MANERIX 150 COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA
Como utilizar MANERIX 150 COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o utilizador
Manerix 150 mg comprimidos revestidos com película
moclobemida
Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a tomar este medicamento, porque contém informações importantes para si.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
- Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.
- Este medicamento foi-lhe prescrito apenas para si, e não deve dá-lo a outras pessoas, embora tenham os mesmos sintomas que si, porque pode prejudicá-las.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver secção 4.
Conteúdo do prospecto
- O que é Manerix e para que é utilizado
- O que precisa saber antes de começar a tomar Manerix
- Como tomar Manerix
- Efeitos adversos possíveis
- Conservação de Manerix
- Conteúdo do envase e informação adicional
1. O que é Manerix e para que é utilizado
Manerix contém o princípio ativo moclobemida que pertence a um grupo de medicamentos chamados antidepressivos.
A moclobemida aumenta os níveis de substâncias responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos dentro do cérebro. O incremento desses níveis, até os valores normais, ajuda à melhoria da sua depressão.
Manerix está indicado para a depressão maior.
Se sofre de depressão, pode ter humor deprimido e/ou perda de interesse ou prazer nas suas atividades habituais, também pode experimentar um ou mais dos seguintes sintomas: aumento ou perda significativa de peso sem dieta, alterações do sono, inquietude, apatia, perda de energia, sentimentos de inutilidade, sentimentos de excessiva ou injustificada culpa ou perda de concentração.
2. O que precisa saber antes de começar a tomar Manerix
Não tome Manerix
- Se é alérgico ao princípio ativo ou a algum dos outros componentes deste medicamento (incluídos na secção 6).
- Se está a tomar medicamentos que contenham selegilina (medicamento utilizado na doença de Parkinson), bupropion (medicamento utilizado no desabituação do tabaco), triptanos (medicamentos utilizados nas enxaquecas), petidina e tramadol (medicamentos utilizados para aliviar a dor), dextrometorfano (medicamento para aliviar a tos), linezolida (antibiótico).
- Se sofre de estado de confusão agudo.
Este medicamento não deve ser utilizado em crianças.
Consulte o seu médico se não tiver certeza do que está indicado.
Advertências e precauções
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a tomar Manerix
- Se apresenta uma depressão com excitação ou agitação, embora o seu médico possa considerar adequado prescrever-lhe, além disso, um medicamento sedante ou tranquilizante durante não mais de 2-3 semanas.
- Se padece esquizofrenia ou alterações esquizofrénicas, porque pode agravar esses sintomas.
- Informa ao seu médico se a resposta a alguma das seguintes perguntas for afirmativa:
Padece problemas de fígado?
Padece hipertireoidismo ou feocromocitoma (uma doença das glândulas suprarrenais)?
Padece alguma outra doença?
Tem alergias?
- Se está a tomar um produto que contenha erva-de-São-João, porque pode aumentar os efeitos adversos.
- Se está a tomar outros medicamentos antidepressivos que aumentem os níveis de serotonina, (ver “Outros medicamentos e Manerix”).
- Se está a tomar buprenorfina, e lhe foi prescrito este medicamento, consulte o seu médico, porque pode provocar síndrome serotoninérgico, uma doença potencialmente mortal (ver “Outros medicamentos e Manerix”).
- Se tem pensamentos suicidas ou de autolesão. A depressão está associada a um risco aumentado de pensamentos suicidas, autolesão e suicídio. Este risco pode persistir até que se produza uma melhoria da doença. Uma vez que, desde o início do tratamento com Manerix, podem passar semanas até alcançar essa melhoria, o seu médico fará um acompanhamento cuidadoso durante esse tempo.
Entre em contacto com o seu médico ou dirija-se imediatamente ao hospital no momento em que tiver qualquer pensamento de autolesão ou de suicídio.
- Se sente que apresenta hiperatividade, aumento da fala, delírios de grandeza ou sente impulsos temerários, acuda imediatamente ao médico.
Pode ser útil que comente a um parente ou amigo próximo que se encontra deprimido. Pode pedir-lhes que lhe digam se notam que a sua depressão está a piorar, ou se estão preocupados com mudanças no seu comportamento.
Pessoas de idade avançada:
Não é preciso modificar a dose no caso de pessoas de idade avançada.
Crianças e adolescentes:
Não utilizar em crianças, porque não existe experiência clínica suficiente neste grupo de pacientes.
Outros medicamentos e Manerix
Informa ao seu médico ou farmacêutico se está a utilizar, utilizou recentemente ou possa ter que utilizar qualquer outro medicamento.
Este medicamento pode influir sobre a ação de outros medicamentos (interação). Por esta razão, informa ao seu médico sobre os medicamentos que está a utilizar e não utilize qualquer medicamento sem informar o médico antes.
- Pode potenciar o efeito dos opiáceos (incluindo, morfina, dextropropoxifeno, fentanil ou codeína), pelo que pode ser necessário ajustar a dose desses medicamentos.
- Não tome este medicamento junto com selegilina (medicamento utilizado na doença de Parkinson), bupropion (medicamento utilizado no desabituação do tabaco), triptanos (medicamentos utilizados nas enxaquecas), petidina e tramadol (medicamentos utilizados para aliviar a dor), dextrometorfano (composto que pode fazer parte de alguns medicamentos antigripais ou antitussígenos), linezolida (antibiótico).
- A cimetidina aumenta o efeito de Manerix. Por isso, a dose habitual de Manerix será aproximadamente a metade se estiver a tomar o medicamento mencionado.
- O efeito dos agentes simpaticomiméticos (medicamentos para o tratamento do asma) pode ser aumentado e prolongado pela administração concomitante com Manerix.
- Manerix aumenta os níveis no sangue dos medicamentos que utilizam o CYP2C19 para o seu metabolismo, como são omeprazol (medicamento utilizado no tratamento da úlcera gástrica), fluoxetina, fluvoxamina (medicamentos utilizados na depressão).
- Se está a tomar Manerix juntamente com medicamentos que aumentem a serotonina (como são outros antidepressivos ou a buprenorfina, em particular combinações de vários medicamentos) ou erva-de-São-João, deve vigiar que não aparecem sinais como: contrações musculares rítmicas involuntárias, incluindo os músculos que controlam o movimento dos olhos, agitação, alucinações, coma, suor excessivo, tremores, exageração dos reflexos, aumento da tensão muscular, temperatura corporal superior a 38 ºC. Entre em contacto com o seu médico se sofrer esses sintomas.
- Se está a tomar sibutramina (medicamento para tratar a obesidade) pode aumentar o efeito produzido por Manerix.
Uso de Manerix com alimentos, bebidas e álcool
O seu médico adverti-lo-á que deve evitar a ingestão de quantidades excessivas de certos alimentos (tais como queijo curado). Siga cuidadosamente as instruções do seu médico.
Gravidez, lactação e fertilidade
Se está grávida ou em período de lactação, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento.
As mulheres em período de lactação devem consultar o seu médico antes de tomar este medicamento, porque a moclobemida passa em pequena quantidade para o leite materno. O seu médico decidirá se pode tomar Manerix enquanto estiver a amamentar o seu bebé.
Condução e uso de máquinas
Em geral, Manerix não costuma modificar a capacidade de reação. No entanto, durante o tratamento com Manerix pode sentir-se sonolento ou mareado. Não conduza nem maneje ferramentas ou máquinas até que saiba como lhe afeta o tratamento com Manerix.
Manerix contém lactosa
Este medicamento contém lactosa. Se o seu médico lhe indicou que padece uma intolerância a certos açúcares, consulte com ele antes de tomar este medicamento.
3. Como tomar Manerix
Lembre-se de tomar o seu medicamento.
Siga exatamente as instruções de administração deste medicamento indicadas pelo seu médico. Em caso de dúvida, consulte novamente o seu médico ou farmacêutico.
Recomenda-se tomar Manerix após as refeições e engolir os comprimidos, sem os mastigar, com água ou outra bebida não alcoólica.
A dose recomendada no início do tratamento é de 2 comprimidos (300 mg) de moclobemida por dia, dividida em duas doses separadas.
Os comprimidos apresentam uma ranhura, de modo que resulta muito simples dividi-los em duas metades.
Na maioria dos casos, os primeiros sinais de eficácia são apreciados durante as duas primeiras semanas de tratamento. A partir de então, o seu médico pode aumentar ou reduzir a dose se considerar necessário. A dose total diária de Manerix 150 mg é de 2 a 4 comprimidos (300 a 600 mg). Cada dose individual será, portanto, de 1 a 2 comprimidos.
Pacientes com alterações hepáticas
Se tem um problema hepático, o seu médico pode dar-lhe uma dose mais baixa e controlar a resposta ao tratamento.
Nunca mude a dose por sua conta. Se considera que o efeito do medicamento é demasiado fraco ou demasiado forte, fale com o seu médico. É muito importante que mantenha periodicamente informado o seu médico sobre como se sente.
O seu médico é quem melhor sabe quando deve deixar de tomar Manerix. A duração do tratamento varia muito de uma pessoa para outra, e é o médico quem decide quando terminar o tratamento. Até ao momento, não se descreveram sintomas de dependência nem de retirada.
Mais tarde, pode voltar a tomar Manerix se o seu médico lho prescrever novamente.
Se tomar mais Manerix do que deve
Os sintomas de sobredose incluem agitação progressiva, agressividade, alteração no comportamento e irritação gastrointestinal.
Em caso de sobredose ou ingestão acidental, consulte imediatamente o seu médico ou farmacêutico, ou dirija-se ao hospital mais próximo ou ligue para o Serviço de Informação Toxicológica, telefone (91) 562 04 20, indicando o medicamento e a quantidade ingerida.
Se esquecer de tomar Manerix
Não tome uma dose dupla para compensar as doses esquecidas.
Se interromper o tratamento com Manerix
Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
4. Efeitos adversos possíveis
Como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Em função da sua frequência, os efeitos adversos são os seguintes:
Muito frequentes (ocorrem em mais de 1 de cada 10 pessoas):
Distúrbios do sono, tonturas, dor de cabeça, secura da boca, náuseas.
Frequentes (ocorrem em mais de 1 de cada 100 pessoas e menos de 1 de cada 10 pessoas)
Agitação, ansiedade, inquietude, formigamento (parestesia), diminuição da tensão arterial, vómitos, diarreia, constipação, erupção cutânea (exantema), irritabilidade.
Pouco frequentes (ocorrem em mais de 1 de cada 1.000 pessoas e menos de 1 de cada 100 pessoas)
Ideias suicidas, estados confusionais, alterações do gosto (disgeusia), alterações visuais, rubor, edema, prurido, urticária, sensação geral de cansaço (astenia).
Raros (ocorrem em mais de 1 de cada 10.000 pessoas e menos de 1 de cada 1.000 pessoas)
Diminuição do apetite, diminuição de sódio no sangue, comportamentos suicidas, alucinação, síndrome serotoninérgico (na administração conjunta com outros antidepressivos), aumento das enzimas hepáticas.
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los diretamente através do Sistema Español de Farmacovigilancia de Medicamentos de Uso Humano: https://www.notificaRAM.es. Mediante a comunicação de efeitos adversos, pode contribuir para proporcionar mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Manerix
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Conservar no embalagem original.
Não requer condições especiais de conservação.
Não utilize este medicamento após a data de validade que aparece no envase após CAD ou EXP. A data de validade é o último dia do mês que se indica.
Os medicamentos não devem ser jogados nos esgotos nem na lixeira. Deposite os envases e os medicamentos que não precisa no Ponto SIGRE da farmácia. Pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que já não precisa. Dessa forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informação adicional
Composição de Manerix 150 mg
- O princípio ativo de Manerix 150 mg é moclobemida. Cada comprimido contém 150 mg de moclobemida.
- Os outros componentes dos comprimidos são: lactosa monohidrato, amido de milho, povidona, carboximetilamido sódico (de batata), estearato de magnésio, etilcelulosa, macrogol 6000, hipromelosa, talco e os corantes dióxido de titânio (E 171) e óxido de ferro amarelo (E 172).
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Manerix 150 mg apresenta-se em caixas contendo 30 ou 100 comprimidos revestidos.
Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação
Titular:
Viatris Healthcare Limited
Damastown Industrial Park
Mulhuddart, Dublín 15
Dublín
Irlanda
Responsável pela fabricação:
CENEXI SAS
Rue Marcel e Jacques Gaucher, 52
Fontenay Sous Bois
França
ou
MEDA Pharma GmbH & Co. KG
Benzstrasse 1
61352 Bad Homburg
Alemanha
ou
Mylan Hungary Kft.
H-2900 Komárom
Mylan utca 1
Hungria
Pode solicitar mais informações sobre este medicamento dirigindo-se ao representante local do titular da autorização de comercialização:
Viatris Pharmaceuticals, S.L.
C/ General Aranaz, 86
28027 - Madrid
Espanha
Data da última revisão deste prospecto:janeiro 2023
A informação detalhada deste medicamento está disponível na página web da Agência Española de Medicamentos y Productos Sanitarios (AEMPS) (https://www.aemps.gob.es/)
- País de registo
- Preço médio em farmácia5.18 EUR
- Substância ativa
- Requer receita médicaSim
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a MANERIX 150 COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULAForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 300 mgSubstância ativa: moclobemideFabricante: Viatris Healthcare LimitedRequer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 15 mgSubstância ativa: mirtazapineFabricante: Laboratorios Alter S.A.Requer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 30 mgSubstância ativa: mirtazapineFabricante: Laboratorios Alter S.A.Requer receita médica
Médicos online para MANERIX 150 COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para MANERIX 150 COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.