QUIROCROM 20 mg/mL + 0,70 mL/mL SOLUÇÃO CUTÂNEA
Como utilizar QUIROCROM 20 mg/mL + 0,70 mL/mL SOLUÇÃO CUTÂNEA
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o utilizador
Quirocrom 20 mg/ml + 0,70 ml/ml solução cutânea
clorhexidina digluconato/ álcool isopropílico
Leia todo o prospecto atentamente antes de começar a usar este medicamento, porque contém informações importantes para si.
Siga exatamente as instruções de administração do medicamento contidas neste prospecto ou as indicadas pelo seu médico ou enfermeiro.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
- Se necessitar de conselho ou mais informações, consulte o seu farmacêutico.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou enfermeiro, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver secção 4.
- Deve consultar um médico se piorar ou se não melhorar.
Conteúdo do prospecto
- O que é Quirocrom e para que se utiliza
- O que precisa saber antes de começar a usar Quirocrom
- Como usar Quirocrom
- Efeitos adversos possíveis
- Conservação de Quirocrom
- Conteúdo do envase e informações adicionais
1. O que é Quirocrom e para que se utiliza
Quirocrom é uma solução cutânea de clorhexidina digluconato 20 mg/ml e álcool isopropílico 0,70 ml/ml, que se utiliza como antiséptico da pele antes de realizar procedimentos médicos invasivos, tais como injeções, inserção de catéteres intravasculares, cirurgia menor e maior em adultos e crianças.
2. O que precisa saber antes de começar a usar Quirocrom
Não useQuirocrom:
Se é alérgico (hipersensível) a clorhexidina digluconato, ao álcool isopropílico ou a algum dos outros componentes deste medicamento (incluídos na secção 6).
Advertências e precauções:
Quirocrom é apenas para uso externo sobre a pele. Não ingerir nem inalar.
- A solução é inflamável. Foram notificados casos de incêndio no quarto de operações que deram origem a queimaduras graves no paciente.
O risco de incêndio no quarto de operações é alto quando se usa uma fonte de ignição (unidades eletroquirúrgicas, lasers, fontes de luz de fibra óptica, brocas/fresas de alta velocidade…) em combinação com o uso de uma fonte de combustão (como panos, toalhas…) e o uso de um oxidante (oxigénio, ar, óxido nitroso…).
Para reduzir o risco de incêndio:
Não utilize procedimentos de eletrocauterização ou outras fontes de ignição até que a pele esteja completamente seca.
Retire qualquer material empapado, gazes ou batas antes de começar com a intervenção.
Não use quantidades excessivas e evite que a solução se acumule nos dobras da pele, sob o paciente ou que empape as sábanas ou outro material em contacto direto com o paciente.
Quando se aplicar um penso oclusivo às zonas previamente expostas a Quirocrom, deve ter especial cuidado para que não haja excesso de produto antes de colocar o penso.
Reduza a oferta de oxigénio ou qualquer outro oxidante para o mínimo necessário. Aqueles procedimentos que se realizam na cabeça, pescoço e parte superior do peito (acima de T5) e o uso de uma fonte de ignição perto de um oxidante colocam o paciente em risco de sofrer um incêndio cirúrgico.
Quirocrom pode, em raros casos, causar reações alérgicas graves que podem ocasionar uma diminuição na pressão arterial e até mesmo inconsciência. Os primeiros sintomas de uma reação alérgica grave podem ser erupção cutânea ou asma. Se notar estes sintomas, pare de usar Quirocrom e contacte o seu médico o mais rápido possível (ver secção 4: Efeitos adversos possíveis).
Evite o contacto prolongado com a pele.
Quirocrom não deve ser utilizado:
- Perto dos olhos ou de zonas sensíveis (membranas mucosas), pois pode provocar irritação, dor, vermelhidão, problemas de visão, queimaduras químicas e lesões nos olhos. Em caso de contacto com os olhos ou as mucosas das vias de entrada no corpo, deve lavar imediatamente a área afetada com água abundante.
Evite o contacto com o cérebro, as meninges (as membranas que rodeiam o cérebro e a medula espinhal) e o ouvido médio
Quirocrom não deve entrar em contacto com os olhos devido ao risco de lesões visuais. Se entrar em contacto com os olhos, lave imediatamente e abundantemente com água. Em caso de irritação, vermelhidão ou dor nos olhos, ou alterações visuais, consulte um médico imediatamente.
Foram notificados casos graves de lesão persistente da córnea (lesão da superfície do olho) que poderia chegar a requerer um transplante de córnea quando produtos semelhantes entraram acidentalmente em contacto com os olhos durante intervenções cirúrgicas, em pacientes com anestesia geral (sono profundo induzido indoloro).
- Sobre feridas abertas
- Sobre a parte interna da orelha (ouvido médio).
- Em contacto direto com o tecido neural (por exemplo, o cérebro e a medula espinhal).
Quirocrom só deve ser aplicado sobre a pele suavemente. Se a solução for aplicada de forma demasiado vigorosa sobre pele frágil ou sensível, ou após um uso repetido, pode produzir-se eritema, inflamação, picazón, pele seca e/ou descamada e dor. Ante o primeiro sinal de qualquer destas reações, deve parar a administração de Quirocrom.
Crianças
Utilizar com cuidado em neonatos, especialmente em prematuros. Quirocrom pode causar queimaduras químicas na pele.
Outros medicamentos e Quirocrom
Informa ao seu médico ou enfermeiro se está utilizando, utilizou recentemente ou pudesse ter que utilizar qualquer outro medicamento.
Comunique ao seu médico ou enfermeiro se recentemente lhe foi administrada uma vacina ou uma injeção para uma prova cutânea (provas epicutâneas para detectar alergias).
Deve evitar-se o emprego junto com distintos antisépticos para minimizar o risco de possíveis interferências entre eles.
Não use Quirocrom junto com sabões aniônicos, iodo, sais de metais pesados e ácidos.
Gravidez e amamentação
Se está grávida ou em período de amamentação, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de ficar grávida, consulte o seu médico ou enfermeiro antes de utilizar este medicamento.
Desconhece-se se a clorhexidina digluconato ou o álcool isopropílico se excretam no leite materno. Devido a que muitos medicamentos se excretam no leite materno, deve ter precaução quando se administra Quirocrom a mulheres lactantes.
Condução e uso de máquinas
Quirocrom não altera a capacidade de conduzir ou manejar máquinas.
3. Como usar Quirocrom
Seu médico ou enfermeiro selecionará o volume de solução em função da zona a tratar e da área a cobrir. Aplique o produto suavemente sobre a zona da pele que necessite ser preparada. Não diluir.
Em caso de dúvida, pergunte ao seu médico ou enfermeiro.
Se usa mais Quirocrom do que deve
Em caso de sobredosagem ou ingestão acidental, consulte imediatamente o seu médico ou farmacêutico ou ligue para o Serviço de Informação Toxicológica, telefone 91 562 04 20, indicando o medicamento e a quantidade ingerida.
4. Efeitos adversos possíveis
Assim como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Os efeitos adversos muito raros (menos de 1 de cada 10.000 pessoas) observados na pele e no tecido subcutâneo são:
Irritação cutânea, incluindo: eritema, erupção, urticária, picazón e bolhas ou vesículas na zona de administração. Outros sintomas locais podem ser: sensação de queimadura na pele, dor e inflamação.
Outros possíveis efeitos adversos, para os quais se desconhece com que frequência se produzem, são:
-Reações alérgicas incluyendo choque anafiláctico.
-Irritação ocular, dor, hiperemia, problemas de visão, queimaduras químicas e lesões nos olhos em casos de contacto acidental.
-Queimaduras químicas em neonatos.
-Distúrbios alérgicos da pele como dermatite (inflamação da pele), picazón (coceira), eritema (vermelhidão da pele), eczema, erupção, urticária (habões), irritação da pele e bolhas.
-Lesão corneal (lesão na superfície do olho) e lesão ocular permanente, incluindo deterioração visual permanente (após a exposição ocular acidental durante as intervenções cirúrgicas na cabeça, face e pescoço) em pacientes sob anestesia geral (sono profundo induzido indoloro).
Deixe de usar Quirocrom e procure atenção médica imediata se experimentar qualquer uma das seguintes reações: inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta; erupção cutânea de cor vermelha e com picazón; respiração com silbidos ou dificuldade para respirar; sensação de desmaio e tonturas; sabor metálico estranho na boca; colapso. Pode estar tendo uma reação alérgica.
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los diretamente através do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de Medicamentos de Uso Humano http://www.notificaram.es. Mediante a comunicação de efeitos adversos, você pode contribuir para fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Quirocrom
Este medicamento é inflamável. Evite a exposição do envase e do seu conteúdo a chamas abertas durante o uso, armazenamento e eliminação do produto.
Não conserve a uma temperatura superior a 30 ºC.
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não utilize este medicamento após a data de validade que aparece no envase após “CAD”. A data de validade é o último dia do mês que se indica. O medicamento deve ser eliminado após 6 meses da abertura.
Os medicamentos não devem ser jogados nos esgotos nem na lixeira. Pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que não precisa. Desta forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informações adicionais
Composição de Quirocrom
Os princípios ativos são clorhexidina digluconato 20 mg/ml e álcool isopropílico 0,70 ml/ml.
Os outros componentes são água purificada, vermelho Allura AC (E-129), e curcumina (E-100).
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Solução transparente e de cor vermelha que se apresenta em frascos de plástico de 100 ml e de 250 ml. Apresenta-se em:
- Envase clínico de 30 frascos de 100 ml
- Envase clínico de 15 frascos de 250 ml
Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação
Laboratórios Salvat, S.A.
C/ Gall, 30-36 - 08950
Esplugues de Llobregat
Barcelona - Espanha
Data da última revisão deste prospecto: Julho 2024
A informação atualizada e detalhada deste medicamento está disponível na página web da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) http://www.aemps.gob.es
- País de registo
- Substância ativa
- Requer receita médicaNão
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a QUIROCROM 20 mg/mL + 0,70 mL/mL SOLUÇÃO CUTÂNEAForma farmacêutica: SOLUÇÃO PARA USO TÓPICO, 20 mg/ml + 0,70 ml/mlSubstância ativa: chlorhexidine, combinationsFabricante: Vesismin S.L.U.Não requer receita médicaForma farmacêutica: SOLUÇÃO PARA USO TÓPICO, 20 mg/ml + 0.70 ml/mlSubstância ativa: chlorhexidine, combinationsFabricante: Vesismin S.L.U.Não requer receita médicaForma farmacêutica: SOLUÇÃO PARA USO TÓPICO, 20 mg/ml + 0,7 ml/mlSubstância ativa: chlorhexidine, combinationsFabricante: Becton Dickinson FranceNão requer receita médica
Médicos online para QUIROCROM 20 mg/mL + 0,70 mL/mL SOLUÇÃO CUTÂNEA
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para QUIROCROM 20 mg/mL + 0,70 mL/mL SOLUÇÃO CUTÂNEA — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.