ALOCARE 1 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA
Como utilizar ALOCARE 1 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o utilizador
Alocare 1 mg comprimidos revestidos com película EFG
Finasterida
Leia todo o prospecto atentamente antes de tomar o medicamento.
- Conserva este prospecto pois pode ter que voltar a lê-lo.
- Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.
- Este medicamento foi prescrito para si e não deve ser dado a outras pessoas, embora tenham os mesmos sintomas, pois pode prejudicá-las.
- Se considera que algum dos efeitos adversos que sofre é grave ou se apercebe de qualquer efeito adverso não mencionado neste prospecto, informe o seu médico ou farmacêutico.
Conteúdo do prospecto
- O que é Alocare 1 mg comprimidos e para que é utilizado
- Antes de tomar Alocare 1 mg comprimidos
- Como tomar Alocare 1 mg comprimidos
- Posíveis efeitos adversos
- Conservação de Alocare 1 mg comprimidos
- Informação adicional
1. O que é Alocare 1 mg comprimidos e para que é utilizado
Alocare 1 mg contém um princípio ativo chamado finasterida. Finasterida pertence a um grupo de medicamentos chamados inibidores da 5-alfa reductasa.
O seu médico prescreveu-lhe Alocare 1 mg porque tem perda de cabelo masculina (conhecida também como alopecia androgénica). Alocare 1 mg evita a perda adicional de cabelo nos homens. Os homens com perda de cabelo entre ligeira e moderada, mas não completa, podem beneficiar-se do uso de Alocare 1 mg.
Alocare 1 mg bloqueia uma enzima importante (5α-reductasa Tipo II), que intervém na regulação do folículo piloso.
No couro cabeludo, Alocare 1 mg reduz especificamente os níveis de DHT, uma causa principal da perda de cabelo masculina. Deste modo, Alocare 1 mg ajuda a diminuir o processo da calvície e a prevenir a perda adicional de cabelo.
2. Antes de Alocare 1 mg comprimidos
Não tome Alocare1 mg:
- Se é alérgico (hipersensível) a finasterida ou a qualquer um dos outros componentes de Alocare 1 mg.
- Se é um criança ou adolescente.
- Se é mulher (consulte também o capítulo ‘Gravidez e amamentação’). Em estudos clínicos, verificou-se que Alocare 1 mg não é eficaz no tratamento da perda de cabelo (Alopecia androgénica) em mulheres.
- Se já está a tomar finasterida ou qualquer outro inibidor da 5α-reductasa para a hiperplasia benigna prostática ou para qualquer outra doença.
Tenha cuidado especial enquanto toma Alocare 1 mg:
A determinação no soro do antígeno prostático específico (APE) deve ser realizada antes de iniciar o tratamento com finasterida e ao longo do mesmo.
Alterações do estado de ânimo e depressão
Foram comunicadas alterações do estado de ânimo, como estado de ânimo deprimido, depressão e, com menor frequência, ideias de suicídio em pacientes tratados com Alocare 1 mg. Se experimenta algum destes sintomas, deixe de tomar Alocare 1 mg e consulte o seu médico o mais breve possível.
Uso de outros medicamentos:
Alocare 1 mg normalmente não interfere com outros medicamentos. Informe o seu médico ou farmacêutico se está a utilizar ou utilizou recentemente outros medicamentos, incluindo os obtidos sem receita.
Não existe informação disponível sobre o uso de Alocare 1 mg com minoxidil tópico (aplicado à pele) na perda de cabelo masculina.
Uso de Alocare 1 mg com alimentos e bebidas:
Alocare 1 mg pode ser tomado com ou sem alimentos.
Gravidez e amamentação:
Alocare 1 mg só está indicado para homens.
As mulheres que estejam ou possam estar grávidas não devem manipular Alocare 1 mg, especialmente se os comprimidos estiverem partidos, divididos ou esmagados. Se a finasterida for absorvida pela pele ou tomada por via oral por mulheres grávidas de um feto do sexo masculino, o bebê pode nascer com malformações dos órgãos genitais.
Se a sua parceira está ou pode estar grávida, deve evitar a exposição ao seu sêmen (por exemplo, utilizando um preservativo) ou interromper o tratamento com finasterida.
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
Condução e uso de máquinas:
Não há informação que sugira que Alocare 1 mg afete a capacidade de conduzir e utilizar máquinas.
Informação importante sobre alguns dos componentes de Alocare 1 mg:
Este medicamento contém lactose. Se o seu médico lhe indicou que padece uma intolerância a certos açúcares, consulte-o antes de tomar este medicamento.
3. Como tomar Alocare 1 mg comprimidos
Tome sempre Alocare 1 mg exatamente como lhe foi indicado pelo seu médico. Se não tiver certeza, consulte o seu médico ou farmacêutico.
A dose habitual é um comprimido diário de Alocare 1 mg.
Os comprimidos revestidos podem ser tomados com o estômago vazio ou com uma refeição. Os comprimidos revestidos devem ser engolidos inteiros e não devem ser divididos ou esmagados.
- Alocare 1 mg não actua melhor ou com maior rapidez se tomar mais de um comprimido por dia.
- A perda de cabelo masculina é um distúrbio que demora um longo período de tempo a desenvolver-se.
Em termos gerais, o uso diário entre três e seis meses pode ser necessário antes de que observe um aumento do espessura do cabelo ou redução da perda de cabelo.
- O seu médico ajudá-lo-á a avaliar se Alocare 1 mg está a dar resultados. É importante continuar a tomar Alocare 1 mg durante o prazo completo que o seu médico lhe prescreveu.
Pacientes com distúrbios do fígado
Não há experiência do uso de Alocare 1 mg em pacientes com distúrbios do fígado (veja também ‘Tenha cuidado especial enquanto toma Alocare 1 mg‘).
Pacientes com distúrbios renais
Não é necessário um ajuste da dose em pacientes com distúrbios renais.
Se tomar mais Alocare 1 mg do que devia:
Se tomou mais Alocare 1 mg do que o prescrito, ou se outra pessoa tomou qualquer quantidade de Alocare 1 mg, contacte imediatamente o seu médico, farmacêutico, ou ligue para o Serviço de Informação Toxicológica, telefone: 91 562 04 20, indicando o medicamento e a quantidade ingerida. Dirija-se ao hospital mais próximo e leve consigo todos os comprimidos restantes ou o invólucro vazio para facilitar a identificação.
Se esquecer de tomar Alocare 1 mg:
Se se esquecer de tomar uma dose de Alocare 1 mg, continue com a dose seguinte de maneira habitual. Não tome uma dose dupla para compensar uma dose esquecida.
Se interromper o tratamento com Alocare 1 mg:
Recomenda-se o uso contínuo de Alocare 1 mg para conseguir o máximo benefício. Se interromper o tratamento, é provável que perca o cabelo recuperado ao cabo dos seguintes 9 ou 12 meses.
Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
4. Posíveis efeitos adversos
Como todos os medicamentos, Alocare 1 mg pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Normalmente os efeitos adversos foram temporários com o tratamento contínuo ou desapareceram uma vez suspendido o tratamento.
Pouco frequentes (entre 1 e 10 de cada 1.000 pacientes):
- diminuição do desejo sexual
- dificuldade em conseguir uma ereção
- problemas com a ejaculação, tais como uma diminuição da quantidade de sêmen.
- depressão
Frequência desconhecida:
- reações alérgicas, tais como erupção cutânea, picazón, bolhas debaixo da pele (urticária) e inchaço dos lábios e face
- inflamação ou sensibilidade das mamas
- dor nos testículos
- aumento do ritmo cardíaco
- dificuldade persistente em conseguir uma ereção após interromper o tratamento
- foram comunicados casos de infertilidade em homens que tomaram finasterida durante um longo período de tempo e que tinham outros fatores de risco que pudessem afetar a fertilidade. Foi comunicada a normalização ou melhoria da quantidade de sêmen após interromper o tratamento com finasterida. Não foram realizados estudos clínicos de longo prazo sobre o efeito da finasterida na fertilidade dos homens.
- ansiedade
Detenha o tratamento com Alocare 1 mg e consulte o seu médico imediatamente se observar algum dos seguintes sintomas:
- inchaço da face, língua ou garganta
- dificuldade em engolir
- bolhas debaixo da pele (urticária)
- dificuldade respiratória
Se considera que algum dos efeitos que sofre é grave ou se apercebe de qualquer efeito adverso não mencionado neste prospecto, informe o seu médico ou farmacêutico.
5. Conservação de Alocare 1 mg comprimidos
- Mantenha fora do alcance e da vista das crianças.
- Este medicamento não requer condições especiais de conservação.
- Não utilize Alocare 1 mg após a data de validade, que aparece no invólucro. A data de validade é o último dia do mês que se indica.
- Os medicamentos não devem ser jogados fora pela água nem pelo lixo. Deposite os invólucros e os medicamentos que não precisa no Ponto SIGRE da sua farmácia habitual. Pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos invólucros e dos medicamentos que não precisa. Deste modo, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Informação adicional
Composição de Alocare 1 mg:
O princípio ativo é finasterida. Um comprimido contém 1 mg de finasterida.
Os outros componentes são:
Núcleo do comprimido: lactose monohidrato, celulose microcristalina (E460), amido de milho pregelatinizado, amido glicolato sódico de batata (tipo A), macroglicerídeos de laurilo, estearato de magnésio (E572).
Revestimento: hipromelosa (E464), dióxido de titânio (E171), macrogol 6000, óxido de ferro vermelho (E172), óxido de ferro amarelo (E172).
Aspecto do produto e conteúdo do invólucro de Alocare 1 mg:
Comprimido revestido com película.
Os comprimidos de Alocare 1 mg são de cor castanha avermelhada, redondos, biconvexos, marcados ‘F1’ de um lado e sem marca alguma no outro lado.
Os comprimidos de Alocare 1 mg estão embalados em blister de alumínio/alumínio contendo 28 e 98 comprimidos.
Titular da autorização de comercialização:
Industrial Farmacêutica Cantabria, S.A.
Barrio Solía 30
La Concha de Villaescusa
39690 Cantabria (Espanha)
Responsável pela fabricação:
Wessling Hungay KFT.
Foti ut 56. Budapest H1047 Hungria
Vasut u. 13,
Hungria
ou
Laboratori Fundació DAU
C/ C, 12-14 Pol. Ind. Zona Franca,
08040 Barcelona, Espanha
Este prospecto foi aprovado em Junho de 2018.
A informação detalhada e actualizada deste medicamento está disponível na página web da Agência Espanhola do Medicamento e Produtos Sanitários (AEMPS) http://www.aemps.gob.es/ .
- País de registo
- Disponibilidade em farmácias
Problema de fornecimento reportado
De acordo com dados da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde (AEMPS), foi reportado um problema de fornecimento que afeta este medicamento.<br><br>A disponibilidade pode estar temporariamente limitada em algumas farmácias.<br><br>Para informações atualizadas ou alternativas, consulte o seu farmacêutico. - Substância ativa
- Requer receita médicaSim
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a ALOCARE 1 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULAForma farmacêutica: SOLUÇÃO PARA USO TÓPICO, 2,275 mg/mlSubstância ativa: finasterideFabricante: Industrial Farmaceutica Cantabria S.A.Requer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 1 mg / comprimidoSubstância ativa: finasterideFabricante: Aurovitas Spain, S.A.U.Requer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 1 mgSubstância ativa: finasterideFabricante: Laboratoires Bailleul S.A.Requer receita médica
Médicos online para ALOCARE 1 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para ALOCARE 1 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.