicos online para FOLIFERRON 100 MG / 0,150 MG COMPRIMIDOS REVESTIDOS

Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para FOLIFERRON 100 MG / 0,150 MG COMPRIMIDOS REVESTIDOS — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.

5.0 (68)
Doctor

Nuno Tavares Lopes

Medicina familiar 18 years exp.

Dr. Nuno Tavares Lopes é médico licenciado em Portugal com mais de 17 anos de experiência em medicina de urgência, clínica geral, saúde pública e medicina do viajante. Atualmente, é diretor de serviços médicos numa rede internacional de saúde e consultor externo do ECDC e da OMS.
Áreas de atuação:

  • Urgência e medicina geral: febre, infeções, dores no peito ou abdómen, feridas, sintomas respiratórios e problemas comuns em adultos e crianças.
  • Doenças crónicas: hipertensão, diabetes, colesterol elevado, gestão de múltiplas patologias.
  • Medicina do viajante: aconselhamento pré-viagem, vacinas, avaliação “fit-to-fly” e gestão de infeções relacionadas com viagens.
  • Saúde sexual e reprodutiva: prescrição de PrEP, prevenção e tratamento de infeções sexualmente transmissíveis.
  • Gestão de peso e bem-estar: planos personalizados para perda de peso, alterações no estilo de vida e saúde preventiva.
  • Dermatologia e sintomas de pele: acne, eczemas, infeções cutâneas e outras condições dermatológicas.
  • Baixa médica (Baixa por doença): emissão de certificados médicos válidos para a Segurança Social em Portugal.
  • Certificados médicos para troca da carta de condução (IMT)
O Dr. Nuno Tavares Lopes acompanha pacientes que utilizam medicamentos GLP-1 (Mounjaro, Wegovy, Ozempic, Rybelsus) como parte de um plano de emagrecimento. Oferece um plano de tratamento personalizado, acompanhamento regular, ajuste de dosagem e orientações sobre como combinar a medicação com mudanças sustentáveis no estilo de vida. As consultas seguem os padrões médicos aceites na Europa.

O Dr. Lopes combina um diagnóstico rápido e preciso com uma abordagem holística e empática, ajudando os pacientes a lidar com situações agudas, gerir doenças crónicas, viajar com segurança, obter documentos médicos e melhorar o seu bem-estar a longo prazo.

Camera Marcar consulta online
€ 59
0.0 (0)
Doctor

Chikeluo Okeke

Medicina geral 4 years exp.

O Dr. Chikeluo Okeke é médico de medicina interna com uma ampla experiência clínica internacional. Natural da Nigéria, trabalhou em diferentes sistemas de saúde europeus e atualmente exerce prática clínica na Suécia. Este percurso profissional permitiu-lhe desenvolver uma visão abrangente da medicina e uma forte capacidade de adaptação a contextos culturais e linguísticos diversos.

O Dr. Okeke dedica-se à medicina interna e aos cuidados médicos gerais em adultos, combinando rigor clínico com atenção ao estilo de vida e ao contexto individual de cada paciente. As suas consultas são particularmente adequadas para pessoas que procuram orientação médica online, vivem fora do seu país de origem ou necessitam de recomendações claras e bem estruturadas.

Presta consultas online focadas na avaliação de sintomas, prevenção e acompanhamento a longo prazo de doenças crónicas, ajudando os pacientes a compreender a sua situação clínica e a definir os passos seguintes de forma segura.

Motivos mais frequentes de consulta:

  • Questões gerais de medicina interna e avaliação inicial do estado de saúde.
  • Sintomas agudos como febre, tosse, infeções, dor ou fraqueza.
  • Doenças crónicas e ajuste de tratamentos em curso.
  • Problemas de tensão arterial, fadiga e alterações metabólicas.
  • Consultas preventivas e check-ups de rotina.
  • Interpretação de análises laboratoriais e exames médicos.
  • Aconselhamento médico para pacientes acompanhados online.

O Dr. Okeke é reconhecido pela sua comunicação clara, abordagem tranquila e sensibilidade cultural. Escuta atentamente, explica as opções de forma compreensível e apoia os pacientes na tomada de decisões informadas sobre a sua saúde.

As consultas online com o Dr. Chikeluo Okeke oferecem cuidados fiáveis em medicina interna sem limitações geográficas, com foco na relevância clínica, clareza e conforto do paciente.

Camera Marcar consulta online
€ 60
5.0 (75)
Doctor

Tarek Agami

Medicina geral 11 years exp.

O Dr. Tarek Agami é médico generalista com direito de exercício profissional em Portugal e Israel, oferecendo consultas médicas online para adultos e crianças. Atua nas áreas de cuidados primários, prevenção, avaliação de sintomas e acompanhamento de doenças crónicas, sempre com uma abordagem baseada na evidência e adaptada a cada paciente.

Com formação clínica e experiência em hospitais de referência em Israel (Kaplan Medical Center, Barzilai Medical Center, Wolfson Medical Center) e Portugal (European Healthcare City, Viscura Internacional, Hospital Dr. José Maria Grande, Hospital Vila Franca de Xira), o Dr. Agami alia prática internacional a um cuidado próximo e eficaz.

Áreas principais de atuação:

  • Diagnóstico e tratamento de doenças agudas e crónicas (hipertensão, diabetes, infeções respiratórias, queixas cardiovasculares)
  • Avaliação de sintomas e planeamento de exames complementares
  • Consultas de prevenção e acompanhamento do estado geral de saúde
  • Assistência médica durante viagens ou mudança de país
  • Ajuste de tratamentos e orientações personalizadas sobre estilo de vida
O Dr. Agami oferece acompanhamento médico para pacientes em tratamento com análogos de GLP-1 (como Ozempic ou Mounjaro) para controlo de peso e obesidade. Explica os protocolos disponíveis, monitora a eficácia e segurança e adapta o tratamento de acordo com as diretrizes em vigor em Portugal e Israel.

O seu compromisso é prestar cuidados médicos de forma profissional, acessível e centrada na pessoa, com comunicação clara e respeito pelas necessidades individuais.

Camera Marcar consulta online
€ 69
0.0 (0)
Doctor

Hocine Lokchiri

Medicina geral 21 years exp.

O Dr. Hocine Lokchiri é um consultor francês com mais de 20 anos de experiência em Medicina Geral e Medicina de Emergência. Atende adultos e crianças, ajudando em sintomas agudos, infeções, mal-estar súbito e questões clínicas do dia a dia que exigem uma avaliação rápida. Ao longo da carreira, trabalhou em França, na Suíça e nos Emirados Árabes Unidos, adquirindo experiência em diferentes sistemas de saúde e em cenários clínicos variados. Os pacientes valorizam a sua forma clara de explicar cada caso, o seu método estruturado e o compromisso com a medicina baseada na evidência.

As consultas online com o Dr. Lokchiri são úteis quando é necessário compreender rapidamente o significado dos sintomas, obter orientação segura ou decidir se é preciso um exame presencial. Os motivos mais comuns para marcar consulta incluem:

  • febre, arrepios e sensação geral de cansaço
  • tosse, dor de garganta, congestão nasal ou dificuldade respiratória ligeira
  • bronquite e exacerbações ligeiras de asma
  • náuseas, diarreia, dor abdominal e sinais de gastroenterite
  • erupções cutâneas, alergias, vermelhidão ou picadas
  • dores musculares ou articulares, entorses e pequenas lesões
  • dor de cabeça, tonturas e sintomas de enxaqueca
  • dificuldades no sono e sintomas de stress
  • interpretação de análises e orientação sobre tratamentos
  • acompanhamento de doenças crónicas em fase estável
Muitos pacientes recorrem ao Dr. Lokchiri quando surgem sintomas inesperados e existe dúvida sobre a gravidade, quando uma criança começa a sentir-se mal repentinamente, quando uma erupção cutânea muda de aspeto ou se espalha, ou quando é importante decidir se é necessário ir ao serviço de urgência. A sua experiência em medicina de emergência é especialmente valiosa em ambiente online, ajudando a identificar sinais de alerta, avaliar riscos e definir os próximos passos de forma segura.

Existem situações que não são adequadas para telemedicina. Em casos de perda de consciência, dor torácica intensa, convulsões, hemorragias não controladas, traumatismos graves ou sintomas compatíveis com AVC ou enfarte, o médico recomenda procurar de imediato os serviços de emergência locais. Este cuidado aumenta a segurança e garante que cada pessoa recebe o nível de assistência adequado.

A formação avançada do Dr. Lokchiri inclui:

  • Advanced Trauma Life Support (ATLS)
  • BLS/ACLS — suporte básico e avançado de vida
  • PALS — suporte avançado de vida pediátrico
  • PHTLS — atendimento pré-hospitalar ao trauma
  • eFAST e ecocardiografia transtorácica em cuidados críticos
  • medicina aeronáutica
É membro ativo de várias organizações profissionais, incluindo a Sociedade Francesa de Medicina de Emergência (SFMU), a Associação Francesa de Médicos de Emergência (AMUF) e a Sociedade Suíça de Medicina de Emergência e Resgate (SGNOR). O Dr. Lokchiri trabalha com precisão e clareza, ajudando o paciente a compreender os seus sintomas, os possíveis riscos e as opções de tratamento mais adequadas.
Camera Marcar consulta online
€ 58

Perguntas frequentes

É necessária receita para FOLIFERRON 100 MG / 0,150 MG COMPRIMIDOS REVESTIDOS?
FOLIFERRON 100 MG / 0,150 MG COMPRIMIDOS REVESTIDOS does not require receita médica em Espanha. Pode confirmar com um médico online se este medicamento é adequado para o seu caso.
Qual é a substância ativa de FOLIFERRON 100 MG / 0,150 MG COMPRIMIDOS REVESTIDOS?
A substância ativa de FOLIFERRON 100 MG / 0,150 MG COMPRIMIDOS REVESTIDOS é ferrous fumarate and folic acid. Esta informação ajuda a identificar medicamentos com a mesma composição, mas com nomes comerciais diferentes.
Quanto custa FOLIFERRON 100 MG / 0,150 MG COMPRIMIDOS REVESTIDOS nas farmácias?
O preço médio de FOLIFERRON 100 MG / 0,150 MG COMPRIMIDOS REVESTIDOS nas farmácias é de aproximadamente 1.76 EUR. Os preços podem variar consoante o fabricante, a dosagem e a forma farmacêutica.
Quem fabrica FOLIFERRON 100 MG / 0,150 MG COMPRIMIDOS REVESTIDOS?
FOLIFERRON 100 MG / 0,150 MG COMPRIMIDOS REVESTIDOS é fabricado por Teofarma S.R.L.. As marcas e embalagens podem variar consoante o distribuidor.
Que médicos podem prescrever FOLIFERRON 100 MG / 0,150 MG COMPRIMIDOS REVESTIDOS online?
Médicos Médicos de família, Psiquiatras, Dermatologistas, Cardiologistas, Endocrinologistas, Gastroenterologistas, Pneumologistas, Nefrologistas, Reumatologistas, Hematologistas, Infecciologistas, Alergologistas, Geriatras, Pediatras, Oncologistas que prestam consultas online podem prescrever FOLIFERRON 100 MG / 0,150 MG COMPRIMIDOS REVESTIDOS quando clinicamente indicado. Pode marcar uma videoconsulta para discutir o seu caso e as opções de tratamento.
Quais são as alternativas a FOLIFERRON 100 MG / 0,150 MG COMPRIMIDOS REVESTIDOS?
Outros medicamentos com a mesma substância ativa (ferrous fumarate and folic acid) incluem TOTYLEM 60 MG/0,4 MG COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA, CARBOXIMALTOSA FERRICA TEVA 50 MG/ML Dispersão Injetável e Solução para Perfusão, FERACCRU 30 mg CÁPSULAS DURAS. Podem ter nomes comerciais ou formulações diferentes, mas contêm o mesmo princípio terapêutico. Consulte sempre um médico antes de iniciar ou alterar qualquer medicação.
bg-pattern-dark

Receba atualizações e ofertas exclusivas

Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.