LIVAZO 1 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA
Como utilizar LIVAZO 1 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
P
Livazo 1 mg, 2 mg e 4 mg comprimidos revestidos com película
pitavastatina
Leia todo o folheto detenidamente antes de começara tomar este medicamento, porque contém informações importantes para si.
- Conserva este folheto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
- Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.
- Este medicamento foi-lhe prescrito apenas para si, e não deve dá-lo a outras pessoas, embora tenham os mesmos sintomas que si, porque pode prejudicá-las.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste folheto. Ver secção 4.
Conteúdodofolheto:
- O que é Livazo e para que é utilizado
- O que necessita saber antes de começar a tomar Livazo
- Como tomar Livazo
- Possíveis efeitos adversos
- Conservação de Livazo
- Conteúdo do envase e informações adicionais
1. O que é Livazo e para que é utilizado
Livazo contém uma substância chamada pitavastatina. Pertence a um grupo de medicamentos chamados ‘estatinas’. Livazo é utilizado para corrigir os níveis de substâncias gordas (lípidos) do sangue e pode ser tomado tanto por crianças a partir de 6 anos como por adultos. Um desequilíbrio das gorduras, especialmente do colesterol, pode causar, por vezes, um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral.
Foram-lhe prescritos Livazo porque tem um desequilíbrio das gorduras, e as alterações na dieta e no seu estilo de vida não foram suficientes para corrigi-lo. Deve continuar com a dieta pobre em colesterol e as alterações no seu estilo de vida enquanto toma Livazo.
2. O que necessita saber antes de começar a tomar Livazo
Não tome Livazo:
- se é alérgico à pitavastatina ou a algum dos outros componentes deste medicamento (incluídos na secção 6).
- se está grávida ou em período de amamentação.
- se é mulher e pode ter filhos, e não utiliza um método anticonceptivo eficaz (ver ‘Gravidez e amamentação’).
- se tem atualmente problemas de fígado.
- se toma ciclosporina, medicamento utilizado após um transplante de órgãos.
- se tem dores musculares repetidas ou injustificadas.
Em caso de dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a tomar Livazo.
Advertências e precauções
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a tomar Livazo se:
- tem insuficiência respiratória grave (problemas respiratórios graves);
- teve alguma vez problemas de rim;
- teve antes problemas de fígado. As ‘estatinas’ podem afetar o fígado em algumas pessoas. O seu médico realizará, por regra geral, análises de sangue (para ver como funciona o seu fígado) antes e durante o tratamento com Livazo;
- teve alguma vez problemas de tireoide;
- si ou algum membro da sua família têm antecedentes de problemas musculares;
- teve previamente problemas musculares quando tomou outros medicamentos para reduzir o colesterol (p. ex.: estatinas ou fibratos);
- toma muito álcool;
- está tomando ou tomou nos últimos 7 dias um medicamento que contenha ácido fusídico, (utilizado para o tratamento da infecção bacteriana) por via oral ou por injeção. A combinação de ácido fusídico e Livazo pode produzir problemas musculares graves (rabdomiólise);
- tem ou teve miastenia (uma doença que cursa com fraqueza muscular generalizada que, em alguns casos, afeta os músculos utilizados na respiração) ou miastenia ocular (uma doença que provoca fraqueza dos músculos oculares), pois as estatinas podem, por vezes, agravar a doença ou provocar a aparência de miastenia (ver secção 4).
Se algum dos casos anteriores o afeta (ou tem alguma dúvida), consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a tomar Livazo. Informe também o seu médico ou farmacêutico se apresenta fraqueza muscular constante. Podem ser necessárias provas e medicamentos adicionais para diagnosticar e tratar este problema.
Enquanto estiver tomando este medicamento, o seu médico controlará se tem diabetes ou risco de desenvolver diabetes. Este risco de diabetes aumenta se tem níveis altos de açúcares e gorduras no sangue, sobrepeso e pressão arterial alta.
Crianças e adolescentes
Não se deve administrar Livazo a crianças menores de 6 anos.
Antes de tomar Livazo, as adolescentes devem receber orientação e aconselhamento sobre anticonceptivos.
Outros medicamentos e Livazo
Informe o seu médico ou farmacêutico se está tomando, tomou recentemente ou pudesse ter que tomar qualquer outro medicamento. Alguns medicamentos podem fazer com que outros deixem de funcionar bem.
Em concreto, informe o seu médico ou farmacêutico se está tomando algum dos seguintes medicamentos:
- outros medicamentos chamados ‘fibratos’, tais como gemfibrozil e fenofibrato;
- eritromicina ou rifampicina, antibióticos que se utilizam para as infecções;
- warfarina ou qualquer outro medicamento utilizado para anticoagular o sangue;
- medicamentos para o SIDA chamados ‘inibidores da protease’ (por exemplo, ritonavir, lopinavir, darunavir, atazanavir) e «inibidores não nucleosídicos da transcriptase inversa» (por exemplo, efavirenz);
- niacina (vitamina B3);
- se tem que tomar ácido fusídico oral para tratar uma infecção bacteriana, terá que deixar de usar este medicamento. O seu médico indicar-lhe-á quando poderá reiniciar o tratamento com Livazo. O uso de Livazo com ácido fusídico pode produzir fraqueza muscular, sensibilidade ou dor (rabdomiólise). Para mais informações sobre rabdomiólise, ver secção 4;
- se está tomando medicamentos que contenham glecaprevir e pibrentasvir, medicamentos que se utilizam para o tratamento da hepatite C. O médico pode ter que alterar a dose de Livazo;
Se algum dos casos anteriores o afeta (ou tem alguma dúvida), consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a tomar Livazo.
Toma de Livazo com alimentos e bebidas
Pode tomar Livazo com ou sem alimentos.
Gravidez, amamentação e fertilidade
Se está grávida ou em período de amamentação, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento.
Se é mulher e pode ter filhos, deve utilizar um anticonceptivo eficaz enquanto toma Livazo. Se engravidar enquanto toma Livazo, deixe de tomar Livazo e acuda ao médico imediatamente.
Se está grávida ou em período de amamentação, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a tomar qualquer medicamento.
Condução e uso de máquinas
Não se espera que Livazo influencie a capacidade para conduzir ou utilizar máquinas. No entanto, se se encontrar mareado ou sonolento enquanto toma Livazo, não conduza nem utilize máquinas ou ferramentas.
Livazo contém lactose
Livazo contém lactose (um tipo de açúcar). Se o seu médico lhe indicou que padece uma intolerância a certos açúcares, consulte com ele antes de tomar este medicamento.
3. Como tomar Livazo
Siga exatamente as instruções de administração deste medicamento indicadas pelo seu médico. Em caso de dúvida, consulte novamente o seu médico ou farmacêutico.
Toma deste medicamento
Engula o comprimido inteiro com água, com ou sem alimentos. Pode tomá-lo a qualquer hora do dia. No entanto, procure tomá-lo à mesma hora todos os dias.
Quanto há que tomar
- Para começar, a dose normal é 1 mg uma vez ao dia. Depois de algumas semanas, o seu médico pode decidir aumentar-lhe a dose. A dose máxima em adultos e crianças maiores de 10 anos é de 4 mg ao dia.
- Se tem problemas de fígado, não deve tomar mais de 2 mg ao dia.
Uso em crianças
- A dose máxima em crianças menores de 10 anos é de 2 mg ao dia.
- Se necessário, podem ser dispersos os comprimidos num copo de água logo antes de se tomarem; a seguir, enxaguar o copo com mais água e beber de novo imediatamente. Não utilize sumos de frutas nem leite para dispersar os comprimidos.
- Não se recomenda o uso de Livazo em crianças menores de 6 anos.
Outras coisas que necessita saber enquanto toma Livazo
- Se vai ao hospital ou recebe tratamento por outro problema, informe o pessoal médico de que está tomando Livazo.
- O seu médico pode fazer-lhe análises para controlar o colesterol com regularidade.
- Não deixe de tomar Livazo sem falar antes com o seu médico. Podem subir-lhe os níveis de colesterol.
Se tomar mais Livazo do que deve
Se tomar mais Livazo do que devia, informe o seu médico ou acuda a um hospital imediatamente. Leve o envase do medicamento.
Se esqueceu de tomar Livazo
Não se preocupe, tome a dose seguinte à hora certa. Não tome uma dose dupla para compensar as doses esquecidas.
4. Possíveis efeitos adversos
Como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram. Este medicamento pode produzir os seguintes efeitos adversos:
Deixe de tomar Livazo e acuda ao médico imediatamente se observar algum dos seguintes efeitos adversos graves, pois pode necessitar de tratamento médico urgente:
- Reação alérgica: alguns dos sinais são dificuldade para respirar, inchaço da face, lábios, língua ou garganta, problemas para engolir, picote intenso da pele (com urticárias).
- Dor ou fraqueza muscular injustificada, especialmente se não se encontra bem, tem febre ou se a urina é de cor marrom-avermelhada. Em raros casos (em menos de 1 pessoa em cada 1.000), Livazo pode produzir efeitos musculares incómodos. Se estes efeitos não forem investigados, podem produzir problemas graves, tais como rotura anormal dos músculos (rabdomiólise), que pode originar problemas de rim.
- Problemas respiratórios que incluem tosse persistente e/ou dificuldade respiratória ou febre.
- Problemas de fígado que podem produzir um amarelamento da pele e dos olhos (icterícia).
- Pancreatite (dor intensa de abdômen e costas).
Outros efeitos adversos incluem:
Frequentes (afetam menos de 1 pessoa em cada 10)
- dor de articulações, dor muscular
- prisão de ventre, diarreia, dispepsia, náuseas
- dor de cabeça
Pouco frequentes (afetam menos de 1 pessoa em cada 100)
- espasmos musculares
- fraqueza, cansaço ou mal-estar
- inchaço dos tornozelos, pés ou dedos das mãos
- dor de estômago, secura da boca, vómitos, perda de apetite, alteração do gosto
- palidez e fraqueza ou falta de respiração (anemia)
- picote ou erupção cutânea
- zumbido nos ouvidos
- tontura ou sonolência, insónia (ou outros distúrbios do sono, incluindo pesadelos)
- aumento das necessidades de urinar (frequência urinária)
- sensação de formigamento e sensibilidade reduzida nos dedos das mãos e dos pés, pernas e face
Raros (afetam menos de 1 pessoa em cada 1.000)
- avermelhamento da pele, urticárias e picote da pele
- degradação da visão
- dor de língua
- sensação desagradável ou mal-estar no estômago
- aumento do tamanho da mama em homens (ginecomastia)
Frequência não conhecida (não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis)
- fraqueza muscular constante
- síndroma semelhante ao lúpus (com erupção, distúrbios articulares e efeitos nas células sanguíneas)
- Miastenia grave (uma doença que provoca fraqueza muscular generalizada que, em alguns casos, afeta os músculos utilizados na respiração).
- Miastenia ocular (uma doença que provoca fraqueza dos músculos oculares).
- Consulte o seu médico se apresenta fraqueza nos braços ou nas pernas que piora após períodos de atividade, visão dupla ou queda das pálpebras, dificuldade para engolir ou dificuldade para respirar.
Outros efeitos adversos possíveis
- perda de memória
- disfunção sexual
- depressão
- diabetes. É mais provável se tem níveis altos de açúcares e gorduras no sangue, sobrepeso e pressão arterial alta. O seu médico controlará enquanto estiver tomando este medicamento.
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste folheto. Também pode comunicá-los directamente através do Sistema Español de Farmacovigilancia de Medicamentos de Uso Humano: www.notificaRAM.es. Mediante a comunicação de efeitos adversos, pode contribuir para fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Livazo
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não utilize este medicamento após a data de validade que aparece no blister e na caixa. A data de validade é o último dia do mês que se indica.
Não conserve a uma temperatura superior a 25°C. Conserve o blister no embalagem exterior para protegê-lo da luz.
Os medicamentos não devem ser jogados pelas águas abaixo nem na lixeira. Deposite os envases e os medicamentos que não necessita no Ponto SIGRE da farmácia. Em caso de dúvida, pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que já não necessita. Desta forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informações adicionais
Composição de Livazo
O princípio ativo é pitavastatina cálcica, equivalente a 1 mg, 2 mg ou 4 mg de pitavastatina.
Os outros componentes são lactose monohidrato, LS-hidroxipropilcelulosa, hipromelosa (E464), dióxido de titânio (E171), citrato de trietilo (E1505), aluminometasilicato de magnésio, estearato de magnésio e sílica coloidal anidra.
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Livazo comprimidos revestidos com película apresenta-se em envases de 7, 28, 30, 90 ou 100. Pode ser que apenas alguns tamanhos de envases estejam comercializados.
Os comprimidos são redondos, brancos e levam gravadas as letras ‘KC’ num lado. Para ajudar a identificar as diferentes concentrações, são de diferentes tamanhos e levam gravados ‘1’, ‘2’ ou ‘4’ no outro lado.
Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação
Titular da autorização de comercialização:
Kowa Pharmaceutical Europe GmbH.
Görreshof 151, 53347 Alfter
Alemanha
Responsável pela fabricação:
Pierre Fabre Médicament Production*,
Rue du Lycée, 45502 Gien Cedex
França
Ou
Recordati Industria Chimica e Farmaceutica S.p.A.*
Via M. Civitali, 1, 20148 Milão
Itália
Representante Local:
Casen Recordati, S.L.
Autovía de Logroño, Km 13,300
50180 Utebo (Zaragoza)
Espanha
Data da última revisão deste folheto:abril 2023.
Outras fontes de informação
A informação detalhada deste medicamento está disponível na página web da Agência Española de Medicamentos y Productos Sanitarios (AEMPS) http://www.aemps.gob.es/
- País de registo
- Preço médio em farmácia5.35 EUR
- Substância ativa
- Requer receita médicaSim
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a LIVAZO 1 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULAForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 1 mgSubstância ativa: pitavastatinFabricante: Kowa Pharmaceutical Europe GmbhRequer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 2 mgSubstância ativa: pitavastatinFabricante: Kowa Pharmaceutical Europe GmbhRequer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 4 mgSubstância ativa: pitavastatinFabricante: Kowa Pharmaceutical Europe GmbhRequer receita médica
Médicos online para LIVAZO 1 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para LIVAZO 1 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.