DUPROST 0,5 mg/0,4 mg CÁPSULAS DURAS
Como utilizar DUPROST 0,5 mg/0,4 mg CÁPSULAS DURAS
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o paciente
Duprost 0,5 mg/0,4 mg cápsulas duras EFG
Dutasterida/hidrocloruro de tamsulosina
Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a tomar este medicamento, porque contém informações importantes para si.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
- Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.
- Este medicamento foi prescrito apenas para si, e não deve dá-lo a outras pessoas, mesmo que tenham os mesmos sintomas que si, porque pode prejudicá-las.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver seção 4.
Conteúdo do prospecto
- O que é Duprost e para que é utilizado
- O que precisa saber antes de começar a tomar Duprost
- Como tomar Duprost
- Possíveis efeitos adversos
- Conservação de Duprost
- Conteúdo do envase e informação adicional
1. O que é Duprost e para que é utilizado
Este medicamento é utilizado em homens para tratar a próstata aumentada de tamanho(hiperplasia benigna de próstata)- um crescimento não cancerígeno da próstata causado por produzir em excesso uma hormona chamada dihidrotestosterona.
Duprost é uma combinação de dois medicamentos diferentes denominados dutasterida e tamsulosina. A dutasterida pertence ao grupo de medicamentos denominados inibidores da enzima5-alfa reductasae a tamsulosina pertence ao grupo de medicamentos denominados alfa bloqueantes.
(retenção aguda de urina). Isso requer tratamento médico imediato. Em algumas ocasiões, pode ser necessária a cirurgia para reduzir o tamanho da próstata ou para removê-la.
A dutasterida faz com que a produção de dihidrotestosterona diminua e isso ajuda a reduzir o tamanho da próstata e a aliviar os sintomas. Isso reduzirá o risco de retenção aguda de urina e a necessidade de cirurgia. A tamsulosina atua relaxando os músculos da próstata, tornando mais fácil urinar e melhorando rapidamente os sintomas.
2. O que precisa saber antes de começar a tomar Duprost
Não tomeDuprost
- se é uma mulher (porque este medicamento é apenas para homens)
- se é um menino ou adolescente menor de 18 anos de idade
- se é alérgico à dutasterida, a outros inibidores da enzima 5-alfa reductasa, à tamsulosina, à soja, ao amendoim ou a algum dos outros componentes deste medicamento (incluídos na seção 6)
- se tem a tensão arterial baixa, o que o faz sentir tontura, vertigens ou desmaios (hipotensão ortostática)
- se padece alguma doença grave do fígado.
- este medicamento contém lecitina de soja, que pode conter óleo de soja. Não deve ser utilizado em caso de alergia ao amendoim ou à soja.
Se pensa que sofre alguma dessas situações, não tome este medicamento até que o tenha consultado com o seu médico.
Advertências e precauções
Consulte o seu médico antes de começar a tomar este medicamento.
- Em alguns estudos clínicos, houve um número maior de pacientes que tomaram dutasterida e outro medicamento chamado alfa bloqueante, como tamsulosina, que experimentaram insuficiência cardíaca em comparação com os pacientes que tomaram apenas dutasterida ou apenas um alfa bloqueante. Insuficiência cardíaca significa que o seu coração não bombeia o sangue como deve.
- Certifique-se de que o seu médico sabe se tem problemas de fígado. Se tem alguma doença que afete o seu fígado, pode precisar de alguma revisão adicional durante o tratamento com dutasterida/tamsulosina.
- Certifique-se de que o seu médico sabe se tem problemas graves nos rins.
- Cirurgia de cataratas (cristalino opaco).Se vai operar-se de cataratas, o seu médico pode pedir-lhe que deixe de tomar dutasterida/tamsulosina durante um tempo antes da operação. Antes da operação, avise o seu oftalmologista de que está tomando dutasterida/tamsulosina ou tamsulosina (ou se os tomou anteriormente). O seu especialista precisará tomar as precauções adequadas para evitar complicações durante a operação.
- As mulheres, os meninos e os adolescentes devem evitar o contato com as cápsulas rotas de dutasterida/tamsulosina, porque o princípio ativo pode ser absorvido através da pele. Se houver qualquer contato com a pele, a zona afetada deveser lavada imediatamentecom água e sabão.
- Use preservativo nas suas relações sexuais. A dutasterida foi encontrada no sêmen dos homens que tomam dutasterida/tamsulosina. Se a sua parceira está grávida ou acredita que possa estar, deve evitar que ela esteja exposta ao seu sêmen, porque a dutasterida pode afetar o desenvolvimento normal do bebê varão. A dutasterida provoca diminuição do recuento de espermatozoides, da sua mobilidade e do volume do sêmen. Isso pode reduzir a sua fertilidade.
- Dutasterida/tamsulosina afeta a análise de PSA no soro(antígeno prostático específico) que é utilizada algumas vezes para detectar o cancro da próstata. O seu médico ainda pode utilizar este teste para detectar o cancro da próstata, embora deva conhecer este efeito. Se lhe for realizada uma análise de sangue para determinar o seu PSA, informe o seu médico de que está tomando dutasterida/tamsulosina.
Os homens em tratamento com dutasterida/tamsulosina devem ter um controlo regular do seu PSA.
- Em um estudo clínico realizado em homens com risco aumentado de sofrer cancro da próstata, os homens que tomaram dutasterida apresentaram com maior frequência um tipo de cancro da próstata gravedo que os que não tomaram dutasterida. O efeito da dutasterida sobre este tipo grave de cancro da próstata não está claro.
- Dutasterida/tamsulosina pode causar aumento do tamanho da mama e dor à palpação.Se isso o incomoda, ou se nota bultos na mama ou secreção do mamilo, consulte o seu médico, porque estes cambios podem ser sinais de uma doença grave, como o cancro da mama.
- Mudanças do estado de ânimo e depressão. Foram comunicados estado de ânimo deprimido, depressão e, com menor frequência, pensamentos suicidas em pacientes tratados com outro medicamento do mesmo grupo terapêutico (inibidor da 5-alfa-reductasa) por via oral. Se experimenta algum destes sintomas, contacte o seu médico para obter aconselhamento médico adicional o mais rápido possível.
Se tiver alguma dúvida relacionada com a tomada deste medicamento, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
Uso de Dutasterida/tamsulosina com outros medicamentos
Informa o seu médico ou farmacêutico se está tomando, tomou recentemente ou pode ter que tomar qualquer outro medicamento.
Não tome dutasterida/tamsulosina com estes medicamentos:
- outros alfa bloqueantes (para a próstata aumentada de tamanho ou a tensão arterial alta).
Não se recomenda tomar dutasterida/tamsulosina com estes medicamentos:
- cetoconazol (utilizado para tratar infecções provocadas por fungos).
Certos medicamentos podem interagir com dutasterida/tamsulosina, o que pode favorecer que você experimente efeitos adversos. Alguns destes medicamentos são:
- inibidores da enzima PDE5 (utilizados para alcançar ou manter uma ereção) como vardenafilo, citrato de sildenafilo e tadalafilo
- verapamil ou diltiazem (para a tensão arterial elevada)
- ritonavir ou indinavir (para a SIDA)
- itraconazol ou cetoconazol (para infecções causadas por fungos)
- nefazodona (um antidepressivo)
- cimetidina (para a úlcera de estômago)
- warfarina (para a coagulação do sangue)
- eritromicina (um antibiótico utilizado para tratar infecções)
- paroxetina (um antidepressivo)
- terbinafina (utilizada para tratar infecções causadas por fungos)
- diclofenaco (usado para tratar a dor e a inflamação).
Informe o seu médico se está tomando algum destes medicamentos.
Gravidez, lactação e fertilidade
As mulheres não devem tomareste medicamento.
As mulheres que estejam grávidas (ou possam estar) devem evitar o contato com as cápsulas rotas. A dutasterida é absorvida através da pele e pode afetar o desenvolvimento normal do bebê varão. Este risco é especialmente importante nas primeiras 16 semanas da gravidez.
Use preservativo nas suas relações sexuais.A dutasterida foi encontrada no sêmen dos homens que tomam dutasterida/tamsulosina. Se a sua parceira está grávida ou acredita que possa estar, deve evitar que ela esteja exposta ao seu sêmen.
Foi demonstrado que dutasterida/tamsulosina diminui o recuento de espermatozoides, da sua mobilidade e do volume do sêmen. Isso pode reduzir a sua fertilidade.
Consulte o seu médico se uma mulher grávida esteve em contato com dutasterida/tamsulosina.
Condução e uso de máquinas
Algumas pessoas podem sofrer tonturas durante o tratamento com dutasterida/tamsulosina, pelo que pode afetar a sua capacidade para conduzir ou manejar máquinas de forma segura.
Não conduza nem maneje máquinas se se sentir afetado desta forma.
Duprost contém lecitina de soja
Este medicamento contém lecitina de soja. Não deve ser utilizado em caso de alergia ao amendoim ou à soja.
Este medicamento contém 299,46 mg de propilenglicol monocaprilato (E1520) em cada cápsula, o que equivale a 4,27 mg/kg.
3. Como tomar Duprost
Siga exatamente as instruções de administração deste medicamento indicadas pelo seu médico ou farmacêutico. Se não tomar este medicamento de forma regular, o controlo dos seus níveis de PSA pode ser afetado. Em caso de dúvida, consulte novamente o seu médico ou farmacêutico.
Que dose deve tomar
A dose recomendada é de uma cápsula uma vez ao dia,30 minutos após a mesma refeição cada dia.
Como tomar
As cápsulas devem ser engolidas inteiras, com água. Não mastigue nem abra as cápsulas. O contato com o conteúdo das cápsulas pode irritar a sua boca ou garganta.
Se tomar mais Duprost do que deve
Em caso de sobredose ou ingestão acidental, consulte imediatamente o seu médico ou farmacêutico ou ligue para o Serviço de Informação Toxicológica, telefone: 91 562 04 20, indicando o medicamento e a quantidade ingerida.
Se esquecer de tomar Duprost
Não tome uma dose dupla para compensar as doses esquecidas. Tome a próxima dose à hora habitual.
Não interrompa o tratamento de Duprost sem aconselhamento
Não interrompa o tratamento com dutasterida/tamsulosina sem consultar antes o seu médico.
Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
4. Possíveis efeitos adversos
Como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Reação alérgica
Os sintomas de uma reação alérgica podem incluir:
- erupção cutânea(que pode picar)
- habões(como uma urticária)
- inchação dos párpados, cara, lábios, braços ou pernas
Contacte o seu médico imediatamente se experimentar algum destes sintomas e deixe detomar este medicamento.
Tontura, vertigens e desmaios
Dutasterida/tamsulosina pode causar tontura, vertigens e, em raras ocasiões, desmaios. Deve ter precaução quando se levantar rapidamente após estar sentado ou deitado, especialmente se tiver que se levantar durante a noite, até que saiba como este medicamento o afeta. Se se sentir tonto ou sofrer um vahído durante o tratamento, sente-se ou deite até que estes sintomas tenham desaparecido.
Reações graves na pele
Os sinais de reações graves na pele podem incluir:
- erupção disseminada com bolhas e descamação da pele, particularmente ao redor da boca, nariz, olhos e genitais(síndrome de Stevens-Johnson)
Contacte o seu médico imediatamente se tiver estes sintomas e deixe de tomar este medicamento.
Efeitos adversos frequentes(podem afetar até 1 de cada 10 pessoas)
- impotência (incapacidade para conseguir ou manter uma ereção)*
- instinto sexual (libido)diminuído*
- dificuldade na ejaculação,como uma diminuição na quantidade de sêmen liberado durante as relações sexuais*
- aumento do tamanho da mama e dor à palpação (ginecomastia)
- tontura.
- Em um número pequeno de pessoas, algum destes eventos adversos pode continuar após deixar de tomar este medicamento.
Efeitos adversos pouco frequentes(podem afetar até 1 de cada 100 pessoas)
- insuficiência cardíaca (o coração se torna menos eficiente para bombear o sangue pelo corpo. Isso pode causar sintomas como dificuldade para respirar, cansaço excessivo e inchação nos tornozelos e pernas)
- redução da pressão sanguínea ao levantar
- batimento cardíaco mais rápido do que o normal (palpitações)
- constipação, diarreia, vômitos, mal-estar (náuseas)
- fraqueza ou perda de força
- dor de cabeça
- coceira, congestão ou gotejamento nasal (rinite)
- erupção cutânea, habões, coceira
- perda de cabelo (geralmente do corpo) ou crescimento de cabelo
Efeitos adversos raros(podem afetar até 1 de cada 1.000 pessoas)
- inchação dos párpados, cara, lábios, braços ou pernas (angioedema)
- desfalecimento
Efeitos adversos muito raros(podem afetar até 1 de cada 10.000 pessoas)
- ereção prolongada e dolorosa do pênis (priapismo)
- reações graves na pele (síndrome de Stevens-Johnson)
Outros efeitos adversos
Foram produzidos outros efeitos adversos em um número reduzido de pacientes, mas não se conhece a sua frequência exata (a frequência não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis):
- batimento cardíaco anormal ou acelerado (arritmia ou taquicardia ou fibrilação auricular)
- dificuldade para respirar (dispnéia)
- depressão
- dor e inchação nos testículos
- sangramento nasal
- erupção cutânea grave
- mudanças na visão (visão borrosa ou problemas visuais)
- boca seca
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los diretamente através do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de medicamentos de Uso Humano https://www.notificaram.es. Mediante a comunicação de efeitos adversos, você pode contribuir para fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Duprost
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não utilize este medicamento após a data de validade que aparece no envase e no frasco após CAD. A data de validade é o último dia do mês que se indica.
Conservar abaixo de 25ºC. Utilizar no prazo de 90 dias após a primeira abertura do envase.
Os medicamentos não devem ser jogados nos esgotos nem na lixeira. Deposite os envases e os medicamentos que não precisa no Ponto SIGRE da farmácia. Em caso de dúvida, pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que não precisa. Desta forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informação adicional
Composição de Duprost
Cada cápsula contém0,5 mg de dutasterida e 0,4 mg de hidrocloruro de tamsulosina. Os demais componentes são:
- revestimento da cápsula dura: óxido de ferro preto (E172), óxido de ferro vermelho (E172), dióxido de titânio (E171), óxido de ferro amarelo (E172), gelatina (E441).
- cápsula mole de dutasterida: propilenglicol monocaprilato tipo II (E1520), butilhidroxitolueno (E321).
- revestimento da cápsula mole: gelatina (E441), glicerol (E422), dióxido de titânio (E171).
- grânulos de tamsulosina: copolímero do ácido metilacrílico e acrilato de etilo (1:1) dispersão 30 por cento (também contém polissorbato 80 e laurilsulfato de sódio), celulose microcristalina, dibutil sebacato, polissorbato 80, sílica coloidal hidratada, estearato de cálcio.
- tintas negras: goma laca, óxido de ferro preto (E172), propilenglicol (E1520), solução de amônia concentrada (E527), hidróxido de potássio (E525).
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Este medicamento é apresentado em cápsulas duras, oblongas, com corpo marrom e tampa bege gravadas com C001 em tinta preta.
Disponível em envases de 30 cápsulas.
Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação
Titular da autorização de comercialização
Kern Pharma, S.L.
Vênus, 72 – Pol. Ind. Colón II
08228 Terrassa – Barcelona
Espanha
Responsável pela fabricação
Laboratórios León Farma, S.A.
Polígono Industrial Navatejera
C/ La Vallina s/n
24193 Villaquilambre, León
Espanha
Data da última revisão deste prospecto: Agosto 2025
A informação detalhada e atualizada deste medicamento está disponível na página Web da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) http://www.aemps.gob.es
- País de registo
- Preço médio em farmácia20.15 EUR
- Substância ativa
- Requer receita médicaSim
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a DUPROST 0,5 mg/0,4 mg CÁPSULAS DURASForma farmacêutica: CÁPSULA, 0,5 mg/0,4 mgSubstância ativa: tamsulosin and dutasterideFabricante: Laboratorios Q Pharma S.L.Requer receita médicaForma farmacêutica: CÁPSULA, 0,5 mg/0,4 mgSubstância ativa: tamsulosin and dutasterideFabricante: Glaxosmithkline S.A.Requer receita médicaForma farmacêutica: CÁPSULA, 0,5 mg/0,4 mgSubstância ativa: tamsulosin and dutasterideFabricante: Gp Pharm S.A.Requer receita médica
Médicos online para DUPROST 0,5 mg/0,4 mg CÁPSULAS DURAS
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para DUPROST 0,5 mg/0,4 mg CÁPSULAS DURAS — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.