SARCOP 50 MG/G CREME
Como utilizar SARCOP 50 MG/G CREME
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o utilizador
Sarcop 50 mg/g Creme
Permetrina
Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a usar este medicamento, porque contém informações importantes para si.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
- Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.
- Este medicamento foi prescrito apenas para si, e não deve dá-lo a outras pessoas, mesmo que tenham os mesmos sintomas que si, porque pode prejudicá-las.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver seção 4.
Conteúdo do prospecto
- O que é Sarcop Creme e para que é utilizado
- O que precisa saber antes de começar a usar Sarcop Creme
- Como usar Sarcop Creme
- Posíveis efeitos adversos
- Conservação de Sarcop Creme
- Conteúdo do envase e informação adicional
1. O que é Sarcop Creme e para que é utilizado
Contém como princípio ativo permetrina, uma substância antiparasitária eficaz contra vários parasitas, como Sarcoptes scabiei, que é um ácaro e é o causador da escabiose ou sarna.
Sarcop está indicado no tratamento local das infestações de escabiose ou sarna (doença da pele).
2. O que precisa saber antes de começar a usar Sarcop Creme
Não use Sarcop
- Se for alérgico à permetrina, a outras piretrinas, tanto sintéticas como naturais, ou a algum dos outros componentes deste medicamento (incluídos na seção 6).
Advertências e precauções
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a usar Sarcop.
- A sarna geralmente está acompanhada de coceira, inchaço e vermelhidão da pele ou eritema. O tratamento com Sarcop pode aumentar temporariamente estes sintomas, embora estas manifestações geralmente desapareçam com a eliminação da sarna, possam continuar durante um período de cerca de 2 a 4 semanas, porque é uma reação de hipersensibilidade; se persistirem por mais tempo, deve procurar um médico.
- Se sabe que é alérgico aos crisantemos ou a outras plantas da família das compostas, apenas use Sarcop após conversar com o seu médico.
- Este medicamento é utilizado em uma única aplicação, apenas se procederá a outra aplicação se o seu médico a prescrever.
- Recomenda-se aos cuidadores o uso de luvas para a aplicação do creme.
- Evite o contacto de Sarcop com os olhos. Se ocorrer contacto, deve lavar imediatamente os olhos com abundante água.
- Não aplique sobre feridas nem mucosas (como dentro do nariz, da boca ou da vagina) nem em caso
de irritação persistente da pele.
Crianças até 23 meses de idade
Não use Sarcop em recém-nascidos e lactentes menores de 2 meses, a menos que o seu médico
o indique. Não há experiência adequada em lactentes. O tratamento para crianças até
23 meses apenas deve ser administrado sob estreita supervisão médica.
Outros medicamentos e Sarcop
Informa ao seu médico ou farmacêutico se está utilizando, utilizou recentemente ou pode ter que utilizar qualquer outro medicamento.
Não são conhecidas interações com outros medicamentos.
Gravidez, lactação e fertilidade
Se estiver grávida ou em período de lactação, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento.
Não existe experiência em mulheres grávidas, por isso Sarcop apenas deve ser usado na gravidez quando o médico o recomendar por ser estritamente necessário.
Não se sabe se este medicamento passa para o leite materno, por isso o médico decidirá se é necessário interromper a lactação ou interromper o tratamento com Sarcop, tendo em conta o benefício da lactação para o bebê e o benefício do tratamento para a mãe.
Condução e uso de máquinas
Sarcop não afeta a sua capacidade para conduzir ou manejar máquinas.
Sarcop contém álcool cetoestearílico, ricinoleato de macroglicerol (óleo de rícino polioxietilenado) e sulfato de cetearila sódico, e parahidroxibenzoato de propilo (E216), de etilo (E214), de metilo (E218) e de butilo e propilenoglicol
Este medicamento pode causar reações na pele porque contém óleo de rícino polioxietilenado.
Este medicamento pode produzir reações locais na pele (como dermatite de contato) porque contém álcool cetoestearílico.
Pode produzir reações alérgicas (possivelmente retardadas) porque contém parahidroxibenzoato de propilo, etilo, metilo e butilo.
Este medicamento contém 40 mg de propilenoglicol em cada 1 g de creme. O propilenoglicol pode provocar irritação na pele. Não utilize este medicamento em bebês menores de 4 semanas com feridas abertas ou grandes áreas de pele danificada (como queimaduras) sem consultar antes com o seu médico ou farmacêutico.
3. Como usar Sarcop Creme
Siga exatamente as instruções de administração deste medicamento indicadas pelo seu médico. Em caso de dúvida, consulte novamente o seu médico ou farmacêutico.
Uso cutâneo.
Um único tubo normalmente é suficiente para um tratamento normal.
A dose recomendada é:
Adultos e crianças maiores de 2 meses: cerca de 30 gramas de creme geralmente são suficientes para uma aplicação.
Uso em crianças
Não aplique Sarcop em crianças menores de dois meses. (Ver seção 2).
O medicamento deve ser aplicado da forma que se indica abaixo.
Evite que as crianças chupem o creme das suas mãos. Em caso necessário, aconselha-se o uso de luvas em crianças.
Uso em maiores de 65 anos
Não são necessárias precauções especiais nem ajuste da dose em pessoas maiores de 65 anos.
Modo de emprego:
Aplique Sarcop Creme por todo o corpo, em camada fina desde a parte mais baixa do pescoço até a ponta dos pés, não aplicando na face nem na cabeça. As crianças e idosos às vezes podem ser afetados no couro cabeludo e face, neste caso deve aplicar o creme também no couro cabeludo, pescoço, testa e têmporas.
Insista com especial cuidado ao aplicar o medicamento nas zonas mais afetadas pela doença, como os espaços entre os dedos, as palmas e as plantas das mãos e dos pés, as axilas e as virilhas, testículos e sulco anal (evitando sempre as mucosas, tanto genital como anal). Tenha em conta que as unhas podem conter os parasitas que causaram a sarna ou seus ovos, porque podem ter sido arrastados ao coçar, por isso também deve aplicar creme nelas.
Evite o contacto de Sarcop com os olhos, mucosas e zonas sensíveis da pele e feridas.
Deve fazer-se uma única aplicação e não banhar ou duchar até que passem pelo menos 12 horas desde a aplicação do creme, podendo-se então duchar ou banhar. Recomenda-se a utilização de água morna para se lavar.
Tenha em conta que a coceira pode continuar após o tratamento da sarna, devido a um excesso de sensibilidade. Esta coceira irá desaparecendo lentamente.
Tenha a precaução de mudar cada dia a roupa, tanto de vestir como a de cama, para evitar voltar a infectar-se. A roupa pode ser lavada de forma normal na lavadora. Deve ter em conta o possível contágio da sarna entre os membros da família.
Recomenda-se que consulte o médico para revisão às 2 ou 4 semanas do tratamento.
Se usar mais Sarcop do que deve
Se utilizou Sarcop mais do que deve ou em caso de ingestão acidental, consulte imediatamente o seu médico ou farmacêutico ou ligue para o Serviço de Informação Toxicológica, telefone 91 562 04 20, indicando o medicamento e a quantidade utilizada, ou acuda a um centro médico.
Em caso de ingestão acidental de Sarcop, recomenda-se o lavagem gástrica e medidas de tipo geral.
Se esquecer de usar Sarcop
Não use uma dose dupla para compensar as doses esquecidas.
Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
4. Posíveis efeitos adversos
Como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Foram relatados casos de pacientes com coceira e/ou irritação que continuou durante duas semanas. No caso de que durasse mais tempo, seria necessário consultar com o médico que estabeleceu o tratamento.
Foram detectados muito frequentemente (podem afetar mais de 1 de cada 10 pessoas) sintomas como queimadura e coceira transitória após a aplicação. Também coceira em momentos distintos após a aplicação e vermelhidão, entorpecimento.
Frequentemente: sensações na pele (parestesias) como formigamento, picadas, sensação de ardor na pele.
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los diretamente através do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de Medicamentos de Uso Humano: https://www.notificaram.es
. Mediante a comunicação de efeitos adversos, pode contribuir para fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Sarcop Creme
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não requer condições especiais de conservação.
Não utilize este medicamento após a data de validade que aparece no envase após CAD. A data de validade é o último dia do mês que se indica.
Os medicamentos não devem ser jogados nos esgotos nem na lixeira. Deposite os envases e os medicamentos que não precisa no Ponto SIGRE da farmácia. Em caso de dúvida, pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que não precisa. Dessa forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informação adicional
Composição de Sarcop
-O princípio ativo é permetrina. Cada grama de creme contém 50 mg de permetrina (5%).
-Os demais componentes (excipientes) são: álcool cetoestearílico, ricinoleato de macroglicerol, sulfato de cetearila sódico, água desionizada, óleo de vaselina, propilenoglicol, e parahidroxibenzoato de propilo (E216), de etilo (E214), de metilo (E218), de butilo, e fenoxietanol.
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Sarcop apresenta-se em forma de creme, que é homogêneo, branco, fácil de espalhar e liso.
Tubo de alumínio contendo 40 ou 70 g de creme, de acordo com a apresentação.
Titular da autorização de comercialização e Responsável pela fabricação
Titular da autorização de comercialização
Unipharma, S.A.
Rua Lagasca, 26
28001 Madrid
Responsável pela fabricação
Indústria Química e Farmacêutica VIR, S.A.
Rua Laguna 66-68-70, Polo Industrial Urtinsa II
28923 - Alcorcón (Madrid)
LABORATÓRIOS BOHM, S.A.
Rua Molinaseca, 23, Polo Industrial Cobo Calleja
28947 - Fuenlabrada (Madrid)
Data da última revisão deste prospecto: Abril 2024
A informação detalhada deste medicamento está disponível na página web da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) http://www.aemps.es/
- País de registo
- Preço médio em farmácia9.73 EUR
- Substância ativa
- Requer receita médicaSim
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a SARCOP 50 MG/G CREMEForma farmacêutica: CREME, 5 g de permetrina / 100 gSubstância ativa: permethrinFabricante: Galenicum Derma S.L.U.Requer receita médica
Médicos online para SARCOP 50 MG/G CREME
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para SARCOP 50 MG/G CREME — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.