Bg pattern

FIRDAPSE 10 mg COMPRIMIDOS

Avaliação de receita online

Avaliação de receita online

Um médico irá avaliar o seu caso e decidir se a emissão de uma receita é clinicamente apropriada.

Fale com um médico sobre este medicamento

Fale com um médico sobre este medicamento

Discuta os seus sintomas e os próximos passos numa consulta expressa.

Esta página fornece informação geral. Para aconselhamento personalizado, consulte um médico. Em caso de sintomas graves, contacte os serviços de emergência.
About the medicine

Como utilizar FIRDAPSE 10 mg COMPRIMIDOS

Traduzido com IA

Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.

Mostrar original

Introdução

Prospecto: informação para o utilizador

FIRDAPSE 10 mg comprimidos

amifampridina

Este medicamento está sujeito a vigilância adicional, o que agilizará a detecção de nova informação sobre a sua segurança. Pode contribuir comunicando os efeitos adversos que possa ter. A parte final da secção 4 inclui informação sobre como comunicar estes efeitos adversos.

Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a tomar este medicamento, porque contém informação importante para si.

  • Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
  • Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.
  • Este medicamento foi-lhe prescrito apenas para si, e não deve dá-lo a outras pessoas, embora tenham os mesmos sinais de doença, porque pode prejudicá-las.
  • Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver secção 4.

Conteúdo do prospecto

  1. O que é FIRDAPSE e para que é utilizado
  2. O que precisa saber antes de começar a tomar FIRDAPSE
  1. Como tomar FIRDAPSE
  2. Possíveis efeitos adversos
  3. Conservação de FIRDAPSE
  4. Conteúdo do envase e informação adicional

1. O que é FIRDAPSE e para que é utilizado

FIRDAPSE é utilizado para o tratamento dos sinais de doença de uma doença dos nervos e dos músculos chamada síndrome miasténico de Lambert-Eaton ou SMLE em adultos. Trata-se de um distúrbio que afeta a transmissão de impulsos nervosos aos músculos, o que provoca fraqueza muscular. Pode associar-se a determinados tipos de tumores (forma paraneoplásica do SMLE) ou aparecer na ausência de tumores (forma não paraneoplásica do SMLE).

Nos pacientes que sofrem desta doença, não é liberada com normalidade uma substância química chamada acetilcolina, que transmite os impulsos nervosos aos músculos, e o músculo deixa de receber algumas ou todas as sinais nervosas.

FIRDAPSE actua aumentando a liberação de acetilcolina e ajuda o músculo a receber as sinais nervosas.

Doctor consultation

Não tem a certeza se este medicamento é adequado para si?

Discuta os seus sintomas e opções de tratamento com um médico online.

2. O que precisa saber antes de começar a tomar FIRDAPSE

Não tome FIRDAPSE

  • Se é alérgico à amifampridina ou a qualquer um dos outros componentes deste medicamento (incluídos na secção 6).
  • Se padece asma não controlada.
  • Se padece epilepsia.
  • Em combinação com medicamentos que possam alterar a actividade eléctrica do coração (prolongação do intervalo QT, detectável no electrocardiograma), como os seguintes:
    • Sultoprida (um fármaco indicado para o tratamento de certos distúrbios do comportamento nos adultos)
  • Medicamentos antiarrítmicos (p. ex., disopiramida)
  • Medicamentos para tratar problemas digestivos (p. ex., cisaprida, domperidona)
  • Medicamentos para tratar infecções: antibióticos (p. ex., rifampicina) e antifúngicos (p. ex., ketoconazol)
  • Em combinação com fármacos com uma dose terapêutica próxima à dose máxima segura.
  • Se nasceu com algum problema cardíaco (síndromes congénitos de QT).

Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Advertências e precauções

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a tomar FIRDAPSE.

Informa ao seu médico se tem

  • Asma.
  • Antecedentes de crises epilépticas (convulsões).
  • Problemas renais.
  • Problemas hepáticos.

O médico vigiará atentamente a sua resposta a FIRDAPSE e é possível que tenha que modificar a dose dos medicamentos que está a tomar. O médico vigiará além disso o seu coração no início do tratamento e posteriormente uma vez por ano.

Se tem SMLE mas não cancro, o seu médico fará uma avaliação minuciosa do possível risco de que sofra cancro com FIRDAPSE antes de iniciar o tratamento.

Informa a qualquer médico a quem consulte de que está a utilizar FIRDAPSE.

Suspenda o tratamento e consulte imediatamente o seu médico em caso de:

  • Crises epilépticas (convulsões).
  • Asma.

Toma de FIRDAPSE com outros medicamentos

Informa ao seu médico se está a tomar, tomou recentemente ou pode ter que tomar qualquer outro medicamento.

É possível que alguns medicamentos interajam com FIRDAPSE se forem tomados de forma conjunta. Os seguintes medicamentos não devem ser combinados com FIRDAPSE:

  • Medicamentos que podem alterar a actividade eléctrica do coração (prolongação do intervalo QT detectável no electrocardiograma), p. ex., sultoprida, disopiramida, cisaprida, domperidona, rifampicina e ketoconazol (ver “Não tome FIRDAPSE”).

É especialmente importante que informe ao seu médico se está a tomar algum dos seguintes medicamentos ou planeia começar a tomá-los:

  • Medicamentos contra a malária (p. ex., halofantrina e mefloquina).
  • Tramadol (um analgésico).
  • Antidepressivos: antidepressivos tricíclicos (p. ex., clomipramina, amoxapina), inibidores seletivos da recaptação de serotonina (p. ex., citalopram, dapoxetina) e antidepressivos atípicos (p. ex., bupropião).
  • Medicamentos para problemas mentais (p. ex., haloperidol, carbamazepina, clorpromazina, clozapina).
  • Medicamentos para tratar a doença de Parkinson: anticolinérgicos (p. ex., trihexilfenidilo, mesilato), inibidores da MAO-B (p. ex., selegilina, deprenil), inibidores da COMT (p. ex., entacapona).
  • Medicamentos para tratar as alergias: antihistamínicos (p. ex., terfenadina, astemizol, cimetidina).
  • Medicamentos para relaxar os músculos (p. ex., mivacurio, pipercurio, suxametonio), sedantes (p. ex., barbitúricos).

Gravidez e amamentação

Se está grávida ou em período de amamentação, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.

Não deve utilizar FIRDAPSE se está grávida. Terá que empregar um método anticonceptivo eficaz durante todo o tratamento. Se durante o tratamento descobre que se quedou grávida, informe ao seu médico imediatamente.

Desconhece-se se FIRDAPSE é excretado no leite materno humano. O senhor e o seu médico deverão analisar os riscos e benefícios de continuar a tomar FIRDAPSE durante a amamentação.

Condução e uso de máquinas

Este medicamento pode causar sonolência, tontura, crises epilépticas (convulsões) e visão borrosa, o que poderia afectar a sua capacidade para conduzir ou utilizar máquinas. Não conduza nem maneje máquinas se apresentar estes efeitos secundários.

3. Como tomar FIRDAPSE

Siga exactamente as instruções de administração deste medicamento indicadas pelo seu médico.

Em caso de dúvida, consulte de novo o seu médico ou farmacêutico.

O seu médico indicar-lhe-á a dose que deve tomar em função da intensidade dos seus sinais de doença e de determinados factores genéticos. Essa dose será adequada apenas para si.

A dose inicial é de 5 mg de amifampridina (meio comprimido) três vezes ao dia (ou seja, 15 mg ao dia). O seu médico poderá aumentar esta dose pouco a pouco, primeiro a 5 mg (meio comprimido) quatro vezes ao dia (ou seja, 20 mg ao dia). Posteriormente, o seu médico poderá seguir aumentando a sua dose diária total adicionando 5 mg (meio comprimido) ao dia, cada 4 ou 5 dias.

A dose máxima recomendada é de 60 mg ao dia (ou seja, um total de seis comprimidos que se tomarão a intervalos durante o dia). As doses diárias totais superiores a 20 mg devem ser divididas em duas a quatro tomadas independentes. Não poderão ser tomados mais de 20 mg em uma única dose (dois comprimidos).

Os comprimidos têm uma ranhura que permite parti-los ao meio. Os comprimidos devem ser engolidos com um pouco de água e tomados com alimentos.

Pacientes com problemas de fígado ou rim:

FIRDAPSE deve ser utilizado com precaução nos pacientes com problemas renais ou hepáticos. Recomenda-se uma dose inicial diária de 5 mg (meio comprimido) de FIRDAPSE nos pacientes com problemas renais ou hepáticos moderados ou graves. Nos pacientes com problemas renais ou hepáticos leves, recomenda-se uma dose inicial diária de 10 mg (5 mg duas vezes ao dia) de FIRDAPSE. Nestes pacientes, a dose de FIRDAPSE deve ser aumentada mais devagar do que nos pacientes sem problemas de fígado ou rim, com incrementos de 5 mg cada 7 dias. Se apresentar algum efeito adverso, consulte o seu médico, porque pode ter que deixar de aumentar a dose.

Se tomar mais FIRDAPSE do que deve

Se tomar mais FIRDAPSE do que devia, é possível que experimente vómitos ou dor de estômago. Se apresentar algum destes sinais de doença, contacte o seu médico ou farmacêutico imediatamente.

Se esquecer de tomar FIRDAPSE

Se esquecer de tomar FIRDAPSE, não tome uma dose dupla para compensar as doses esquecidas; continue a tomar o tratamento segundo as instruções que o médico lhe deu.

Se interromper o tratamento com FIRDAPSE

Se interromper o tratamento, pode apresentar sinais de doença como cansaço, lentidão de reflexos e prisão de ventre. Não interrompa o tratamento sem consultar o seu médico.

Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.

Medicine questions

Já começou a tomar o medicamento e tem dúvidas?

Discuta os seus sintomas e tratamento com um médico online.

4. Possíveis efeitos adversos

Como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.

Suspenda o tratamento e consulte imediatamente o seu médico em caso de:

  • Crises epilépticas (convulsões).
  • Asma.

Os efeitos adversos muito frequentes que podem afectar mais de 1 de cada 10 pessoas são:

  • Formigueiro e entorpecimento à volta da boca e nas extremidades (as mãos e os pés).
  • Redução do sentido do tacto ou das sensações.
  • Náuseas.
  • Tonturas.
  • Aumento da sudorese, suores frios.

Os efeitos adversos frequentes que podem afectar até 1 de cada 10 pessoas são:

  • Dor de estômago.
  • Mãos e pés frios.

Outros efeitos adversos são:

A intensidade e a incidência da maioria dos efeitos adversos dependem da dose que está a tomar. Também foram comunicados os seguintes efeitos adversos (a frequência não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis):

  • Síndroma de Raynaud (distúrbio circulatório que afeta os dedos das mãos e dos pés).
  • Diarréia.
  • Crises epilépticas (convulsões).
  • Tosse, muco excessivo ou viscoso nas vias respiratórias, crises de asma em pacientes asmáticos ou com antecedentes de asma.
  • Visão borrosa.
  • Alterações do ritmo cardíaco, batimentos rápidos ou irregulares (palpitações).
  • Fraqueza, cansaço, dor de cabeça.
  • Ansiedade, distúrbios do sono, sonolência.
  • Coreia (distúrbio do movimento), mioclonia (espasmos ou contrações musculares).
  • Elevação de certas enzimas hepáticas (transaminases) observada nos análises de sangue.

Comunicação de efeitos adversos

Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los directamente através do sistema nacional de notificação incluído no Apêndice V. Mediante a comunicação de efeitos adversos, pode contribuir para proporcionar mais informação sobre a segurança deste medicamento.

5. Conservação de FIRDAPSE

Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.

Não utilize este medicamento após a data de validade que aparece no envase após CAD/EXP. A data de validade é o último dia do mês que se indica.

Não conserve a uma temperatura superior a 30 °C. Conserve no embalagem original para protegê-lo da luz e da humidade.

Os medicamentos não devem ser deitados por os desgoues nem para o lixo. Pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que já não precisa. Desta forma, ajudará a proteger o meio ambiente.

6. Conteúdo do envase e informação adicional

Composição de FIRDAPSE

  • O princípio activo é a amifampridina. Cada comprimido contém fosfato de amifampridina equivalente a 10 mg de amifampridina.
  • Os outros componentes são celulose microcristalina, sílica coloidal anidra e estearato de cálcio.

Aspecto do produto e conteúdo do envase

Comprimido branco, redondo, plano por uma face e ranurado por outra.

Os comprimidos podem ser divididos em metades iguais.

Blísteres termoformados perfurados de dose unitária (folhas laminadas termoformadas de alumínio-PVC/PVDC) com 10 comprimidos.

Uma caixa contém 100 comprimidos em 10 tiras com 10 comprimidos cada uma.

Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação

Titular da autorização de comercialização:

BioMarin International Limited

Shanbally, Ringaskiddy

County Cork, P43 R298

Irlanda

Responsáveis pela fabricação:

EXCELLA GmbH & Co. KG

Nürnberger Strasse 12

90537 Feucht

Alemanha

BioMarin International Limited

Shanbally, Ringaskiddy, Co. Cork, P43 R298

Irlanda

Data da última revisão deste prospecto:MM/AAAA

Este medicamento foi autorizado em “circunstâncias excepcionais”.

Esta modalidade de aprovação significa que devido à rareza da sua doença não foi possível obter informação completa sobre este medicamento.

A Agência Europeia de Medicamentos reverá anualmente a informação nova sobre este medicamento que possa estar disponível e este prospecto será actualizado quando necessário.

A informação detalhada sobre este medicamento está disponível na página web da Agência Europeia de Medicamentos: http://www.ema.europa.eu.

Médicos online para FIRDAPSE 10 mg COMPRIMIDOS

Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para FIRDAPSE 10 mg COMPRIMIDOS — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.

5.0 (79)
Doctor

Sergey Ilyasov

Psiquiatria 7 years exp.

Dr. Sergey Ilyasov é neurologista e psiquiatra qualificado com ampla experiência, oferecendo consultas online para adultos e adolescentes. Combinando conhecimentos profundos em neurologia com uma abordagem psiquiátrica moderna, garante um diagnóstico preciso e tratamento eficaz para uma ampla variedade de condições que afetam a saúde física e mental.

O Dr. Ilyasov presta apoio profissional nos seguintes casos:

  • Dores de cabeça crónicas (enxaqueca, cefaleia tensional), dores nas costas, dor neuropática, tonturas, formigueiros nos membros, alterações na coordenação.
  • Perturbações de ansiedade (ataques de pânico, ansiedade generalizada), depressão (incluindo formas atípicas e resistentes ao tratamento), distúrbios do sono (insónias, hipersónia, pesadelos), stress, esgotamento.
  • Síndromes de dor crónica e sintomas psicossomáticos (por exemplo, síndrome do intestino irritável relacionado ao stress, distonia neurovegetativa).
  • Problemas de comportamento e dificuldades de concentração em adolescentes (incluindo PHDA, perturbações do espectro do autismo), tiques nervosos.
  • Défices de memória, fobias, perturbação obsessivo-compulsiva (POC), instabilidade emocional e apoio no pós-stress traumático (TEPT).

Graças à sua dupla especialização, o Dr. Ilyasov oferece um acompanhamento integrado e baseado em evidência científica para casos complexos que exigem uma abordagem multidisciplinar. As consultas online incluem diagnóstico detalhado, plano terapêutico individualizado (com opção de farmacoterapia e métodos psicoterapêuticos) e apoio de longo prazo adaptado às necessidades de cada paciente.

Marque uma consulta online com o Dr. Sergey Ilyasov e receba acompanhamento médico qualificado para melhorar o seu bem-estar.

Camera Marcar consulta online
€ 89
5.0 (6)
Doctor

Anastasiia Hladkykh

Psiquiatria 15 years exp.

Dra Anastasiia Hladkykh é médica psicoterapeuta e psicóloga com mais de 14 anos de experiência no tratamento de pessoas com dependências e no apoio a familiares. Presta consultas online para adultos, combinando uma abordagem médica com técnicas psicológicas práticas e orientação emocional centrada no paciente.

Motivos de consulta:

  • Dependências: álcool, drogas, jogo, relações codependentes, comportamentos compulsivos.
  • Acompanhamento de familiares de pessoas com dependências, correção de padrões aditivos no seio familiar, prolongamento dos períodos de remissão.
  • Saúde mental: depressão, perturbação bipolar, TOC, ansiedade, fobias, trauma, luto, stress migratório e outras situações emocionais complexas.
  • Psicoeducação: explicações acessíveis sobre diagnósticos, condições e planos terapêuticos.
Abordagem terapêutica:
  • Estilo direto, empático e centrado no bem-estar do paciente.
  • Evita medicação sempre que possível, mas prescreve quando clinicamente necessário.
  • Formação certificada em várias técnicas: TCC, PNL (nível mestre), hipnose ericksoniana, abordagem sistémica, terapia simbólica e arte-terapia.
  • Cada consulta resulta num plano de ação claro e personalizado.
Experiência profissional:
  • Membro da associação Gesundheitpraktikerin na Alemanha e da organização «Mit dem Sonne in jedem Herzen».
  • Mais de 18 artigos publicados em revistas científicas internacionais.
  • Voluntária com refugiados ucranianos e militares na clínica universitária de Regensburg.
Camera Marcar consulta online
€ 130
0.0 (3)
Doctor

Daria Portnova

Psiquiatria 31 years exp.

Dra. Daria Portnova é psiquiatra e psicoterapeuta com mais de 30 anos de experiência clínica. Atende adultos e adolescentes a partir dos 14 anos, através de consultas online em psiquiatria e psicoterapia.

Na sua prática, a Dra. Portnova acompanha pessoas com início de perturbações mentais, quadros psiquiátricos crónicos, sintomas psicóticos, estados relacionados com trauma e crises emocionais complexas. O seu trabalho é estruturado e focado na segurança, com ênfase na estabilização do estado, diagnóstico rigoroso e melhoria sustentada da qualidade de vida.

Os pacientes recorrem à Dra. Daria Portnova para:

  • crises existenciais e situações de vida complexas;
  • perda, luto e esgotamento emocional;
  • dificuldades relacionais, separações e divórcios;
  • traumas psicológicos e psiquiátricos, incluindo PTSD complexo (cPTSD);
  • perturbações de ansiedade: perturbação de ansiedade generalizada e perturbação de pânico;
  • ansiedade social e fobia social;
  • perturbação obsessivo-compulsiva (POC);
  • perturbações do sono;
  • perturbações depressivas;
  • perturbação bipolar;
  • perturbação esquizoafetiva;
  • esquizofrenia;
  • perturbações da personalidade.
A Dra. Portnova integra a avaliação psiquiátrica com uma abordagem psicoterapêutica. Utiliza métodos baseados na evidência científica, incluindo a terapia cognitivo-comportamental (TCC) e abordagens de terceira geração como ACT, FACT e CFT. As consultas focam-se numa compreensão clínica clara, recomendações práticas e acompanhamento continuado ao longo do tempo.
Camera Marcar consulta online
€ 110
5.0 (142)
Doctor

Taisiia Proida

Psiquiatria 7 years exp.

A Dra. Taisiia Proida é psiquiatra e terapeuta cognitivo-comportamental (TCC), além de membro da Associação Europeia de Psiquiatria. Realiza consultas online para adultos a partir dos 18 anos, combinando medicina baseada em evidências com uma abordagem personalizada no cuidado da saúde mental.

É especializada em consultas e acompanhamento de uma ampla gama de condições, incluindo:

  • Transtornos do humor: depressão, perturbação bipolar, depressão pós-parto.
  • Transtornos de ansiedade: ansiedade generalizada, TOC, ataques de pânico, fobias.
  • Perturbação de stress pós-traumático (PTSD) e PTSD complexo.
  • Perturbação de défice de atenção e hiperatividade (TDAH) e perturbações do espectro do autismo (PEA). A avaliação é realizada apenas após uma avaliação psiquiátrica inicial e numa consulta de seguimento.
  • Perturbações da personalidade e instabilidade emocional.
  • Ciclotimia e flutuações de humor.
  • Perturbações do espectro da esquizofrenia e condições associadas.

A Dra. Proida alia conhecimento clínico a uma abordagem empática, oferecendo apoio estruturado com base em práticas comprovadas. Integra técnicas da terapia cognitivo-comportamental com acompanhamento médico, com foco especial nos transtornos de ansiedade e depressivos.

Atende pacientes de diferentes países e contextos culturais, adaptando a comunicação e as recomendações às necessidades individuais. Com experiência em ensaios clínicos internacionais (Pfizer, Merck), valoriza clareza, confiança e uma colaboração ativa com cada paciente.

Camera Marcar consulta online
€ 120

Perguntas frequentes

É necessária receita para FIRDAPSE 10 mg COMPRIMIDOS?
FIRDAPSE 10 mg COMPRIMIDOS requires receita médica em Espanha. Pode confirmar com um médico online se este medicamento é adequado para o seu caso.
Qual é a substância ativa de FIRDAPSE 10 mg COMPRIMIDOS?
A substância ativa de FIRDAPSE 10 mg COMPRIMIDOS é amifampridine. Esta informação ajuda a identificar medicamentos com a mesma composição, mas com nomes comerciais diferentes.
Quem fabrica FIRDAPSE 10 mg COMPRIMIDOS?
FIRDAPSE 10 mg COMPRIMIDOS é fabricado por Serb Sa. As marcas e embalagens podem variar consoante o distribuidor.
Que médicos podem prescrever FIRDAPSE 10 mg COMPRIMIDOS online?
Médicos Médicos de família, Psiquiatras, Dermatologistas, Cardiologistas, Endocrinologistas, Gastroenterologistas, Pneumologistas, Nefrologistas, Reumatologistas, Hematologistas, Infecciologistas, Alergologistas, Geriatras, Pediatras, Oncologistas que prestam consultas online podem prescrever FIRDAPSE 10 mg COMPRIMIDOS quando clinicamente indicado. Pode marcar uma videoconsulta para discutir o seu caso e as opções de tratamento.
Quais são as alternativas a FIRDAPSE 10 mg COMPRIMIDOS?
Outros medicamentos com a mesma substância ativa (amifampridine) incluem AMVUTTRA 25 mg Solução injetável em seringa pré-carregada, ANARTEX 300 MG/ML SOLUÇÃO ORAL, EMYLIF 50 mg COMPRIMIDOS ORODISPERSÍVEIS. Podem ter nomes comerciais ou formulações diferentes, mas contêm o mesmo princípio terapêutico. Consulte sempre um médico antes de iniciar ou alterar qualquer medicação.
bg-pattern-dark

Receba atualizações e ofertas exclusivas

Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.