FLURPAX 5 mg CÁPSULAS DURAS
Como utilizar FLURPAX 5 mg CÁPSULAS DURAS
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: Informação para o utilizador
Flurpax 5 mg cápsulas duras
Flunarizina hidrocloruro
Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a tomar este medicamento, porque contém informações importantes para si.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
- Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.
- Este medicamento foi-lhe prescrito apenas para si, e não deve dá-lo a outras pessoas, mesmo que tenham os mesmos sintomas que si, porque pode prejudicá-las.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver secção 4.
Conteúdo do prospecto:
- O que é Flurpax e para que é utilizado
- O que precisa saber antes de começar a tomar Flurpax
- Como tomar Flurpax
- Efeitos adversos possíveis
- Conservação de Flurpax
- Conteúdo do envase e informações adicionais
1. O que é Flurpax e para que é utilizado
Flurpax pertence ao grupo de medicamentos chamados bloqueantes dos canais de cálcio.
Está indicado na prevenção da enxaqueca. Ajuda a reduzir a frequência de ataques de enxaqueca e a gravidade dos mesmos.
Flurpax também está indicado para aliviar os sintomas do vertigo vestibular (quando é devido a alterações do sistema vestibular do ouvido).
2. O que precisa saber antes de começar a tomar Flurpax
Não tome Flurpax
- se é alérgico ao princípio ativo ou a qualquer um dos outros componentes deste medicamento (incluídos na secção 6).
- se padece depressão ou a sofreu anteriormente.
- se tem sintomas de Parkinson ou outras alterações extrapiramidais (alterações do movimento ou da coordenação).
Advertências e precauções
Consulte o seu médico ou farmacêutico,
- se apresenta um aumento de fadiga progressivo durante o tratamento. Neste caso, o seu médico deverá suspender o tratamento.
- se aparecem sintomas de depressão e transtornos de movimento, como o tremor, movimentos lentos e retardados, movimentos involuntários anormais dos músculos e/ou rigidez muscular, especialmente em pacientes de idade avançada. O tratamento pode aumentar estes sintomas.
- se o efeito do medicamento se reduz.
Uso de Flurpax com outros medicamentos:
Comunique ao seu médico ou farmacêutico se está utilizando, utilizou recentemente ou poderá ter que utilizar qualquer outro medicamento.
Se está tomando Flurpax, os hipnóticos e os tranquilizantes podem produzir-lhe sonolência e adormecimento mais rapidamente. Apenas deverá tomar hipnóticos e tranquilizantes se o seu médico os prescrever.
Toma de Flurpax com alimentos, bebidas e álcool
Se tomar Flurpax juntamente com álcool pode aparecer sonolência e adormecimento mais rapidamente.
Deverá limitar a quantidade de álcool que ingere.
Gravidez e amamentação
Se está grávida ou em período de amamentação, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento.
Não há dados do uso de flunarizina em mulheres grávidas. Desconhece-se se a flunarizina passa para o leite materno, por isso, não se recomenda tomar Flurpax a menos que o seu médico o indique especificamente.
Condução e uso de máquinas:
Flurpax pode causar sonolência que pode alterar a capacidade de condução. Neste caso, evite conduzir veículos ou utilizar máquinas.
Flurpax contém lactose
Se o seu médico lhe indicou que padece uma intolerância a certos açúcares, consulte com ele antes de tomar este medicamento.
3. Como tomar Flurpax
Siga exatamente as instruções de administração deste medicamento indicadas pelo seu médico. Em caso de dúvida, consulte novamente o seu médico ou farmacêutico.
Início do tratamento com Flurpax:
- se tem menos de 65 anos, tome 2 comprimidos por dia antes de ir para a cama.
- se tem 65 anos ou mais, tome 1 comprimido por dia antes de ir para a cama.
Provavelmente experimentará alguns benefícios durante o primeiro mês, mas poderá necessitar de outro mês antes de sentir o efeito completo do medicamento.
Continuação do tratamento com Flurpax:
Depois de dois meses, o seu médico lhe indicará se precisa continuar a tomar Flurpax. A dose recomendada é a seguinte:
- tome o mesmo número de cápsulas que costumava tomar, (1 ou 2 cápsulas por dia antes de deitar) durante 5 dias seguidos, e deixe de tomar durante dois dias seguidos (como sábados e domingos). Repita este tratamento (5 dias tomando medicamento seguido de 2 dias sem tomar) até o final do tratamento.
Deve tomar as cápsulas com um pouco de água.
Não deve ultrapassar a dose recomendada. Os pacientes devem ser controlados de forma regular, especialmente durante o tratamento de manutenção, de modo que possam detectar com prontidão os sintomas extrapiramidais (alterações do movimento ou da coordenação) e depressivos, e se aparecerem, suspender o medicamento. Se durante o tratamento de manutenção a eficácia do medicamento diminuir, suspender o tratamento.
Se tomar mais Flurpax do que deve
Se tomou Flurpax mais do que devia, consulte imediatamente o seu médico ou farmacêutico ou vá ao hospital mais próximo, levando as cápsulas restantes consigo para informar o médico. Pode ligar também para o Serviço de Informação Toxicológica. Telefone: 91 562 04 20.
Poderá sentir sonolência, cansaço ou, com quantidades muito elevadas, poderá sentir agitação e aceleração no ritmo cardíaco. Entretanto, poderá começar a tratar estas alterações com carvão ativado, disponível na farmácia, que absorve qualquer medicamento que se encontre no estômago.
Se esquecer de tomar Flurpax
Não tome uma dose dupla para compensar as doses esquecidas. Se tem certeza de ter esquecido a tomada de uma cápsula, tome-a o mais breve possível e continue a tomar a medicação normalmente. Em caso de dúvida, consulte com o seu médico ou farmacêutico.
Se interromper o tratamento com Flurpax
A duração do tratamento será determinada pelo seu médico. O tratamento com Flurpax dura como máximo 6 meses. Se interromper o tratamento e voltar a ter sintomas, deverá consultar o seu médico sobre se pode iniciar novamente o tratamento com Flurpax.
Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
4. Efeitos adversos possíveis
Assim como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Efeitos adversos muito frequentes(podem afetar mais de 1 em cada 10 pessoas):
- Aumento de peso.
Efeitos adversos frequentes(podem afetar até 1 em cada 10 pessoas):
- Congestão nasal ou moqueo de nariz.
- Aumento de apetite
- Depressão, dificuldade em dormir ou permanecer dormido
- Sonolência
- Prisão de ventre, molestias no estômago, náuseas.
- Dor nos músculos
- Períodos menstruais irregulares, dor nas mamas
- Fadiga
Efeitos adversos pouco frequentes(podem afetar até 1 em cada 100 pessoas):
- Sintomas de depressão, dificuldade em conciliar o sono, sentimento de indiferença, ansiedade
- Movimentos anormais dos músculos, desorientação, fraqueza ou calma inusual, sensação anormal de formigueiro em braços e pernas, inquietude ou preocupação, zumbido nos ouvidos, contração involuntária e prolongada dos músculos do pescoço (tortícolis), fraqueza
- Percepção do ritmo cardíaco (palpitações)
- Pressão arterial baixa (hipotensão)
- Obstrução intestinal, secura da boca, alterações do aparelho digestivo
- Sudorese excessiva
- Cãibras musculares, contrações musculares
- Fluxo menstrual abundante e duradouro, alterações menstruais (períodos menstruais irregulares ou ausentes), menstruação escassa ou pouco frequente, aumento das mamas, perda do desejo sexual
- Inchaço por acumulação de líquidos nos tecidos, nas pernas e pés ou em outras partes do corpo, sensação de fraqueza completa ou falta de energia (astenia)
Efeitos adversos de frequência não conhecida(não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis):
- Incapacidade para ficar quieto, movimentos lentos e retardados, movimento dos músculos rígidos como uma roda dentada, dificuldade no movimento, movimento tremoroso involuntário, conjunto de sintomas conhecido como sintomas extrapiramidais (SEP) que geralmente incluem movimentos involuntários anormais dos músculos; síndrome ou doença de Parkinson (doença crónica e degenerativa que afeta os nervos e que provoca uma incapacidade de movimento progressiva “paralisia”), sensação de sono, tremor
- Vermelhidão ou coloração rosa da pele
- Rigidez muscular
- Secreção de fluido pelos mamilos
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou enfermeiro, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los diretamente através do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de medicamentos de Uso Humano: https://www.notificaram.es. Mediante a comunicação de efeitos adversos, você pode contribuir para proporcionar mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Flurpax
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não requer condições especiais de conservação.
Não utilize este medicamento após a data de validade indicada no envase, após de CAD.
A data de validade é o último dia do mês que se indica.
Os medicamentos não devem ser jogados pelos desgües nem na lixeira. Deposite os envases e os medicamentos que não precisa no Ponto SIGRE da farmácia. Em caso de dúvida, pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que não precisa. Dessa forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informações adicionais
Composição de Flurpax
- O princípio ativo é flunarizina na forma de hidrocloruro. Cada cápsula contém hidrocloruro de flunarizina equivalente a 5 mg de flunarizina.
- Os demais componentes são: lactose, fosfato dicálcico di-hidratado, glicolato sódico de amido de batata, estearato cálcico e talco.
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Flurpax 5 mg cápsulas duras está disponível em envases de 30 e 60 cápsulas.
Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação
Teofarma Srl
Via F.lli cervi, 8
27010 VALLE SALIMBENE (Pavía)
Itália
Data da última revisão deste prospecto: Janeiro 2014
A informação detalhada e atualizada deste medicamento está disponível na página Web da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) http://www.aemps.gob.es/.
- País de registo
- Preço médio em farmácia3.61 EUR
- Substância ativa
- Requer receita médicaSim
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a FLURPAX 5 mg CÁPSULAS DURASForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 5 mg de cloridrato de flunarizinaSubstância ativa: flunarizineFabricante: Esteve Pharmaceuticals S.A.Requer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 24 mgSubstância ativa: betahistineFabricante: Accord Healthcare S.L.U.Requer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 16 mgSubstância ativa: betahistineFabricante: Aurovitas Spain, S.A.U.Requer receita médica
Médicos online para FLURPAX 5 mg CÁPSULAS DURAS
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para FLURPAX 5 mg CÁPSULAS DURAS — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.