TAU-KIT COMPRIMIDOS SOLÚVEIS
Como utilizar TAU-KIT COMPRIMIDOS SOLÚVEIS
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o utilizador
TAU-KIT®100 mg comprimidos solúveis
13C-Urea
Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a usar este medicamento, porque contém informações importantes para si.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
- Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.
- Este medicamento foi prescrito apenas para si, e não deve dá-lo a outras pessoas, mesmo que tenham os mesmos sintomas que si, porque pode prejudicá-las.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver secção 4.
Conteúdo do prospecto
- O que é TAU-KIT® e para que é utilizado
- O que precisa saber antes de começar a usar TAU-KIT®
- Como usar TAU-KIT®
- Possíveis efeitos adversos
- Conservação de TAU-KIT®
- Conteúdo do envase e informação adicional
1. O que é TAU-KIT® e para que é utilizado
TAU-KIT®pertence ao grupo de medicamentos denominados outros agentes diagnósticos. TAU-KIT®é um teste de alento que está indicado para determinar a presença, no seu estômago, de uma bactéria denominada Helicobacter pylori, que pode ser a responsável pelas molestias que si padece.
Este medicamento é apenas para uso diagnóstico.
2. O que precisa saber antes de começar a usar TAU-KIT®
Não tome TAU-KIT®
Se é alérgico ao princípio ativo ou a algum dos outros componentes deste medicamento (incluídos na secção 6).
Se padece uma doença genética denominada Fenilcetonuria.
Advertências e precauções
Consulte o seu médico antes de começar a tomar TAU-KIT®
- Um resultado positivo do teste, isoladamente, não constitui indicação absoluta para um tratamento de erradicação.
Pode estar indicado o diagnóstico com outros métodos (endoscopia), a fim de examinar a presença de qualquer outra complicação, por exemplo, úlcera, gastrite autoimune ou tumores malignos.
- Se si sofreu uma extirpação parcial do seu estômago (gastrectomia) ou se é menor de 5 anos, deve informar o seu médico, porque nestes casos não há dados suficientes para recomendar o seu uso.
- Se si padece um tipo de gastrite denominada atrófica, o teste de alento pode ter resultados falsos positivos, por lo que pode ser necessário submetê-lo a outros estudos para confirmar a infecção.
- Se si vomita durante a prova, é necessário repeti-la, como mínimo no dia seguinte em jejum.
Outros medicamentos e TAU-KIT®
Se si está em tratamento com antibióticos para a infecção por Helicobacter pylori, deve deixar transcorrer 4 semanas sem medicação antes da realização da prova de diagnóstico com TAU-KIT®, porque poderia dar lugar a um resultado falso negativo da mesma.
Se si está sujeito a um tratamento com um antiácido (medicamento para aliviar o ardor de estômago como omeprazol, etc.) ou um fármaco antiulceroso (sales de bismuto, etc.), deve deixar transcorrer 2 semanas sem medicação antes de realizar o teste de diagnóstico.
Informa o seu médico ou farmacêutico se está utilizando, utilizou recentemente ou poderia ter que utilizar outros medicamentos.
Uso de TAU-KIT®com alimentos e bebidas
Como lhe indicará o seu médico, antes da realização da prova, deverá estar em jejum durante pelo menos 6 horas, preferencialmente desde a noite anterior, e deverá tomar 200 ml de uma bebida rica em ácido cítrico (Citral pylori®) ao iniciar a prova, no caso dos adultos, e 100 ml no caso de crianças maiores de 5 anos.
Gravidez, lactação e fertilidade
Se está grávida ou em período de lactação, ou acredita que poderia estar grávida ou tem intenção de ficar grávida, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento.
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento.
Condução e uso de máquinas
Não se descreveu nenhum efeito sobre a capacidade para conduzir ou utilizar máquinas, à dosagem recomendada.
Informação importante sobre alguns dos componentes de Citral pylori®.
A realização da prova do alento com ureia marcada com 13C requer a administração prévia de Ácido cítrico (Protocolo Europeu). O envase de Tau-kit inclui um sobrecartão de Citral pylori® (4,2 g de Ácido cítrico anidro). Cada sobrecartão de Citral Pylori® contém, além disso, aspartamo (E-951) e amarelo laranja S (E-110)
Cada sobrecartão contém 120 mg de aspartamo equivalente a 60 mg/100 ml.
O aspartamo contém uma fonte de fenilalanina que pode ser prejudicial em caso de padecer fenilcetonuria (FCN), uma doença genética rara na qual a fenilalanina se acumula devido a que o organismo não é capaz de eliminá-la corretamente.
Este medicamento pode produzir reações alérgicas porque contém amarelo laranja S (E-110). Pode provocar asma, especialmente em pacientes alérgicos ao ácido acetilsalicílico.
3. Como usar TAU-KIT®
Siga exatamente as instruções de administração deste medicamento indicadas pelo seu médico. Em caso de dúvida, consulte novamente o seu médico ou farmacêutico.
TAU-KIT®é um teste de alento com 13C ureia, que se utiliza para a realização de uma prova diagnóstica, a qual se deve realizar na presença de pessoal qualificado, que lhe indicará em cada momento as instruções a seguir.
Para a correta realização da prova, que dura aproximadamente 40 minutos, e que se deve realizar preferencialmente pela manhã, é necessário que permaneça 6 horas em jejum, sem fumar e em posição de repouso. A prova se inicia com a ingestão do conteúdo do sobrecartão Citral pylori®.
A dosagem normal é:
Adultos maiores de 18 anos: um comprimido (100 mg de 13C-ureia) dissolvido em 125 ml de água.
Uso em crianças maiores de 5 anos e adolescentes:
Não há dados suficientes para recomendar o seu uso em pacientes menores de cinco anos.
Crianças maiores de 5 anos: meio comprimido (50 mg de 13C-ureia) dissolvido em 50 ml de água.
Forma de administração:
O medicamento se administra por via oral.
Se, enquanto está realizando a prova, sofrer vômitos, se deve realizar uma segunda prova, mas não antes de 24 horas.
Siga estas instruções a menos que o seu médico lhe tenha dado outras distintas.
Se tomar mais TAU-KIT®do que deve
Devido a que o envase contém um único comprimido de 100 mg de 13C-ureia, não se pode esperar uma sobredosagem. No entanto, se si tomou mais TAU-KIT® do que deve, consulte imediatamente o seu médico ou farmacêutico.
Em caso de sobredosagem ou ingestão acidental, consulte imediatamente o seu médico ou farmacêutico ou acuda a um centro médico imediatamente ou ligue para o Serviço de Informação Toxicológica, telefone 91 562 04 20, indicando o medicamento e a quantidade ingerida.
Se esquecer de tomar TAU-KIT®
Devido a que o produto está formado por um único comprimido e se utiliza em um momento pontual estabelecido pelo seu médico, não se pode esperar o esquecimento da tomada do medicamento.
Não tome uma dose dupla para compensar as doses esquecidas.
Se interromper o tratamento com TAU-KIT®
Considera-se que o tratamento consiste na tomada do único comprimido com 100 mg de 13C-ureia do envase, não se prevê, portanto, que exista interrupção do tratamento.
Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste produto, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
4. Possíveis efeitos adversos
Assim como todos os medicamentos, TAU-KIT® pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Não se descreveram efeitos adversos.
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los diretamente através do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de medicamentos de Uso Humano: https://www.notificaram.es. Mediante a comunicação de efeitos adversos, si pode contribuir para proporcionar mais informações sobre a segurança deste medicamento
5. Conservação de TAU-KIT®
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não requer condições especiais de conservação.
Não utilize este medicamento se observar algum sinal de deterioração no envase.
Validade
Não utilize este medicamento após a data de validade que aparece no envase, após a abreviatura CAD. A data de validade é o último dia do mês que se indica.
Os medicamentos não devem ser jogados nos esgotos nem na lixeira. Deposite os envases e os medicamentos que não precisa no ponto SIGRE da sua farmácia. Em caso de dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que não precisa. Dessa forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informação adicional
Composição de TAU-KIT®
- 1 comprimido solúvel: o princípio ativo é: 13C Urea 100 mg
Os outros componentes do comprimido são: celulosa microcristalina, povidona K90, sílica coloidal, estearato de magnésio e croscarmelosa sódica.
- 1 sobrecartão de Citral pylori: Ácido cítrico anidro, Aspartamo (E-951), Aroma de limão em pó e corante amarelo laranja S (E-110).
Aspecto do produto e conteúdo do envase
TAU-KIT®se apresenta em envases com um único comprimido solúvel que contém 100 mg de 13C ureia e um sobrecartão de Citral pylori®. Além disso, inclui 2 tubos de recolha de amostra pré-dose (BASAL), 2 tubos de recolha de amostras pós-dose (POST) e dois tubos flexíveis, etiquetas adesivas identificativas da amostra, uma delas se coloca no lugar indicado no estuche.
O formato de 50 kits se apresenta como 50 kits de 4 tubos de recolha de amostras de ar em cada kit, 1 comprimido de 13C ureia em cada kit e 1 sobrecartão de Citral pylori® em cada kit.
Pode ser que apenas alguns dos tamanhos de envase estejam comercializados.
Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação
Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação:
ISOMED PHARMA, S.L.
c/París, nº4, Parque Empresarial Európolis
28232, Las Rozas Madrid
Espanha
A última revisão deste prospecto foi emoutubro 2019
A informação detalhada e atualizada deste medicamento está disponível na página web da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) http://www.aemps.gob.es
Esta informação está destinada apenas a profissionais do setor sanitário.
É importante seguir estas instruções de maneira precisa para garantir a fiabilidade do diagnóstico.
Instruções específicas:
- O teste deve ser realizado na presença de uma pessoa qualificada.
- Recomenda-se realizar o teste estando em posição de repouso.
- A prova se inicia com a tomada de 1 sobrecartão de Citral pylori® dissolvido em 200 ml de água no caso de adultos e a administração de apenas 100 ml da dissolução no caso de crianças maiores de 5 anos. Deve anotar a hora de ingestão.
- Dez minutos depois, se leva a cabo a recolha de amostras para a determinação do
valor basal:
- Tomar o tubo flexível e os dois tubos de recolha de amostras pré-dose providos de uma etiqueta onde aparece a palavra “BASAL”.
- Retirar a tampa de um dos tubos de amostra e desenvolver o tubo flexível, sem dobrar, e introduzi-lo no tubo de recolha da amostra.
- Contener o alento durante uns segundos (aprox. 30 segundos) para que a
concentração de 13CO2 no alento expirado seja máxima, imediatamente, expire
suavemente através do tubo flexível até que a superfície interna do tubo de
recolha de amostra se cubra de vapor condensado.
- Continuar expirando enquanto se retira o tubo de plástico e imediatamente, fechar o tubo de amostra com sua tampa. Para fechar o tubo, se deve proceder da seguinte forma:
enroscar até que o tampão não gire facilmente e depois girar com cuidado um quarto de
vuelta mais. Se o recipiente permanecesse aberto mais de 30 segundos, o teste poderia dar
um resultado falso.
- Preencher o segundo tubo de amostra, provido de etiqueta com a palavra “BASAL”, com a expiração e seguindo o mesmo procedimento descrito no ponto 4.
- Preparar a solução do teste: dissolver o comprimido em 125 ml de água no caso de adultos e meio comprimido em 50 ml de água no caso de crianças maiores de 5 anos.
- Esta solução do teste deve ser bebida imediatamente pelo paciente e deve anotar a hora de ingestão.
- Trinta minutos depois da administração da solução do teste, se recolhem novamente amostras de expiração nos tubos de recolha de amostras providos de etiqueta com a palavra “POST” e se procede tal como se descreve nos pontos 4 e 5.
- Os tubos de recolha de amostras devem ser enviados na caixa original para análise em um laboratório qualificado. Se deve colocar na caixa a etiqueta identificativa da amostra no lugar señalado.

- País de registo
- Preço médio em farmácia30.46 EUR
- Substância ativa
- Requer receita médicaSim
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a TAU-KIT COMPRIMIDOS SOLÚVEISForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 50 mgSubstância ativa: 13C-ureaFabricante: Laboratoires Mayoly SpindlerRequer receita médicaForma farmacêutica: SOLUÇÃO/SUSPENSÃO ORAL, DesconhecidaSubstância ativa: 13C-ureaFabricante: Infai GmbhRequer receita médicaForma farmacêutica: SOLUÇÃO/SUSPENSÃO ORAL, 45 mgSubstância ativa: 13C-ureaFabricante: Infai GmbhRequer receita médica
Médicos online para TAU-KIT COMPRIMIDOS SOLÚVEIS
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para TAU-KIT COMPRIMIDOS SOLÚVEIS — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.