Bg pattern

Lesão na parte posterior da coxa

Os músculos posteriores da coxa são os músculos na parte de trás das suas coxas. Pode lesioná-los ao praticar desporto ou ao fazer exercício. Geralmente, pode tratar lesões ligeiras sozinho.

Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.

Esta página fornece informação geral e não substitui a consulta de um médico. Se os sintomas forem graves, persistentes ou estiverem a agravar-se, procure aconselhamento médico com urgência.

Os músculos posteriores da coxa são os músculos na parte de trás das suas coxas. Pode lesioná-los ao praticar desporto ou ao fazer exercício. Geralmente, pode tratar lesões ligeiras sozinho.

Sintomas de uma lesão na parte posterior da coxa

Uma lesão na parte posterior da coxa pode acontecer por vezes quando está a fazer exercício ou a praticar desporto.

Pode sentir uma dor aguda na parte de trás da perna, à medida que a parte posterior da coxa é danificada. Se a lesão for grave, também pode sentir uma sensação de estalido ou ouvir um ‘estalido’.

Após a lesão, a parte de trás da coxa pode ficar sensível ao toque e ficar inchada e com hematomas após algumas horas.

Pode ter dificuldade em ficar de pé ou caminhar usando a perna afetada.

Como tratar uma lesão na parte posterior da coxa sozinho

Pode tratar lesões na parte posterior da coxa de leves a moderadas sozinho.

Nos primeiros 2 a 3 dias, siga estes 5 passos conhecidos como terapia PRICE:

  1. Proteção – proteja a sua perna de novas lesões.
  2. Repouso – pare qualquer exercício ou atividade e tente não colocar peso na lesão.
  3. Gelo – aplique uma compressa de gelo (ou um saco de vegetais congelados) envolto num pano de cozinha na lesão por até 20 minutos a cada 2 a 3 horas.
  4. Compressão – use uma bandagem tubular ou elástica padrão à volta da sua perna lesionada (deve estar justa, mas não apertada); retire-a antes de ir dormir.
  5. Elevação – mantenha a sua perna elevada num travesseiro o máximo possível.

Para ajudar a prevenir o inchaço, tente evitar calor (como banhos quentes e compressas quentes), massagens ou beber álcool nos primeiros 3 dias.

Quando conseguir mover a perna sem que a dor o impeça, tente mantê-la em movimento para que a parte posterior da coxa não fique rígida.

Lesões ligeiras na parte posterior da coxa geralmente melhoram em poucos dias.

Um farmacêutico pode ajudar com uma lesão na parte posterior da coxa

Um farmacêutico pode dar-lhe conselhos sobre tratamentos adequados que podem ajudar a aliviar a dor de uma lesão na parte posterior da coxa.

Tratamento para lesões graves na parte posterior da coxa

Lesões graves na parte posterior da coxa podem levar semanas ou meses para sarar e podem precisar de tratamento de um especialista.

Se a sua lesão estiver a demorar mais tempo do que o esperado a sarar, ou se tiver tido lesões anteriores na parte posterior da coxa, pode precisar de consultar um fisioterapeuta.

Pode haver exercícios específicos que eles podem mostrar-lhe que podem acelerar a sua recuperação e prevenir novas lesões na parte posterior da coxa.

A cirurgia pode ser necessária para os tipos mais graves de lesão na parte posterior da coxa, onde houve uma rutura completa do músculo.

Durante a cirurgia, a parte posterior da coxa é reparada com pontos ou fechos de plástico. Leva vários meses para recuperar depois.

Como ajudar a prevenir lesões na parte posterior da coxa

Existem coisas que pode fazer para reduzir o risco de lesão na parte posterior da coxa.

É especialmente importante seguir este conselho se tiver tido uma lesão na parte posterior da coxa no passado e quiser evitar que aconteça novamente.

Faça

  • melhore gradualmente o seu nível de aptidão física se não tem feito muito exercício há algum tempo – evite desportos extenuantes como futebol até se sentir em forma o suficiente

  • aqueça antes de fazer exercício – isto ajuda a manter os músculos flexíveis

  • pare qualquer desporto ou exercício que esteja a fazer se começar a sentir dor nos músculos posteriores da coxa

Não faça

  • não faça exercício se estiver cansado – é mais provável que se lesione se os seus músculos estiverem cansados

bg-pattern-dark

Receba atualizações e ofertas exclusivas

Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.