IONIL CHAMPU CHAMPÔ
Como utilizar IONIL CHAMPU CHAMPÔ
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o utilizador
Ionil champú
Brea de hulla / Ácido salicílico
Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a usar este medicamento, porque contém informação importante para si.
Siga exactamente as instruções de administração do medicamento contidas neste prospecto ou as indicadas pelo seu médico ou farmacêutico.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
- Se necessitar de conselho ou mais informação, consulte o seu farmacêutico.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver secção 4.
- Deve consultar um médico se piorar ou se não melhorar após 15 dias.
Conteúdo do prospecto
- O que é Ionil champú e para que é utilizado
- O que precisa de saber antes de começar a usar Ionil champú
- Como usar Ionil champú
- Efeitos adversos possíveis
- Conservação de Ionil champú
- Conteúdo do envase e informação adicional
1. O que é Ionil champú e para que é utilizado
Pertence a um grupo de medicamentos denominados champús medicinais. Os seus princípios activos ajudam a diminuir a descamação excessiva do couro cabeludo.
Está indicado para o alívio sintomático das alterações descamativas do couro cabeludo, tais como dermatite seborreica (erupção com inflamação e descamação), psoríase (afeção escamosa rojiza), caspa e picor.
Ionil champú está indicado em adultos.
2. O que precisa de saber antes de começar a usar Ionil champú
Não use Ionil champú
- Se é alérgico à brea de hulla ou ao ácido salicílico ou a qualquer um dos outros componentes deste medicamento (incluídos na secção 6).
- Se tem psoríase com inflamação, eczema exudativo (que desprende líquido), psoríase pustular (com ampollas) ou eritrodermia (enrubescimento) extendida por todo o corpo e generalizada.
- Se tem histórico de doença foto-induzida ou foto-agravada (como dermatose fotosensível, lupus eritematoso sistémico).
- Em crianças menores de 2 anos.
Advertências e precauções
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a usar Ionil champú.
Uso cutâneo, exclusivamente sobre o couro cabeludo.
- Evitar o contacto com mucosas.
- A brea de hulla pode manchar a roupa e o cabelo.
- Se este medicamento entrar em contacto com os olhos de forma acidental, deverá lavar os olhos com água limpa e morna.
- Se tiver feridas ou infecção no couro cabeludo, deve consultar o seu médico antes de utilizar este champú.
- Este medicamento pode provocar reações alérgicas ao sol se restos de champú permanecerem no couro cabeludo. Por isso, é recomendável enxaguar bem o cabelo para eliminar completamente o champú após o lavado. Além disso, deve ter precaução ao expor a zona tratada ao sol (mesmo estando nublado), ou a lâmpadas ultravioleta (UVA).
Crianças e adolescentes
Este medicamento está contraindicado em crianças menores de 2 anos e não deve ser utilizado em menores de 18 anos.
Outros medicamentos e Ionil champú
Informa o seu médico ou farmacêutico se está a utilizar, utilizou recentemente ou poderia ter que utilizar qualquer outro medicamento.
O uso simultâneo de brea de hulla com medicamentos fotosensibilizantes (que produzem uma reação alérgica à luz solar; por exemplo: tetraciclinas, psoralenos como metoxaleno ou trioxaleno, tretinoína) pode produzir efeitos fotosensibilizantes adicionais.
Podem ser potenciados os efeitos de outros produtos queratolíticos (reduzem o espessura da camada externa da pele) aplicados na mesma zona.
Gravidez, lactação e fertilidade
Se está grávida ou em período de lactação ou acredita que possa estar grávida, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento.
O tratamento com Ionil champú não é recomendado se está grávida ou em período de lactação.
Condução e uso de máquinas
Não se aplica.
Ionil champú contém cloruro de benzalconio.
Este medicamento contém 2 mg de cloruro de benzalconio em cada grama de champú. O cloruro de benzalconio pode provocar irritação na pele.
Ionil champú contém álcool (etanol)
Este medicamento contém 135 mg de álcool (etanol) em cada grama de champú. Pode causar sensação de ardor em pele lesionada.
3. Como usar Ionil Champú
Siga exactamente as instruções de administração do medicamento contidas neste prospecto ou as indicadas pelo seu médico ou farmacêutico. Em caso de dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
Recomenda-se aplicar Ionil champú sobre o couro cabeludo 1 ou 2 vezes por semana, durante 2 a 4 semanas.
- Aplique Ionil champú sobre o cabelo molhado.
- Exerça um suave massagem e enxague.
- Repita a operação, deixando o produto sobre o cabelo durante alguns minutos antes de enxaguar.
- Enxague abundantemente.
Uso em crianças e adolescentes
Não use este champú em menores de 18 anos (ver secção 2).
Se usar mais Ionil champú do que deve
Ionil champú é apenas para uso cutâneo, exclusivamente sobre o cabelo. A aplicação excessiva por períodos prolongados do produto não conduz a resultados mais rápidos nem melhores e, em vez disso, pode ocasionar irritação intensa. Em caso de que esta se produza, deve interromper o tratamento. Foi associada a aparição de necrose (dano importante) da pele saudável se houver abuso do ácido salicílico.
Em caso de ingestão acidental, produzem-se náuseas e vómitos.
Em caso de sobredosagem ou ingestão acidental, consulte imediatamente o seu médico ou farmacêutico ou acuda a um centro médico, ou ligue para o Serviço de Informação Toxicológica, Telefone: 91 5620420, indicando o medicamento e a quantidade ingerida.
Se esquecer de usar Ionil champú
Não aplique uma dose dupla para compensar as doses esquecidas.
Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
4. Efeitos adversos possíveis
Como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Em caso de que se produzam reações adversas, o tratamento deve ser interrompido.
Foi informado de reações de hipersensibilidade que incluem dermatite de contacto.
Ocasionalmente, pode produzir-se enrubescimento, secura, inflamação dos folículos pilosos (foliculite) e irritação cutânea, erupção acneiforme geralmente com o uso prolongado, sensação de ardor e, raramente, fotosensibilidade (alergia ao sol) na pele; ocasionalmente, pode ser induzida, pelo uso de brea de hulla, psoríase pustular generalizada e infecção.
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los directamente através do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de Medicamentos de Uso Humano: https://www.notificaRAM.es. Mediante a comunicação de efeitos adversos, pode contribuir para proporcionar mais informação sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Ionil Champú
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não requer condições especiais de conservação.
Não utilize este medicamento após a data de caducidade que aparece no envase após CAD. A data de caducidade é o último dia do mês que se indica.
Os medicamentos não devem ser jogados pelos desgues ou na lixeira. Deposite os envases e os medicamentos que não precisa no Ponto SIGRE da farmácia. Em caso de dúvida, pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que não precisa. Dessa forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informação adicional
Composição de Ionil champú
- Os princípios activos são Brea de hulla e Ácido salicílico. Cada ml de champú contém 42,5 mg de brea de hulla (4,25%) e 20 mg de ácido salicílico (2%).
- Os demais componentes são: polisorbato 80, álcool desnaturalizado, etanol, macrogol lauril éter, cloruro de benzalconio, edetato tetrasódico tetrahidratado, ácido cítrico anidro e água purificada.
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Champú claro de cor âmbar. Odor característico a brea de hulla.
Ionil champú está disponível em frascos que contêm 200 ml de champú.
Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação
Titular da autorização de comercialização
LABORATOIRES BAILLEUL S.A.
10-12 Avenue Pasteur
L-2310 Luxemburgo
LUXEMBURGO
Responsável pela fabricação
LABORATORIOS FELTOR, S.A.
Roques Blanques, 3-5
08470 SANT CELONI (Barcelona)
ESPANHA
Data da última revisão deste prospecto:
A informação detalhada e actualizada deste medicamento está disponível na página Web da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) http://www.aemps.es
- País de registo
- Requer receita médicaNão
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a IONIL CHAMPU CHAMPÔForma farmacêutica: SOLUÇÃO PARA USO TÓPICO, 2,5 g de sulfeto de selênio / 100 mlSubstância ativa: selenium compoundsFabricante: Uriach Consumer Healthcare S.L.Não requer receita médicaForma farmacêutica: CHAMPÔ, -Substância ativa: selenium compoundsFabricante: Laboratorios Ern S.A.Não requer receita médicaForma farmacêutica: INJETÁVEL, 1 mlSubstância ativa: tralokinumabFabricante: Leo Pharma A/SRequer receita médica
Médicos online para IONIL CHAMPU CHAMPÔ
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para IONIL CHAMPU CHAMPÔ — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.