ZEVALIN 1,6 mg/ml, KIT REATIVO PARA A PREPARAÇÃO DE UM RADIOFÁRMACO PARA PERFUSÃO
Como utilizar ZEVALIN 1,6 mg/ml, KIT REATIVO PARA A PREPARAÇÃO DE UM RADIOFÁRMACO PARA PERFUSÃO
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR
Zevalin 1,6 mg/ml, kit reativo para a preparação de um radiofármaco para perfusão
Ibritumomab tiuxetan (90Y)
Leia todo o resumo das características do produto atentamente antes de lhe administrarem este medicamento, porque contém informações importantes para si.
- Conserva este resumo das características do produto, porque pode ter que o ler novamente.
- Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste resumo das características do produto. Ver secção 4.
Conteúdo do resumo das características do produto
- O que é Zevalin e para que é utilizado
- O que precisa saber antes de lhe administrarem Zevalin
- Como usar Zevalin
- Possíveis efeitos adversos
- Conservação de Zevalin
- Conteúdo do envase e informações adicionais
1. O QUE É ZEVALIN E PARA QUE É UTILIZADO
Este medicamento é um radiofármaco exclusivamente para uso terapêutico.
Zevalin é um kit para a preparação do princípio ativo ibritumomab tiuxetan (90Y), um anticorpo monoclonal marcado com a substância radioativa ítrio-90 (90Y). Zevalin une-se a uma proteína (CD20) na superfície de certos glóbulos brancos (linfócitos B) e os elimina por irradiação.
Zevalin é utilizado para tratar os doentes que sofrem de tipos específicos de linfoma não-Hodgkin de células B (LNH de células B indolentes a CD20+ ou de células B transformadas) se um tratamento anterior com rituximab, outro anticorpo monoclonal, não funcionou ou deixou de funcionar (doença refratária ou em recaída).
Zevalin é também utilizado nos doentes com linfoma folicular que não receberam tratamento anteriormente. É utilizado como tratamento de consolidaçãopara melhorar a diminuição do número de células linfomatosas (remissão) alcançada com a pauta de quimioterapia inicial.
O uso de Zevalin implica exposição a quantidades pequenas de radioatividade. O seu médico e o médico de medicina nuclear consideraram que o benefício clínico que obterá do procedimento com o radiofármaco compensa o risco devido à radiação.
2. O QUE PRECISA SABER ANTES DE LHE ADMINISTRAREM ZEVALIN
A si não deve ser administrado Zevalin:
- Se é alérgico(hipersensível) a qualquer uma das seguintes substâncias:
- Ibritumomab tiuxetan, cloreto de ítrio ou qualquer um dos outros componentes de Zevalin (enumerados na secção 6 “Composição de Zevalin”).
- Rituximab ou outras proteínas derivadas de murinos.
- Se está grávida ou a amamentar (ver também a secção “Gravidez e amamentação”).
Tenha especial cuidado com Zevalin
Nos seguintes casos, não se recomenda o uso de Zevalin, pois a sua segurança e eficácia não foram estabelecidas:
- Mais de um quartoda sua medula óssea está infiltrada por células malignas anómalas.
- Se recebeu radiação externa em feixes(um tipo de radioterapia) que afete mais de um quarto da sua medula óssea.
- Se vai receber Zevalin sozinho e o número das suas plaquetas é inferior a 100 000/mm3.
- Se o número das suas plaquetas é inferior a 150 000/mm3após a quimioterapia.
- Se o número dos seus glóbulos brancos é inferior a 1500/mm3.
- Se foi submetido no passado a um transplante de medula óssea ou a transfusão de células mãe.
Se recebeu tratamento com outras proteínas(especialmente derivadas de ratos) antes do tratamento com Zevalin, pode ter uma maior probabilidade de sofrer uma reação alérgica. Por isso, talvez seja necessário fazer análises para determinar anticorpos particulares.
Além disso, não se recomenda o uso de Zevalin nos doentes com linfoma não-Hodgkin que afeta o cérebro, a medula espinal ou ambos, pois estes doentes não foram incluídos nos estudos clínicos.
Crianças
Não se recomenda o uso de Zevalin em crianças menores de 18 anos, pois a segurança e a eficácia não foram estabelecidas.
Doentes de idade avançada
Dispõe-se de dados limitados nos doentes de idade avançada (a partir de 65 anos). Em conjunto, não se observaram diferenças em termos de segurança ou eficácia entre estes doentes e os mais jovens.
Uso de Zevalin com outros medicamentos
Informar o seu médico ou farmacêutico se está a utilizar ou utilizou recentemente qualquer outro medicamento, mesmo os adquiridos sem receita.
Em especial, o seu médico deve interromper o tratamento com factores de crescimento, como filgrastim, durante um período de três semanas, antes de lhe administrar Zevalin e até duas semanas após o tratamento com Zevalin.
Se receber tratamento com Zevalin antes de quatro meses após receber quimioterapia com o princípio ativo fludarabina, pode ter um risco mais alto de diminuição das células sanguíneas. Por favor, informe o seu médico que lhe administraram Zevalin se for vacinado após usar este medicamento.
Gravidez e amamentação
Não deve ser utilizado Zevalin durante a gravidez. O seu médico realizará análises para descartar a gravidez antes de iniciar o tratamento. As mulheres em idade fértil e os doentes do sexo masculino devem utilizar métodos anticonceptivos eficazes durante o tratamento com Zevalin e até um ano após o fim do tratamento.
Existe um risco potencial de que a radiação ionizante de Zevalin danifique os ovários e os testículos. Consulte com o seu médico sobre como isto pode afetá-lo, especialmente se tem planos de ter filhos num futuro.
As mulheres não devem amamentar durante o tratamento e durante 12 meses após o mesmo.
Condução e uso de máquinas
Zevalin pode afetar a sua capacidade para conduzir e utilizar máquinas, pois o mareio é um efeito secundário muito frequente. Tenha precaução até estar seguro de não ser afetado.
Zevalin contém sódio
Este medicamento contém até 28 mg de sódio por dose, dependendo da concentração de radioatividade. Os doentes com dietas pobres em sódio devem ter em conta isto.
3. COMO USAR ZEVALIN
Há normas estritas sobre o uso, manipulação e eliminação de radiofármacos. Zevalin será utilizado exclusivamente em áreas controladas especiais. Este medicamento só será manuseado e lhe será administrado por pessoal treinado e qualificado para o usar de forma segura. Essas pessoas terão especial cuidado no uso seguro deste produto e o informarão das suas ações.
A dose de Zevalin depende do seu peso corporal, da quantidade de plaquetas no sangue e para que é utilizado Zevalin (indicação). A dose máxima não deve exceder os 1200 MBq (“megabecquerel”, uma unidade para medir a radioatividade).
Zevalin é utilizado com outro medicamento que contém o princípio ativo rituximab.
Ser-lhe-ão administradas um total de três perfusões, no decurso de duas visitas a um centro médico, com um intervalo de 7 a 9 dias.
- No dia 1 receberá uma perfusão de rituximab
- Nos dias 7º, 8º ou 9º será administrada uma perfusão de rituximab seguida de uma perfusão de Zevalin imediatamente após (antes de quatro horas).
A dose recomendada é:
Para o tratamento de consolidação nos doentes com linfoma folicular
- A dose habitual é de 15 MBq/kg peso corporal.
Para o tratamento dos doentes com linfoma não-Hodgkin em recaída ou refratário, que não responde a rituximab
- A dose habitual é de 11 ou 15 MBq por kg de peso corporal, dependendo da quantidade de plaquetas no sangue.
Preparação de Zevalin
Zevalin não é utilizado directamente, mas primeiro deve ser preparado pelo profissional de saúde. O kit permite o acoplamento do anticorpo ibritumomab tiuxetan com o isotopo radiactivo ítrio 90Y (marcado radiativamente).
Como é administrado Zevalin
Zevalin é administrado por perfusão intravenosa (gotejamento numa veia), que geralmente dura aproximadamente 10 minutos.
Depois de lhe administrarem Zevalin
A quantidade de radiação a que se verá exposto o seu organismo devido a Zevalin é menor do que a recebida com a radioterapia. A maior parte da radioatividade se descompõe dentro do organismo, mas uma pequena parte é eliminada pela urina. Por isso, durante uma semana após a perfusão de Zevalin, cada vez que urinar deve lavar bem as mãos após urinar.
Após o tratamento, o seu médico far-lhe-á análises de sangue a intervalos regulares para comprovar os recuentos de plaquetas e glóbulos brancos. Estes geralmente diminuem aproximadamente dois meses após o início do tratamento.
Se o seu médico planeia tratá-lo com algum outro anticorpo após o tratamento com Zevalin, deverão fazer-lhe análises para determinar anticorpos particulares. O seu médico o informará se isto o afecta a si.
Se recebeu mais Zevalin do que devia
O seu médico dar-lhe-á o tratamento adequado se sofrer algum efeito adverso. Isto pode consistir na suspensão do tratamento com Zevalin e no tratamento com factores de crescimento com as suas próprias células mãe.
4. POSSÍVEIS EFEITOS ADVERSOS
Como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Informar imediatamenteo seu médico se observar sintomas das seguintes afecções:
- Infecção:febre, arrepios.
- Infecção do sangue (sepsis):febre e arrepios, alterações no estado mental, respiração rápida, aumento da frequência cardíaca, diminuição da produção de urina, tensão arterial baixa, choque, problemas de sangramento ou de coagulação.
- Infecções do pulmão (pneumonia):dificuldades para respirar.
- Recuento baixo de células sanguíneas:equimoses, cardenales ou hematomas pouco habituais, mais sangramento do que o habitual após uma lesão, febre ou se sentir anormalmente cansado ou com dificuldade para respirar.
- Reacções intensas das mucosas,que podem ocorrer dias ou meses após a administração de Zevalin, rituximab ou ambos. O seu médico interromperá imediatamente o tratamento.
- Extravasação(fuga da perfusão para os tecidos circundantes): dor, ardor, picazón ou outra reacção no local da perfusão, durante a administração. O seu médico interromperá imediatamente a perfusão e a reiniciará noutro vaso.
- Reacções alérgicas(de hipersensibilidade) / reacções à perfusão: os sintomas das reacções alérgicas ou reacções à perfusão podem ser reacções cutâneas, dificuldade para respirar, inchaço, picazón, rubor, arrepios, tonturas (como possível sinal de tensão arterial baixa). Consoante o tipo ou gravidade da reacção, o seu médico decidirá se o tratamento deve ser interrompido imediatamente.
Os efeitos adversos marcados com um asterisco (*) produziram a morte em alguns casos, seja em ensaios clínicos ou durante a comercialização do produto.
Os efeitos adversos marcados com dois asteriscos (**) foram observados além do tratamento de consolidação.
Efeitos adversos muito frequentes(podem afectar mais de 1 de cada 10 pessoas)
- Diminuição do número de plaquetas, glóbulos brancos e glóbulos vermelhos no sangue (trombocitopenia, leucocitopenia, neutropenia, anemia)*.
- Sensação de mal-estar (náuseas).
- Debilidade, febre, arrepios.
- Infecção*.
- Cansaço**.
- Manchas puntiformes vermelhas debaixo da pele (petequias)**.
Efeitos adversos frequentes(podem afectar até 1 de cada 10 pessoas)
- Infecção do sangue (sepsis)*; infecção dos pulmões (pneumonia)*, infecção das vias urinárias, infecções por fungos na boca, como a afta oral (candidíase oral).
- Outros tipos de cancro relacionados com o sangue (síndroma mielodisplásico (SMD) / leucemia mieloide aguda (LMA))*, **, dor tumoral.
- Febre com diminuição do número de glóbulos brancos específicos (neutropenia febril),diminuição dos recuentos de todas as células sanguíneas (pancitopenia)*, diminuição do número de linfócitos (linfocitopenia).
- Reacções alérgicas (hipersensibilidade).
- Perda grave do apetite (anorexia).
- Sensação de ansiedade (ansiedade), problemas para dormir (insónia).
- Tonturas, dor de cabeça.
- Sangramento devido à diminuição das plaquetas no sangue*.
- Tosse, secreção nasal.
- Vómitos, dor de estômago (abdominal), diarreia, dispepsia, irritação da garganta, constipação.
- Erupção cutânea, picazón (prurito).
- Dor nas articulações (artralgia), dor muscular (mialgia), dor de costas, dor do pescoço.
- Dor, sintomas de tipo gripal, sensação de mal-estar geral, inchaço causado pela acumulação de líquidos nos braços e nas pernas, e noutros tecidos (edema periférico), aumento da sudorese.
- Tensão arterial alta (hipertensão)**.
- Tensão arterial baixa (hipotensão)**.
- Ausência de menstruação (amenorreia)**.
Efeitos adversos pouco frequentes(podem afectar até 1 de cada 100 pessoas)
- Aumento da frequência cardíaca (taquicardia).
Efeitos adversos raros(podem afectar até 1 de cada 1000 pessoas)
- Tumor cerebral benigno (meningioma).
- Hemorragia craniana devido à diminuição da quantidade de plaquetas no sangue*.
Efeitos adversos cuja frequência não é conhecida:
- Reacção da pele e das mucosas (incluído o síndroma de Stevens-Johnson)*.
- Fuga da perfusão para os tecidos circundantes (extravasação), que causa inflamação da pele (dermatite no local da perfusão)e descamação da pele no local da perfusão ou úlceras no local da injeção.
- Lesão dos tecidos ao redor dos tumores do sistema linfático e complicações causadas por inchaço desses tumores.
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste resumo das características do produto. Também pode comunicá-los directamente através do sistema nacional de notificação incluído no Anexo V. Mediante a comunicação de efeitos adversos, pode contribuir para fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. CONSERVAÇÃO DE ZEVALIN
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não utilize este medicamento após a data de validade que aparece no envase.
Este medicamento será conservado por um profissional de saúde.
Conservar em frigorífico (entre 2ºC e 8ºC). Não congelar.
Conservar os frascos no embalagem original para protegê-los da luz.
Os procedimentos de conservação devem cumprir as normas nacionais sobre materiais radioactivos.
Após o marcação radiativa, recomenda-se o uso imediato. Foi demonstrada a estabilidade durante 8 horas a 2ºC – 8ºC e protegido da luz.
6. CONTEÚDO DO ENVASE E INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Composição de Zevalin
- O princípio ativo é ibritumomab tiuxetan. Cada frasco contém 3,2 mg de ibritumomab tiuxetan em 2 ml de solução (1,6 mg por ml).
- Os outros componentes são:
- Frasco de ibritumomab tiuxetan: cloreto de sódio, água para preparações injetáveis.
- Frasco de acetato de sódio: acetato de sódio, água para preparações injetáveis.
- Frasco de solução tampão: solução de albumina humana, cloreto de sódio, fosfato de disódio dodecahidratado, hidróxido de sódio, dihidrogenofosfato de potássio, cloreto de potássio, ácido pentético, ácido clorídrico diluído para o ajuste do pH, água para preparações injetáveis.
A formulação final após a marcação radiativa contém 2,08 mg de ibritumomab tiuxetan marcado com ítrio 90Y (90Y) em um volume total de 10 ml.
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Zevalin é um kit reativo para a preparação de radiofármacos para perfusão que contém:
- Um frasco de vidro de ibritumomab tiuxetan, com 2 ml de solução incolor e transparente.
- Um frasco de vidro de acetato de sódio, com 2 ml de solução incolor e transparente.
- Um frasco de vidro, solução tampão, com 10 ml de solução transparente de cor amarela a âmbar.
- Um frasco de vidro de reação (vazio).
Titular da autorização de comercialização
Ceft Biopharma s.r.o.
Trtinova 260/1
Cakovice, 196 00 Praha 9
República Checa
Responsável pela fabricação
CIS bio international
RN 306- Saclay
B.P. 32
91192 Gif-sur-Yvette Cedex
França
Data da última revisão deste resumo das características do produto:
Outras fontes de informação
A informação detalhada deste medicamento está disponível na página web da Agência Europeia de Medicamentos: http://www.ema.europa.eu.
Na página web da Agência Europeia de Medicamentos pode encontrar-se este resumo das características do produto em todas as línguas da União Europeia/Espaço Económico Europeu.
- País de registo
- Substância ativa
- Requer receita médicaSim
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a ZEVALIN 1,6 mg/ml, KIT REATIVO PARA A PREPARAÇÃO DE UM RADIOFÁRMACO PARA PERFUSÃOForma farmacêutica: PERFURAÇÃO INJETÁVEL, 370 MBq/mlSubstância ativa: lutetium (177Lu) oxodotreotideFabricante: Advanced Accelerator ApplicationsRequer receita médicaForma farmacêutica: INJETÁVEL, 1 000 MBq/mlSubstância ativa: lutetium (177Lu) vipivotide tetraxetanFabricante: Novartis Europharm LimitedRequer receita médicaForma farmacêutica: INJETÁVEL, 1000 kBq/ml na data de referênciaSubstância ativa: radium (223Ra) dichlorideFabricante: Bayer AgRequer receita médica
Médicos online para ZEVALIN 1,6 mg/ml, KIT REATIVO PARA A PREPARAÇÃO DE UM RADIOFÁRMACO PARA PERFUSÃO
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para ZEVALIN 1,6 mg/ml, KIT REATIVO PARA A PREPARAÇÃO DE UM RADIOFÁRMACO PARA PERFUSÃO — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.