FRUZAQLA 5 mg CÁPSULAS DURAS
Como utilizar FRUZAQLA 5 mg CÁPSULAS DURAS
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o paciente
FRUZAQLA 1mg cápsulas duras
FRUZAQLA 5mg cápsulas duras
fruquintinibe
Este medicamento está sujeito a acompanhamento adicional, o que agilizará a detecção de nova informação sobre a sua segurança. Pode contribuir comunicando os efeitos adversos que possa ter. A parte final da seção 4 inclui informação sobre como comunicar estes efeitos adversos.
Leia todo o prospecto atentamente antes de começar a tomar este medicamento, porque contém informação importante para si.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
- Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.
- Este medicamento foi prescrito apenas para si, e não deve dá-lo a outras pessoas, embora tenham os mesmos sintomas que si, porque pode prejudicá-las.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver seção 4.
Conteúdo do prospecto
- O que é FRUZAQLA e para que é utilizado
- O que precisa saber antes de começar a tomar FRUZAQLA
- Como tomar FRUZAQLA
- Possíveis efeitos adversos
- Conservação de FRUZAQLA
- Conteúdo do envase e informação adicional
1. O que é FRUZAQLA e para que é utilizado
FRUZAQLA contém o princípio ativo fruquintinibe, um medicamento para o cancro chamado inibidor da quinase.
FRUZAQLA é utilizado para o tratamento de pacientes adultos com cancro de cólon ou de reto (cancro colorretal) que se espalhou para outras partes do corpo (metastásico). É utilizado quando outros tratamentos não funcionaram ou não são adequados para uma pessoa.
Como funciona FRUZAQLA
As células cancerosas precisam de novos vasos sanguíneos para crescer. FRUZAQLA impede que os tumores gerem novos vasos sanguíneos, o que desacelera o crescimento e a propagação do cancro.
Se tiver alguma pergunta sobre como funciona este medicamento ou sobre por que lhe foi prescrito, consulte o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.
2. O que precisa saber antes de começar a tomar FRUZAQLA
Não tome FRUZAQLA
- se é alérgico ao fruquintinibe ou a algum dos outros componentes deste medicamento (incluídos na seção 6).
Advertências e precauções
Consulte o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro antes de começar a tomar FRUZAQLA, ou em qualquer momento durante o tratamento, se apresentar alguma das condições que se seguem:
- Pressão arterial alta. O seu médico se certificará de que a sua pressão arterial está controlada antes de começar a tomar este medicamento e durante o tratamento.
- Qualquer problema de sangramento. Informe o seu médico se tem ou teve em algum momento problemas de sangramento ou se está a tomar warfarina, acenocumarol ou outros medicamentos que diluem a sangue para prevenir a formação de coágulos de sangue.
- Problemas estomacais e intestinais gravescausados por um orifício na parede intestinal (conhecido como perfuração gastrointestinal). Se aparecerem problemas estomacais e intestinais graves, consulte o seu médico imediatamente.
- Problemas nos rins(indicados pela presença de proteína na urina).
- Qualquer problema cutâneo, incluindo rubor, dor, inchaço ou bolhas nas palmas das mãos ou nas plantas dos pés.
- Dor de cabeça intensa e persistente, alterações visuais, convulsões ou estado mental alteradorecentes (como confusão, perda de memória ou desorientação). Se si ou as pessoas próximas a si notarem alguma dessas alterações, consulte o seu médico imediatamente.
- FERIDA não cicatrizada ou se foi submetido recentemente, ou vai ser submetido, a uma intervenção cirúrgica, pois FRUZAQLA pode afetar a cicatrização de feridas.
- Problemas recentes de formação de coágulos de sangueem veias e artérias (tipos de vasos sanguíneos), incluindo acidentes vasculares cerebrais, ataque cardíaco, embolia ou trombose.
É possível que o seu médico lhe forneça outros medicamentos para prevenir complicações mais graves e reduzir os seus sintomas. O seu médico pode adiar a próxima dose de FRUZAQLA ou interromper o tratamento com FRUZAQLA.
Crianças e adolescentes
FRUZAQLA não deve ser administrado a crianças e adolescentes para o tratamento do cancro de cólon ou de reto que se espalhou para outras partes do corpo não é apropriado.
Outros medicamentos e FRUZAQLA
Informa o seu médico ou farmacêutico se está a tomar, tomou recentemente ou possa ter que tomar qualquer outro medicamento. Em particular, avise o seu médico ou farmacêutico se está a tomar medicamentos utilizados para tratar a tuberculose ou outras infecções, como a rifampicina.
Gravidez
FRUZAQLA não foi estudado em mulheres grávidas. Com base em como funciona, FRUZAQLA não deve ser utilizado durante a gravidez, a menos que seja claramente necessário, pois pode causar danos ao feto. Se está grávida, acha que pode estar grávida ou tem intenção de engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento. O seu médico falará com si sobre os riscos associados a tomar este medicamento durante a gravidez.
Anticoncepção para mulheres
As mulheres que possam engravidar devem utilizar métodos anticonceptivos altamente eficazes durante o tratamento com FRUZAQLA e durante pelo menos as 2 semanas seguintes à última dose do medicamento. Consulte com o seu médico sobre os métodos anticonceptivos mais adequados para si.
Amamentação
Informa o seu médico se está a amamentar ou tem intenção de amamentar. Desconhece-se se FRUZAQLA passa para o leite materno, e não se pode excluir o risco em recém-nascidos/crianças. Não deve amamentar durante o tratamento com este medicamento nem durante pelo menos as 2 semanas seguintes à última dose de FRUZAQLA. Consulte com o seu médico qual é a melhor forma de alimentar o seu bebê durante este período.
Condução e uso de máquinas
FRUZAQLA tem um efeito mínimo sobre a sua capacidade de conduzir e utilizar máquinas. É possível que se sinta cansado após tomar FRUZAQLA. Não conduza nem use ferramentas nem máquinas se apresentar sintomas que afetem a sua capacidade de concentração e de reação.
FRUZAQLA contém
tartrazina (E102) e corante amarelo alaranjado (E110) apenas nas cápsulas de 1 mg. São corantes que podem provocar reações alérgicas.
vermelho allura AC (E129) apenas nas cápsulas de 5 mg. É um corante que pode provocar reações alérgicas.
3. Como tomar FRUZAQLA
Siga exatamente as instruções de administração deste medicamento indicadas pelo seu médico. Em caso de dúvida, consulte novamente o seu médico ou farmacêutico.
Dose recomendada
A dose recomendada é de 5 miligramas (mg) tomados uma vez ao dia, aproximadamente à mesma hora todos os dias, durante 21 dias, seguidos de 7 dias de pausa (sem tomar o medicamento). Isto é considerado um ciclo de tratamento.
Dependendo da sua resposta ao tratamento e dos possíveis efeitos adversos, o seu médico pode pedir-lhe que mude para uma dose menor ou que interrompa o tratamento de forma temporária ou permanente.
Como tomar FRUZAQLA
- Tome FRUZAQLA com ou sem alimentos.
- Engula a cápsula inteira com água ou com outra bebida.
- Não mastigue, dissolva nem abra as cápsulas, pois desconhece-se os possíveis efeitos que teria não tomar a cápsula inteira.
- Consulte o seu médico antes de começar o tratamento se tiver dificuldade ou pensar que possa ter dificuldade em engolir as cápsulas inteiras.
Por quanto tempo tomar FRUZAQLA
O seu médico verificará regularmente como se encontra. Si continuará a tomar FRUZAQLA normalmente enquanto continuar a ter efeito e os efeitos adversos forem aceitáveis.
Se tomar mais FRUZAQLA do que deve
Avise o seu médico imediatamente se tomar uma dose superior à prescrita. Pode ser que precise de atenção médica e que o seu médico lhe peça para deixar de tomar FRUZAQLA.
Se esquecer de tomar FRUZAQLA
Se faltarem menos de 12 horas para a sua próxima dose, omita a dose esquecida e, a seguir, tome a próxima conforme planeado.
Se faltarem mais de 12 horas para a sua próxima dose, tome a dose esquecida e, posteriormente, tome a próxima conforme planeado.
Se vomitar após tomar FRUZAQLA, não tome outra cápsula como substituição. Tome a dose seguinte à hora habitual.
Antes de interromper o tratamento com FRUZAQLA
Não deixe de tomar o medicamento a menos que o seu médico lhe indique. Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.
4. Possíveis efeitos adversos
Como todos os medicamentos, este medicamento pode provocar efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram. Com este medicamento podem observar-se os efeitos adversos que se indicam a seguir.
Efeitos adversos graves
Avise o seu médico imediatamentese notar algum dos seguintes efeitos adversos graves.
Pressão arterial alta
Avise o seu médico se notar os seguintes sintomas:
- Dor de cabeça intensa.
- Tontura ou vertigem.
- Confusão.
- Dor de peito intensa.
Sangramento
FRUZAQLA pode provocar sangramento grave no sistema digestivo, como no estômago, na garganta, no reto ou no intestino. Procure atenção médica imediatamente se apresentar os seguintes sintomas:
- Sangue nas fezes ou fezes de cor preta.
- Sangue na urina.
- Dor de estômago.
- Tosse ou vómitos com sangue.
Problemas estomacais e intestinais graves devido a perfuração gastrointestinal
O tratamento com FRUZAQLA pode provocar perfuração gastrointestinal.
Procure atenção médica imediatamente se apresentar os seguintes sintomas:
- Tosse ou vómitos com sangue.
- Dor de estômago (abdominal) intensa ou que não desaparece.
- Fezes vermelhas ou negras.
Inflamação reversível do cérebro (síndrome de encefalopatia posterior reversível)
Procure atenção médica urgente imediatamente e ligue para o seu médico se apresentar os seguintes sintomas:
- Dor de cabeça.
- Confusão.
- Crises epilépticas.
- Alterações visuais.
Outros efeitos adversos
Avise o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro se notar algum dos seguintes efeitos adversos:
Muito frequentes (podem afetar mais de 1 de cada 10 pessoas):
- Redução do número de plaquetas (células que contribuem para a coagulação da sangue) observada nos análises de sangue (trombocitopenia), o que pode provocar que apareçam hematomas e sangramento com mais facilidade.
- Redução da atividade da glândula tiróide (hipotireoidismo), o que pode causar cansaço, aumento de peso e alterações na coloração da pele e do cabelo.
- Perda de peso e diminuição do apetite (anorexia).
- Pressão arterial alta (hipertensão).
- Alterações na voz ou rouquidão (disfonía).
- Evacuações frequentes ou soltas (diarreia).
- Boca seca ou dor, feridas ou úlceras na boca (estomatite).
- Elevação dos níveis das enzimas hepáticas nos análises de sangue, como a aspartato aminotransferase e a alanina aminotransferase.
- Elevação dos níveis de bilirrubina no sangue (anomalia nas provas de função hepática).
- Verdade, dor, bolhas e inchaço nas palmas das mãos ou nas plantas dos pés (síndrome de eritrodisestesia palmoplantar).
- Dor nos ossos, nos músculos, no peito ou no pescoço (molestias musculoesqueléticas).
- Dor nas articulações (artralgia).
- Proteína na urina (proteinúria).
- Fraqueza, falta de força e de energia, cansaço excessivo (astenia/fadiga).
Frequentes (podem afetar até 1 de cada 10 pessoas):
- Infecção dos pulmões (pneumonia).
- Infecção da garganta e do nariz (vias respiratórias altas).
- Infecção bacteriana.
- Redução do número de leucócitos (glóbulos brancos) nos análises de sangue (leucopenia), o que pode aumentar o risco de infecção.
- Redução do número de neutrófilos (um tipo de glóbulo branco) nos análises de sangue (neutropenia), o que pode aumentar o risco de infecção.
- Concentrações baixas de potássio conforme observado nos análises de sangue (hipopotasemia).
- Sangramento de nariz (epistaxe).
- Dor de garganta.
- Sangramento no sistema digestivo, como no estômago, no reto ou no intestino (hemorragia gastrointestinal).
- Formação de um orifício no estômago (perfuração gastrointestinal).
- Elevação dos níveis das enzimas pancreáticas nos análises de sangue (que pode ser um sinal de problemas do pâncreas).
- Dor nos dentes, nas gengivas ou nos lábios (dor oral).
- Erupção cutânea.
- FERIDAS na boca (inflamação de mucosa).
Pouco frequentes (podem afetar até 1 de cada 100 pessoas):
- Inflamação reversível do cérebro (síndrome de encefalopatia posterior reversível).
- Dor na zona do estômago, náuseas, vómitos e febre, que podem ser sintomas de inflamação do pâncreas (pancreatite).
- Dor grave na parte superior direita ou central do abdômen, náuseas e vómitos, que podem ser sintomas de inflamação da vesícula biliar (colecistite).
- Cicatrização retardada de feridas.
Frequência não conhecida (não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis):
- Dor súbita e intensa na zona do abdômen, peito ou costas, que pode ser um sintoma do desgarro da parede da aorta (dissecção aórtica).
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar algum tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los diretamente através do sistema nacional de notificação incluído no Apêndice V. Mediante a comunicação de efeitos adversos, si pode contribuir para fornecer mais informação sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de FRUZAQLA
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não utilize este medicamento após a data de validade que aparece na caixa e na etiqueta do frasco após CAD. A data de validade é o último dia do mês que se indica.
Este medicamento não requer nenhuma temperatura especial de conservação.
Conservar no embalagem original para protegê-lo da umidade.
Mantenha o frasco perfeitamente fechado.
Os medicamentos não devem ser jogados nos esgotos nem na lixeira. Pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que já não precisa. Dessa forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informação adicional
Composição de FRUZAQLA
FRUZAQLA 1mg cápsulas duras
- O princípio ativo é fruquintinibe. Cada cápsula dura contém 1 mg de fruquintinibe.
- Os demais componentes são:
- Preenchimento da cápsula: amido de milho, celulose microcristalina (E460), talco (E553b).
- Revestimento da cápsula: gelatina, dióxido de titânio (E171), tartrazina (E102), corante amarelo alaranjado (E110).
- Tinta de impressão: goma laca (E904), propilenoglicol (E1520), dióxido de potássio, óxido de ferro preto (E172).
FRUZAQLA 5mg cápsulas duras
- O princípio ativo é fruquintinibe. Cada cápsula dura contém 5 mg de fruquintinibe.
- Os demais componentes são:
- Preenchimento da cápsula: amido de milho, celulose microcristalina (E460), talco (E553b).
- Revestimento da cápsula: gelatina, dióxido de titânio (E171), vermelho allura AC (E129), corante azul brilhante (E133).
- Tinta de impressão: goma laca (E904), propilenoglicol (E1520), dióxido de potássio, óxido de ferro preto (E172).
Aspecto do produto e conteúdo do envase
FRUZAQLA 1 mg cápsulas duras (comprimento aproximado de 16 mm) são cápsulas brancas com revestimento de cor amarela que têm impresso «HM013» sobre «1mg».
FRUZAQLA 5 mg cápsulas duras (comprimento aproximado de 19 mm) são cápsulas brancas com revestimento de cor vermelha que têm impresso «HM013» sobre «5mg».
Cada frasco contém 21 cápsulas duras e um dessecante. O dessecante é um material que absorve a umidade e se encontra no interior de um pequeno recipiente. Sua finalidade é proteger as cápsulas da umidade.
Mantenha o dessecante no interior do frasco. Não ingira o dessecante.
Titular da autorização de comercialização
Takeda Pharmaceuticals International AG Ireland Branch
Block 2 Miesian Plaza
50‑58 Baggot Street Lower
Dublín 2
D02 HW68
Irlanda
Responsável pela fabricação
Takeda Ireland Limited
Bray Business Park
Kilruddery
Co. Wicklow
A98 CD36
Irlanda
Podem solicitar mais informações sobre este medicamento dirigindo-se ao representante local do titular da autorização de comercialização:
Bélgica Takeda Belgium NV Tel: +32 2 464 06 11 | Lituânia Takeda, UAB Tel: +370 521 09 070 |
Bulgária ?????? ???????? ???? ???.: +359 2 958 27 36 | Luxemburgo Takeda Belgium NV Tél/Tel: +32 2 464 06 11 |
República Tcheca Takeda Pharmaceuticals Czech Republic s.r.o. Tel: +420 234 722 722 | Hungria Takeda Pharma Kft. Tel.: +36 1 270 7030 |
Dinamarca Takeda Pharma A/S Tlf.: +45 46 77 10 10 | Malta Drugsales Ltd Tel: +356 21419070 |
Alemanha Takeda GmbH Tel: +49 (0)800 825 3325 | Países Baixos Takeda Nederland B.V. Tel: +31 20 203 5492 |
Estônia Takeda Pharma OÜ Tel: +372 6177 669 | Noruega Takeda AS Tlf: +47 800 800 30 |
Grécia Τakeda ΕΛΛΑΣ Α.Ε. Tηλ: +30 210 6387800 | Áustria Takeda Pharma Ges.m.b.H. Tel: +43 (0) 800-20 80 50 |
Espanha Takeda Farmacéutica España, S.A. Tel: +34 917 90 42 22 | Polônia Takeda Pharma Sp. z o.o. Tel.: +48223062447 |
França Takeda France SAS Tél: + 33 1 40 67 33 00 | Portugal Takeda Farmacêuticos Portugal, Lda. Tel: + 351 21 120 1457 |
Croácia Takeda Pharmaceuticals Croatia d.o.o. Tel: +385 1 377 88 96 | Romênia Takeda Pharmaceuticals SRL Tel: +40 21 335 03 91 |
Irlanda Takeda Products Ireland Ltd Tel: 1800 937 970 | Eslovênia Takeda Pharmaceuticals farmacevtska družba d.o.o. Tel: + 386 (0) 59 082 480 |
Islândia Vistor hf. Sími: +354 535 7000 | Eslováquia Takeda Pharmaceuticals Slovakia s.r.o. Tel: +421 (2) 20 602 600 |
Itália Takeda Italia S.p.A. Tel: +39 06 502601 | Finlândia Takeda Oy Puh/Tel: 0800 774 051 |
Chipre A.POTAMITIS MEDICARE LTD Τηλ: +357 22583333 | Suécia Takeda Pharma AB Tel: 020 795 079 |
Letônia Takeda Latvia SIA Tel: +371 67840082 | Reino Unido (Irlanda do Norte) Takeda UK Ltd Tel: +44 (0) 3333 000 181 |
Data da última revisão deste prospecto:
Outras fontes de informação
A informação detalhada sobre este medicamento está disponível no site da Agência Europeia de Medicamentos: http://www.ema.europa.eu.
- País de registo
- Disponibilidade em farmácias
Problema de fornecimento reportado
De acordo com dados da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde (AEMPS), foi reportado um problema de fornecimento que afeta este medicamento.<br><br>A disponibilidade pode estar temporariamente limitada em algumas farmácias.<br><br>Para informações atualizadas ou alternativas, consulte o seu farmacêutico. - Substância ativa
- Requer receita médicaSim
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a FRUZAQLA 5 mg CÁPSULAS DURASForma farmacêutica: CÁPSULA, 1 mgSubstância ativa: fruquintinibRequer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 1 mgSubstância ativa: axitinibFabricante: Accord Healthcare S.L.U.Requer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 3 mgSubstância ativa: axitinibFabricante: Accord Healthcare S.L.U.Requer receita médica
Médicos online para FRUZAQLA 5 mg CÁPSULAS DURAS
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para FRUZAQLA 5 mg CÁPSULAS DURAS — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.