POTASION 600 mg CÁPSULAS DURAS
Como utilizar POTASION 600 mg CÁPSULAS DURAS
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o utilizador
Potasion 600 mg cápsulas duras
Cloruro de potássio
Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a tomar este medicamento, porque contém informações importantes para si.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo. Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.
- Este medicamento foi prescrito apenas para si, e não deve dá-lo a outras pessoas, mesmo que tenham os mesmos sintomas que si, porque pode prejudicá-las.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver seção 4.
Conteúdo do prospecto
- O que é Potasion cápsulas e para que é utilizado
- O que precisa saber antes de começar a tomar Potasion cápsulas
- Como tomar Potasion cápsulas
- Possíveis efeitos adversos
- Conservação de Potasion cápsulas
- Conteúdo do envase e informação adicional
1. O que é Potasion cápsulas e para que é utilizado
Potasion é um suplemento mineral.
Potasion é utilizado para o tratamento da hipopotasemia (descenso dos níveis de potássio) em situações tais como:
- perdas de potássio provocadas pelo tratamento com outros medicamentos como diuréticos (utilizados para aumentar a eliminação de urina), corticoides e laxantes,
- perdas de potássio provocadas por problemas digestivos (diarreia, vómitos), problemas renais, hiperaldosteronismo (uma doença em que se produz um aumento da hormona chamada aldosterona) com a função renal normal.
Potasion também é utilizado para:
- o tratamento da intoxicação com uns medicamentos chamados digitálicos (utilizados para o coração),
- o tratamento da paralisia familiar periódica hipocalémica (doença rara que se herda e que causa episódios de debilidade muscular grave com descenso do nível de potássio no sangue),
- cuidados após uma operação cirúrgica quando existe um déficit na ingestão de potássio.
2. O que precisa saber antes de começar a tomar Potasion cápsulas
Não tome Potasion cápsulas
- Se é alérgico (hipersensível) ao cloruro de potássio ou a qualquer um dos outros componentes de Potasion.
- Se após um análise de sangue o seu médico lhe disse que tem hiperpotasemia (níveis altos de potássio no sangue).
- Se padece qualquer processo que dificulte ou impeça o trânsito gastrointestinal (passo do alimento pelo aparelho digestivo) como obstrução intestinal, estreitamento do trato digestivo ou íleo paralítico (bloqueio do intestino).
- Se padece úlcera péptica (úlcera localizada no estômago ou na primeira parte do intestino delgado chamada duodeno) ou hemorragia digestiva (perda de sangue que se origina em qualquer parte do tubo digestivo).
- Se padece insuficiência renal (problemas de rim).
- Se padece oliguria ou anuria (doença do rim em que se urina pouco ou nada).
- Se padece doença de Addison (distúrbio que ocorre quando as glândulas suprarrenais não produzem suficiente quantidade de suas hormonas).
Tenha especial cuidado com Potasion cápsulas
- Se padece doenças que predisponham à hiperpotasemia (aumento dos níveis de potássio no sangue) como os problemas renais, a desidratação aguda ou a destruição do tecido da pele que ocorre em queimaduras graves.
- Se está em tratamento com diuréticos ahorradores de potássio (medicamentos para reduzir a quantidade de líquido no corpo) ou com digitálicos. Antes de iniciar o tratamento com Potasion, o seu médico lhe mandará realizar análises para controlar como funcionam os seus rins.
- Se padece cardiopatias (doenças do coração ou do sistema circulatório) ou problemas renais. Aconselha-se um controle regular dos níveis de potássio no sangue, assim como revisões periódicas do eletrocardiograma.
- Se tem mais de 65 anos. O seu médico lhe indicará fazer análises para controlar os níveis de potássio no sangue.
- Se já padeceu úlcera péptica.
Uso de outros medicamentos
Informa ao seu médico ou farmacêutico se está utilizando ou utilizou recentemente outros medicamentos, mesmo os adquiridos sem receita.
Consulte o seu médico se está tomando algum dos seguintes medicamentos:
- diuréticos ahorradores de potássio (amilorida, espironolactona, triamtereno), inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA, utilizados para tratar a tensão arterial alta), anti-inflamatórios não esteroideos (AINEs, utilizados para tratar tanto a dor como a inflamação), ß-bloqueantes (utilizados para tratar principalmente problemas do coração), ciclosporina (utilizada em transplantes), heparina (utilizada para prevenir a formação de coágulos de sangue) e fármacos que contenham potássio. Podem favorecer a acumulação de potássio no sangue,
- laxantes, corticotropina (ACTH, uma hormona segregada no cérebro), corticoides, anfotericina B (antibiótico utilizado para evitar o crescimento de alguns tipos de fungos), gentamicina, penicilinas ou polimixina B. Podem dar lugar a uma maior eliminação do potássio no sangue,
- resinas de intercâmbio iônico do ciclo do sódio como o poliestirensulfonato sódico. Estas resinas diminuem as concentrações séricas de potássio devido à substituição do potássio pelo sódio,
- digitálicos,
- sales de cálcio,
- insulina (utilizada para controlar o nível de açúcar no sangue),
- bicarbonato,
- quinidina (utilizada para tratar problemas do coração),
- vitamina B12,
- antimuscarínicos (retardam o esvaziamento gástrico).
Interferências com provas analíticas
Se lhe vão realizar alguma prova diagnóstica (incluídos análises de sangue, urina, provas por tiras reativas, etc.) comunique ao médico que está tomando este medicamento, porque pode alterar os resultados.
Toma de Potasion cápsulas com os alimentos e bebidas
Não deve condimentar os alimentos com sal de regime que contenha potássio.
Uso em maiores de 65 anos
Não utilizar em maiores de 65 anos sem consultar o médico.
Gravidez e lactação
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar qualquer medicamento.
Informa ao seu médico se está grávida, se acredita que pode estar grávida ou se tem intenção de ficar grávida antes de tomar este medicamento. Em mulheres grávidas, não se recomenda a administração de altas doses.
A administração deste medicamento em mulheres grávidas apenas deve realizar-se quando o médico o recomendar, porque o trânsito através do aparelho digestivo pode estar retardado.
Durante a lactação, não se recomenda a administração deste medicamento a altas doses.
Condução e uso de máquinas
Não se descreveram casos em que Potasion tenha afetado a condução ou o uso de máquinas.
3. Como tomar Potasion cápsulas
Siga exatamente as instruções de administração de Potasion indicadas pelo seu médico. Consulte o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
Deve tomar este medicamento com comida ou imediatamente após.
O conteúdo das cápsulas de Potasion pode ser aplastado, mastigado ou espalhado sobre uma colher de sopa de alimento macio se o paciente for incapaz de engolir a cápsula inteira.
A dose normal é:
- nos tratamentos preventivos: 2-3 cápsulas diárias, em 2-3 tomas,
- nos tratamentos curativos: 5-12 cápsulas diárias, em 2-3 tomas.
Se tomar mais Potasion cápsulas do que devia
Em caso de sobredose ou ingestão acidental, consulte imediatamente o seu médico ou farmacêutico ou ligue para o serviço de Informação Toxicológica, telefone: 91 562 04 20 indicando o medicamento e a quantidade ingerida.
Recomenda-se levar o envase e o prospecto do medicamento ao profissional de saúde.
Acuda imediatamente a um hospital para tratamento sintomático.
Se esqueceu de tomar Potasion cápsulas
Tome essa dose o mais cedo possível. No entanto, se está próxima a hora da próxima toma, omita essa dose e tome a próxima dose à hora correta.
Não tome uma dose dupla para compensar as doses esquecidas.
4. Possíveis efeitos adversos
Assim como todos os medicamentos, Potasion pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Foram observados os seguintes efeitos adversos com frequência desconocida (não pode ser estimada por falta de dados):
Trastornos do metabolismo e da nutrição
Hiperpotasemia (aumento dos níveis de potássio no sangue): pode ocorrer se for administrado em excesso este medicamento, especialmente em pacientes com problemas do rim. Para corrigir o ligeiro aumento que surge em tratamentos prolongados poderia ser suficiente interromper a toma deste medicamento e de outros fármacos que possam provocar esse aumento, assim como evitar os alimentos com um teor elevado de potássio.
Em caso de um aumento elevado de potássio no sangue os sintomas podem ser parestesia das extremidades (formigamento em mãos ou pés), fraqueza muscular, paralisia, arritmias cardíacas (alterações do ritmo do coração), bloqueio auriculoventricular (uma doença do coração relacionada com a transmissão do impulso cardíaco), paro cardíaco e confusão mental.
Trastornos gastrointestinais
Em algumas ocasiões pode produzir-se uma irritação da mucosa do estômago e do intestino, aparecendo náuseas, vómitos, diarreias ou cólicas após tomar.
A apresentação deste medicamento em microcápsulas diminui o risco de úlcera que pudesse apresentar-se durante o tratamento com outras especialidades a base de cloruro de potássio.
Comunicação de efeitos adversos:
Se experimenta qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los diretamente através do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de medicamentos de Uso Humano: https://www.notificaram.es. Mediante a comunicação de efeitos adversos você pode contribuir para proporcionar mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Potasion cápsulas
Mantenha fora do alcance e da vista das crianças.
Não utilize Potasion após a data de caducidade que aparece no envase após de CAD. A data de caducidade é o último dia do mês que se indica.
Conservar por debaixo de 30ºC.
Os medicamentos não se devem deitar pelos desguedes nem para a lixeira. Deposite os envases e os medicamentos que não precisa no Ponto SIGRE da farmácia. Em caso de dúvida pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que não precisa. Dessa forma ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informação adicional
Composição de Potasion cápsulas
- O princípio ativo é cloruro de potássio. Cada cápsula dura contém 600 mg de cloruro de potássio.
- Os demais componentes são: etilcelulosa, talco, gelatina e dióxido de titânio.
Aspecto do produto e conteúdo do envase
As cápsulas de Potasion são cápsulas duras de cor branca opaca. São apresentadas em blisteres de PVC/alumínio. Cada envase contém 60 cápsulas.
Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação
Titular da autorização de comercialização
DESMA Laboratório Farmacêutico SL
Paseo de la Castellana 121, Escalera Izquierda 3ºB
28046 Madrid
Espanha
Responsável pela fabricação
Famar Health Care Services Madrid, S.A.U.
Avda. de Leganés, 62
28923 Alcorcón (Madrid)
Espanha
e
Laboratório Farmacêutico SIT S.r.l.
Via Camillo Benso Conte Di Cavour 70
27035 Mede (PV)
Itália
Data da última revisão deste prospecto: Julho 2024
A informação detalhada e atualizada deste medicamento está disponível na página web da Agência Espanhola do Medicamento e Produtos Sanitários (AEMPS) http://www.aemps.gob.es/
- País de registo
- Preço médio em farmácia7.49 EUR
- Substância ativa
- Requer receita médicaSim
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a POTASION 600 mg CÁPSULAS DURASForma farmacêutica: COMPRIMIDO EFERVESCENTE, 2502,5 mg; 500 mg; 350 mgSubstância ativa: potassium (different salts in combination)Fabricante: Ionfarma S.L.Requer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO EFERVESCENTE, 1001mg bicarbonato de potássio; 250mg ácido ascórbicoSubstância ativa: potassium hydrogencarbonateFabricante: Ionfarma S.L.Requer receita médicaForma farmacêutica: PÓ/GRANULADO DE LIBERTAÇÃO MODIFICADA, 24 mEqSubstância ativa: potassium (different salts in combination)Fabricante: AdvicenneRequer receita médica
Médicos online para POTASION 600 mg CÁPSULAS DURAS
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para POTASION 600 mg CÁPSULAS DURAS — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.