XENPOZYME 4 mg PÓ PARA CONCENTRADO PARA SOLUÇÃO PARA PERFUSÃO
Como utilizar XENPOZYME 4 mg PÓ PARA CONCENTRADO PARA SOLUÇÃO PARA PERFUSÃO
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o paciente
Xenpozyme 4mg pó para concentrado para solução para perfusão
Xenpozyme 20mg pó para concentrado para solução para perfusão
olipudase alfa
Este medicamento está sujeito a acompanhamento adicional, o que agilizará a detecção de nova informação sobre sua segurança. Pode contribuir comunicando os efeitos adversos que possa ter. A parte final da seção 4 inclui informação sobre como comunicar esses efeitos adversos.
Leia todo o prospecto atentamente antes de começar a usar este medicamento, porque contém informação importante para si.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
- Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou enfermeiro.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou enfermeiro, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver seção 4.
Conteúdo do prospecto
- O que é Xenpozyme e para que é utilizado
- O que precisa saber antes de que lhe administrem Xenpozyme
- Como é administrado Xenpozyme
- Efeitos adversos possíveis
- Conservação de Xenpozyme
- Conteúdo do envase e informação adicional
1. O que é Xenpozyme e para que é utilizado
O que é Xenpozyme
Xenpozyme contém uma enzima chamada olipudase alfa.
Para que é utilizado Xenpozyme
Xenpozyme é utilizado para tratar um distúrbio hereditário chamado deficiência de esfingomielinase ácida (ASMD). É utilizado em crianças e adultos com ASMD de tipos A/B ou B para tratar os sinais e sintomas de ASMD não relacionados com o cérebro.
Como funciona Xenpozyme
Os pacientes com ASMD carecem de uma versão que funcione corretamente da enzima esfingomielinase ácida. Isso provoca a acumulação de uma substância chamada esfingomielina, que danifica órgãos como o baço, o fígado, o coração, os pulmões e o sangue. A olipudase alfa atua da mesma forma que a enzima natural, por isso atua como substituto, reduzindo a acumulação de esfingomielina nos órgãos e tratando os sinais e sintomas.
2. O que precisa saber antes de que lhe administrem Xenpozyme
Não lhe deve ser administrado Xenpozyme:
- Se experimentou reações alérgicas (anafilácticas) potencialmente mortais à olipudase alfa (ver seção “Advertências e precauções” a seguir) ou a algum dos outros componentes deste medicamento (incluídos na seção 6).
Advertências e precauções
Pode ter efeitos adversos chamados reações associadas à perfusão (RAPs) que podem ser causados pela perfusão (gotejamento) do medicamento. Podem ocorrer enquanto lhe é administrado Xenpozyme ou nas 24 horas após a perfusão.
Podem incluir reações alérgicas (ver seção 4) e sintomas como dor de cabeça, erupção elevada e com picor (habões), febre, náuseas, vômitos e picor na pele.
Se acredita que está tendo uma RAP, informe o seu médico imediatamente.
Se tiver uma reação alérgica grave durante a perfusão, o seu médico interromperá a perfusão e lhe proporcionará o tratamento médico adequado. O seu médico decidirá sobre os riscos e benefícios de administrar-lhe mais doses de Xenpozyme.
Se tiver uma RAP leve ou moderada, o seu médico ou enfermeiro podem interromper temporariamente a perfusão, reduzir a velocidade de perfusão e/ou reduzir a dose.
O seu médico também pode administrar-lhe (ou ter-lhe administrado) outros medicamentos para prevenir ou controlar as reações alérgicas.
O seu médico pedirá análises de sangue para comprovar como funciona o seu fígado (medindo os níveis das suas enzimas hepáticas) antes de iniciar o tratamento e, a seguir, a intervalos regulares à medida que se ajustam as doses (ver seção 3).
Outros medicamentos e Xenpozyme
Informe o seu médico ou enfermeiro se está utilizando, utilizou recentemente ou possa ter que utilizar qualquer outro medicamento.
Gravidez e amamentação
Se está grávida ou em período de amamentação, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de engravidar, consulte o seu médico ou enfermeiro antes de utilizar este medicamento.
Existe experiência limitada com o uso de Xenpozyme em mulheres grávidas. Xenpozyme pode ser prejudicial para o feto se o tomar uma mulher durante a gravidez. Só se deve usar Xenpozyme durante a gravidez se for claramente necessário. As mulheres que se podem engravidar devem usar métodos anticonceptivos eficazes durante o tratamento e durante os 14 dias seguintes à última dose se se interromper Xenpozyme.
Desconhece-se se Xenpozyme passa para o leite materno humano. Detectou-se Xenpozyme no leite animal. Informe o seu médico se está em período de amamentação ou tem intenção de o fazer. O seu médico o ajudará então a decidir se é necessário interromper a amamentação ou a administração de Xenpozyme, após considerar o benefício da amamentação para o filho e o benefício de Xenpozyme para a mãe.
Condução e uso de máquinas
Xenpozyme pode ter uma influência leve sobre a capacidade para conduzir e utilizar máquinas, pois pode experimentar uma baixa da pressão arterial (o que pode fazer com que se sinta mareado).
Xenpozyme contém sódio
Este medicamento contém 0,60 mg de sódio (componente principal do sal de mesa/para cozinhar) por frasco de 4 mg ou 3,02 mg de sódio por frasco de 20 mg. Isso equivale a 0,03 % e 0,15 %, respectivamente, da ingestão diária máxima de sódio recomendada para um adulto ou um adolescente e < 0,08 % e < 0,38 %, respectivamente, da ingestão diária aceitável de sódio máxima para crianças menores de 16 anos de idade.
3. Como é administrado Xenpozyme
Xenpozyme será administrado em forma de gotejamento (perfusão) sob a supervisão de um profissional de saúde com experiência no tratamento de ASMD ou outras doenças metabólicas.
A dose que recebe é baseada no seu peso corporal e será administrada a cada duas semanas.
O tratamento começa com uma dose baixa do medicamento, que é aumentada gradualmente.
A perfusão normalmente dura cerca de 3 a 4 horas; mas pode ser mais curta ou mais longa de acordo com o critério do seu médico, e pode ser mais curta durante o período em que se aumenta a sua dose.
Pacientes adultos
A dose inicial recomendada de Xenpozyme é de 0,1 mg por cada kg de peso corporal. Esta é aumentada de forma planejada com cada dose posterior, até atingir a dose recomendada de 3 mg por cada kg de peso corporal a cada 2 semanas. Geralmente, leva-se até 14 semanas para atingir a dose recomendada, mas este tempo pode ser mais longo de acordo com o critério do seu médico.
Crianças
A dose inicial recomendada de Xenpozyme é de 0,03 mg por cada kg de peso corporal. As doses posteriores devem ser aumentadas de forma planejada até a dose recomendada de 3 mg por cada kg de peso corporal a cada 2 semanas. Geralmente, leva-se até 16 semanas para atingir a dose recomendada, mas este tempo pode ser mais longo de acordo com o critério do seu médico.
Perfusão domiciliar
O seu médico pode considerar a perfusão de Xenpozyme em casa se está recebendo uma dose estável e tolera bem as suas perfusões. A decisão de passar para a perfusão domiciliar deve ser tomada após a avaliação e a recomendação do seu médico. Se tiver um efeito adverso durante uma perfusão de Xenpozyme, a pessoa que lhe administra a perfusão em casa pode interromper a perfusão e iniciar o tratamento médico adequado.
Instruções para o uso adequado
Xenpozyme é administrado por perfusão intravenosa (um gotejamento em uma veia). É fornecido em forma de pó que será misturado com água estéril antes da administração.
Se receber mais Xenpozyme do que deve
Informe o seu médico imediatamente se suspeita uma alteração com respeito à sua perfusão habitual.
Se omitir uma perfusão de Xenpozyme
É importante que receba a perfusão a cada 2 semanas. Considera-se que se omitiu uma perfusão se não for administrada dentro dos 3 dias posteriores à perfusão programada. Dependendo do número de doses omitidas, o seu médico pode ter que voltar a começar desde uma dose mais baixa.
Se omitiu uma perfusão ou não pode comparecer a uma consulta programada, entre em contato com o seu médico imediatamente.
Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico ou enfermeiro.
4. Efeitos adversos possíveis
Assim como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Foram observadas reações associadas à perfusão (RAPs) enquanto os pacientes recebiam o medicamento ou nas 24 horas após a perfusão.
Os efeitos adversos mais graves podem incluir reações alérgicas graves repentinas, erupção elevada e com picor (habões), erupção, aumento das enzimas do fígado e batimentos do coração irregulares.
Deve informar o seu médico imediatamente se experimentar uma RAP ou uma reação alérgica.
Se tiver uma reação à perfusão, é possível que sejam administrados medicamentos adicionais para tratar ou ajudar a prevenir futuras reações. Se a reação à perfusão for grave, o seu médico pode interromper a perfusão de Xenpozyme e começar a administrar um tratamento médico adequado.
Muito frequentes (podem afetar mais de 1 de cada 10pessoas):
- Dor de cabeça
- Erupção elevada e com picor (habões)
- Febre - temperatura corporal elevada Náuseas
- Dor abdominal (vientre)
- Vômitos
- Picor na pele
- Dores musculares
- Erupção
- Análise de sangue com valores aumentados devidos à inflamação
- Dor na parte superior do vientre
- Verdade na pele
Frequentes (podem afetar até 1 de cada 10pessoas):
- Olhos vermelhos ou com picor
- Dor de articulações
- Fadiga
- Análise de sangue anormais devidos à função do fígado
- Diarréia
- Pressão arterial baixa
- Dificuldade para respirar
- Malestar abdominal
- Erupção (diferentes tipos de erupção às vezes com picor)
- Dor de costas
- Dor
- Calafrios
- Sensação de muito calor
- Sibilâncias (dificuldade para respirar) Irritação da garganta e da laringe
- Dor de fígado
- Lesões na pele (como lesões sólidas elevadas ou planas de cor vermelha)
- Dor de ossos
- Fraqueza
- Reações alérgicas graves
- Molestias nos olhos
- Batimentos do coração rápidos
- Batimentos do coração fortes que podem ser rápidos ou irregulares
- Opressão e inchação da garganta Inchação rápida debaixo da pele em zonas como a face, a garganta, os braços e as pernas, que pode pôr em perigo a vida se a inchação da garganta bloquear as vias respiratórias
- Reações relacionadas com o local do catéter, que incluem dor, picor ou inchação
- Análise de sangue anormais devidos à inflamação
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou enfermeiro, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los diretamente através do sistema nacional de notificação incluído no Apêndice V. Mediante a comunicação de efeitos adversos, pode contribuir para proporcionar mais informação sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Xenpozyme
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não utilize Xenpozyme após a data de validade que aparece na etiqueta e no envase. A data de validade é o último dia do mês que se indica.
Conservar em frigorífico entre 2 °C e 8 °C.
Após a diluição, recomenda-se utilizar imediatamente.
Se não for utilizado imediatamente, a solução reconstituída pode ser conservada até 24 horas a uma temperatura entre 2 °C e 8 °C.
Após a diluição, a solução pode ser conservada até 24 horas a uma temperatura entre 2 °C e 8 °C, seguida de 12 horas (incluído o tempo de perfusão) a temperatura ambiente.
Os medicamentos não devem ser jogados nos deságues nem na lixeira. Pergunte ao seu médico ou enfermeiro como se livrar dos envases e dos medicamentos que já não precisa. Dessa forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informação adicional
Composição de Xenpozyme
O princípio ativo é olipudase alfa. Um frasco contém 4 mg ou 20 mg de olipudase alfa.
Os outros componentes são:
- L-metionina
- Fosfato de sódio dibásico heptahidrato
- Fosfato de sódio monobásico monohidrato
- Sacarose
Ver seção 2 Xenpozyme contém sódio
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Xenpozyme é um pó para concentrado para solução para perfusão em um frasco (4 ou 20 mg/frasco).
O pó é um pó liofilizado de cor branca a esbranquiçada.
Depois de misturado com água estéril, é uma solução transparente e incolor. A solução deve ser diluída ainda mais antes da perfusão.
Título da autorização de comercialização
Sanofi B.V., Paasheuvelweg 25, 1105 BP Amesterdão, Países Baixos
Responsável pela fabricação
Genzyme Ireland Limited, IDA Industrial Park, Old Kilmeaden Road, Waterford, Irlanda
Podem solicitar mais informações sobre este medicamento dirigindo-se ao representante local do título da autorização de comercialização:
Bélgica Sanofi Belgium Tel: +32 (0)2 710 54 00 | Lituânia Swixx Biopharma UAB Tel: +370 5 236 91 40 |
Bulgária Swixx Biopharma EOOD Tel: +359 (0)2 4942 480 | Luxemburgo Sanofi Belgium Tel: +32 (0)2 710 54 00 (Bélgica) |
República Checa sanofi-aventis, s.r.o. Tel: +420 233 086 111 | Hungria SANOFI-AVENTIS Zrt. Tel: +36 1 505 0050 |
Dinamarca Sanofi A/S Tlf: +45 45 16 70 00 | Malta Sanofi S.r.l. Tel: +39 02 39394275 |
Alemanha Sanofi-Aventis Deutschland GmbH Tel: 0800 04 36 996 Tel. do exterior: +49 69 305 70 13 | Países Baixos Sanofi B.V. Tel: + 31 20 245 4000 |
Estônia Swixx Biopharma OÜ Tel: +372 640 10 30 | Noruega sanofi-aventis Norge AS Tlf: +47 67 10 71 00 |
Grécia Sanofi-Aventis Μονοπρ?σωπη AEBE Τηλ: +30 210 900 16 00 | Áustria sanofi-aventis GmbH Tel: +43 1 80 185 – 0 |
Espanha sanofi-aventis, S.A. Tel: +34 93 485 94 00 | Polônia sanofi-aventis Sp. z o.o. Tel: +48 22 280 00 00 |
França Sanofi Winthrop Industrie Tél: 0 800 222 555 Chamada do exterior: +33 1 57 63 23 23 | Portugal Sanofi - Produtos Farmacêuticos, Lda Tel: +351 21 35 89 400 |
Croácia Swixx Biopharma d.o.o. Tel: +385 1 2078 500 | Romênia Sanofi Romania SRL Tel: +40 (0) 21 317 31 36 |
Irlanda sanofi-aventis Ireland Ltd. T/A SANOFI Tel: +353 (0) 1 403 56 00 | Eslovênia Swixx Biopharma d.o.o. Tel: +386 1 235 51 00 |
Islândia Vistor ehf. Sími: +354 535 7000 | República Eslovaca Swixx Biopharma s.r.o. Tel: +421 2 208 33 600 |
Itália Sanofi S.r.l. Tel: 800 536389 | Finlândia Sanofi Oy Puh/Tel: +358 (0) 201 200 300 |
Chipre C.A. Papaellinas Ltd. Τηλ: +357 22 741741 | Suécia Sanofi AB Tel: +46 (0)8 634 50 00 |
Letônia Swixx Biopharma SIA Tel: +371 6 616 47 50 |
Data da última revisão desteprospecto:
Outras fontes de informação
A informação detalhada deste medicamento está disponível no site da Agência Europeia de Medicamentos: http://www.ema.europa.eu. Também existem links para outros sites sobre doenças raras e medicamentos órfãos.
No site da Agência Europeia de Medicamentos, pode encontrar este prospecto em todas as línguas da União Europeia/Espaço Econômico Europeu e no site: www.xenpozyme.info.sanofi, ou escaneando o código QR que se inclui a seguir (também incluído no embalagem exterior) com um smartphone.
<------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------>
Esta informação está destinada apenas a profissionais de saúde:
Preparação da solução para administração
O pó para concentrado para solução para perfusão deve ser reconstituído com água para preparações injetáveis estéril, diluído com solução injetável de cloreto de sódio 9 mg/ml (0,9 %) e, em seguida, administrado por perfusão intravenosa.
Os passos de reconstituição e diluição devem ser concluídos em condições assépticas. Os dispositivos de filtração não devem ser utilizados em nenhum momento durante a preparação da solução para perfusão. Evitar a formação de espuma durante os passos de reconstituição e diluição.
- Determinar o número de frascos que devem ser reconstituídos com base no peso individual do paciente e na dose prescrita.
Peso do paciente (kg) × dose (mg/kg) = dose do paciente (em mg). Por exemplo, quando se usam frascos de 20 mg, dose do paciente (em mg) dividida por 20 mg/frasco = número de frascos a reconstituir. Se o número de frascos incluir uma fração, arredondar para o próximo número inteiro.
- Retirar o número necessário de frascos da geladeira e esperar cerca de 20 a 30 minutos para permitir que atinjam a temperatura ambiente.
- Reconstituir cada frasco injetando:
1,1 ml de água para preparações injetáveis estéril no frasco de 4 mg
5,1 ml de água para preparações injetáveis estéril no frasco de 20 mg
utilizando uma técnica de adição lenta por gotejamento na parede interior do frasco.
- Inclinar e girar cada frasco suavemente. Cada frasco deve dar origem a uma solução transparente e incolor.
- Inspecionar visualmente a solução reconstituída nos frascos para verificar se apresenta partículas ou decoloração. A solução de Xenpozyme deve ser transparente e incolor. Não se deve utilizar nenhum frasco que mostre partículas opacas ou decoloração.
- Retirar o volume de solução reconstituída, correspondente à dose prescrita, do número adequado de frascos e diluir com solução injetável de cloreto de sódio 9 mg/ml (0,9 %), em uma seringa ou bolsa para perfusão, dependendo do volume de perfusão (ver Tabela 1 para o volume de perfusão total recomendado com base na idade e/ou peso dos pacientes).
Tabela 1: Volumes de perfusão recomendados
Peso corporal ≥ 3 kg a < 10 kg | Peso corporal ≥ 10 kg a < 20 kg | Peso corporal ≥ 20 kg (pacientes pediátricos < 18 anos) | Pacientes adultos (≥ 18 anos) | |
Dose (mg/kg) | Volume total de perfusão (ml) | Volume total de perfusão (ml) | Volume total de perfusão (ml) | Volume total de perfusão (ml) |
0,03 | O volume variável variará com base no peso corporal | O volume variável variará com base no peso corporal | 5 | NP |
0,1 | O volume variável variará com base no peso corporal | 5 | 10 | 20 |
0,3 | 5 | 10 | 20 | 100 |
0,6 | 10 | 20 | 50 | 100 |
1,0 | 20 | 50 | 100 | 100 |
2,0 | 50 | 75 | 200 | 100 |
3,0 | 50 | 100 | 250 | 100 |
- Para volumes finais variáveis de perfusão com base no peso corporal em pacientes pediátricos (ver Tabela 1):
- Preparar uma solução para perfusão a 0,1 mg/ml adicionando 0,25 ml (1 mg) da solução reconstituída preparada no passo 3) e 9,75 ml de solução injetável de cloreto de sódio 9 mg/ml (0,9 %) em uma seringa vazia de 10 ml.
- Calcular o volume (ml) necessário para obter a dose do paciente (mg).
Exemplo: 0,3 mg ÷ 0,1 mg/ml = 3 ml
- Instruções de diluição para 5 ml ≤ volume total ≤ 20 ml utilizando uma seringa:
- Injetar o volume necessário da solução reconstituída lentamente na parede interior da seringa vazia.
- Adicionar lentamente a quantidade suficiente de solução injetável de cloreto de sódio 9 mg/ml (0,9 %) para obter o volume de perfusão total necessário (evitar a formação de espuma dentro da seringa).
- Instruções de diluição para um volume total ≥ 50 ml utilizando uma bolsa para perfusão:
- Bolsa para perfusão vazia:
- Injetar lentamente o volume necessário da solução reconstituída do passo 3) na bolsa para perfusão estéril de tamanho adequado.
- Adicionar lentamente a quantidade suficiente de solução injetável de cloreto de sódio 9 mg/ml (0,9 %) para obter o volume de perfusão total necessário (evitar a formação de espuma dentro da bolsa).
- Bolsa para perfusão pré-carregada:
- Retirar da bolsa para perfusão pré-carregada com solução injetável de cloreto de sódio 9 mg/ml (0,9 %) o volume de solução salina normal para obter um volume final como especificado na Tabela 1.
- Adicionar lentamente o volume necessário da solução reconstituída no passo 3) na bolsa para perfusão (evitar a formação de espuma dentro da bolsa).
- Inverter suavemente a seringa ou a bolsa para perfusão para misturar. Não agitar. Devido ao fato de se tratar de uma solução proteica, ocasionalmente ocorre uma ligeira floculação (descrita como fibras translúcidas finas) após a diluição.
- A solução diluída deve ser filtrada por um filtro de 0,2 μm de baixa ligação a proteínas em linha durante a administração.
Uma vez concluída a perfusão, a via de perfusão deve ser lavada com solução injetável de cloreto de sódio 9 mg/ml (0,9 %) utilizando a mesma velocidade de perfusão utilizada na última parte da perfusão.
- País de registo
- Substância ativa
- Requer receita médicaSim
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a XENPOZYME 4 mg PÓ PARA CONCENTRADO PARA SOLUÇÃO PARA PERFUSÃOForma farmacêutica: PERFURAÇÃO INJETÁVEL, 20 mgSubstância ativa: olipudase alfaFabricante: Sanofi B.V.Requer receita médicaForma farmacêutica: SOLUÇÃO INJETÁVEL PARA PERFUSÃO, 100 USubstância ativa: laronidaseFabricante: Sanofi B.V.Requer receita médicaForma farmacêutica: PERFURAÇÃO INJETÁVEL, 30 mg/mlSubstância ativa: cerliponase alfaFabricante: Biomarin International LimitedRequer receita médica
Médicos online para XENPOZYME 4 mg PÓ PARA CONCENTRADO PARA SOLUÇÃO PARA PERFUSÃO
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para XENPOZYME 4 mg PÓ PARA CONCENTRADO PARA SOLUÇÃO PARA PERFUSÃO — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.