Bg pattern

Asma

A asma é uma condição comum que afeta a sua respiração. Atualmente, não pode ser curada, mas se for bem tratada, não deverá ter problemas com os sintomas.

Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.

Obter uma receita online

Obter uma receita online

Um médico analisará o seu caso e poderá emitir uma receita se for clinicamente apropriado.

Falar com um médico online

Falar com um médico online

Discuta os seus sintomas e as opções de tratamento com um médico.

Esta página fornece informação geral e não substitui a consulta de um médico. Se os sintomas forem graves, persistentes ou estiverem a agravar-se, procure aconselhamento médico com urgência.

A asma é uma condição comum que afeta a sua respiração. Atualmente, não pode ser curada, mas se for bem tratada, não deverá ter problemas com os sintomas.

Sintomas da asma

Os principais sintomas da asma são problemas com a respiração, tais como:

  • sibilos
  • tosse
  • falta de ar
  • sensação de aperto no peito

Os sintomas da asma podem ser leves ou graves. Geralmente, aparecem e desaparecem. Podem ser piores à noite e no início da manhã.

Uma crise de asma ocorre quando tem sintomas graves e é difícil respirar, o que pode colocar a vida em risco.

Os sintomas podem ser desencadeados por diferentes fatores, incluindo exercício físico, altos níveis de poluição do ar, ar frio ou contacto com algo a que é alérgico, como pólen, poeira, bolor ou animais.

A asma geralmente começa em crianças, mas pode ocorrer em qualquer idade.

Consulte um médico de família se:

  • você ou o seu filho tiver sintomas de asma
  • você ou o seu filho tiver asma e os tratamentos não estiverem a ajudar, precisar de usar o seu inalador com mais frequência ou precisar de aconselhamento sobre como usar o seu inalador
  • você ou o seu filho tiver asma e os seus sintomas não estiverem a melhorar ou o estiverem a impedir de realizar as suas atividades habituais ou de acordar à noite

Como tratar uma crise de asma

Se estiver a ter uma crise de asma, sente-se direito, para ajudar na sua respiração. Tente manter a calma.

Use o seu inalador de alívio da asma se o tiver:

  • Se tiver um inalador azul de alívio, tome 1 inspiração a cada 30 a 60 segundos até se sentir melhor, até um máximo de 10 inspirações. Agite o inalador entre cada inspiração e use um espaçador com o inalador se o tiver.
  • Se tiver um inalador AIR ou MART (usado tanto para prevenir como para tratar os sintomas), tome 1 inspiração a cada 1 a 3 minutos até se sentir melhor, até um máximo de 6 inspirações.

Se o seu plano de ação pessoal para a asma tiver uma dose máxima diferente para tratar uma crise de asma, siga as instruções do seu plano.

Ligue 112 se:

Você ou outra pessoa estiver a ter uma crise de asma e:

  • começar a sentir-se pior a qualquer momento
  • não se sentir melhor após tomar a dose máxima usando um inalador de alívio da asma
  • não tiver um inalador de asma

Se os sintomas não melhorarem após 10 minutos e uma ambulância não tiver chegado, use um inalador de asma novamente, se o tiver, tomando até à mesma dose máxima.

Não conduza até ao serviço de urgência.

A pessoa com quem falar no 112 dará-lhe conselhos sobre o que fazer.

Solicite uma consulta urgente com um médico de família se:

  • teve uma crise de asma e recuperou

Mesmo que se sinta melhor, é importante consultar um médico de família dentro de 2 dias para discutir o seu tratamento e obter aconselhamento para ajudar a prevenir outra crise de asma.

Como é diagnosticada a asma

Se você ou o seu filho tiver sintomas de asma, um médico ou enfermeiro fará algumas perguntas e auscultará o seu peito.

Pode precisar de um teste de respiração simples para verificar se há sinais de asma e, por vezes, um teste sanguíneo.

Pode também ser-lhe dado um dispositivo portátil chamado pico de fluxo para usar em casa durante algumas semanas, para verificar o quão bem estão a funcionar os seus pulmões.

O diagnóstico da asma pode demorar algum tempo, porque os sintomas variam frequentemente ao longo do tempo e os problemas respiratórios podem ter diferentes causas. Se for provável que tenha asma, pode ser-lhe oferecido medicamentos para a asma para ver se ajudam os seus sintomas.

Tratamento para a asma

Se tiver asma, será apoiado por uma equipa de cuidados que inclui um médico ou enfermeiro e, por vezes, um médico especialista do hospital.

A sua equipa de cuidados explicará como e quando usar os seus medicamentos, como monitorizar a sua asma, formas de evitar fatores desencadeantes e reduzir os seus sintomas e o que fazer se os seus sintomas piorarem.

Isto será registado no seu plano de ação para a asma, que terá de levar a todas as suas consultas de asma. Ser-lhe-á fornecida uma cópia impressa ou digital, ou ambas.

Deve fazer exames de controlo pelo menos uma vez por ano para verificar o quão bem está a funcionar o seu tratamento. Estes incluirão a verificação de que está a usar os seus inaladores corretamente e que o seu plano de ação para a asma está atualizado.

Inaladores de asma

O principal tratamento para a asma são os medicamentos que respira usando um inalador. Para a maioria das pessoas, funcionam bem para reduzir ou prevenir os sintomas da asma.

Dependendo da gravidade dos seus sintomas, pode ser-lhe oferecido:

  • um inalador para usar apenas quando tiver sintomas – isto chama-se um inalador anti-inflamatório de alívio (AIR)
  • um inalador para usar todos os dias para ajudar a prevenir os sintomas, bem como quando tiver sintomas – isto chama-se terapia de manutenção e alívio (MART)
  • 2 inaladores separados – um inalador preventivo para usar todos os dias para ajudar a prevenir os sintomas e um inalador azul de alívio para usar quando tiver sintomas (não deve ser-lhe dado um inalador azul de alívio para usar sozinho)

Usar o seu inalador

É importante usar o seu inalador corretamente para que o seu medicamento funcione corretamente. Existem diferentes tipos, incluindo inaladores de pó seco, pMDIs e inaladores de névoa suave. Um médico, enfermeiro ou farmacêutico mostrará como usar o seu.

Eliminação dos seus inaladores

Devolva os seus inaladores vazios, indesejados ou expirados à sua farmácia local.

Quando colocar um inalador no lixo, os gases podem escapar e contribuir para as alterações climáticas. A sua farmácia local pode eliminá-los com segurança.

Outros tratamentos para a asma

Se os inaladores não forem suficientes para parar os seus sintomas, a sua equipa de cuidados também pode recomendar um inalador mais forte ou comprimidos que facilitem a respiração, como o montelukast.

Se tiver asma grave que não seja controlada por inaladores e comprimidos, pode ser-lhe oferecido outros tratamentos, como medicamentos que injeta, chamados terapias biológicas.

A sua equipa de cuidados discutirá consigo qual o tratamento certo para si, incluindo quaisquer possíveis efeitos secundários.

Consulte um médico sobre Asma

Consulte um médico sobre Asma

Discuta os seus sintomas e obtenha orientação médica adequada à sua situação — tudo online.

Tratamento hospitalar para uma crise de asma

Se tiver uma crise de asma grave que não melhorar, pode precisar de ser tratado no hospital. Os tratamentos hospitalares podem incluir:

  • oxigénio através de uma máscara
  • usar um nebulizador para respirar altas doses de medicamento
  • esteroides em comprimidos ou injeções

Coisas que pode fazer para ajudar com a asma

Se tiver asma, há coisas que pode fazer para ajudar a prevenir os sintomas e reduzir o risco de crises de asma.

Faça

  • tenha sempre o seu inalador consigo

  • use os seus inaladores conforme recomendado pela sua equipa de cuidados

  • tente evitar coisas que desencadeiem os seus sintomas de asma, como poluição do ar, fumo, pólen ou animais

  • faça exercício físico regularmente – obtenha aconselhamento do seu médico ou enfermeiro sobre como fazer exercício físico com segurança se o exercício físico desencadear os seus sintomas de asma

  • mantenha um peso saudável

  • faça vacinas, como a vacina contra a gripe – vírus como a gripe podem piorar os sintomas da asma

Não faça

  • não fume – procure ajuda para deixar de fumar se precisar

  • não tome medicamentos para outras condições sem verificar com um farmacêutico ou médico – alguns medicamentos, como a aspirina, o ibuprofeno e os betabloqueadores, podem desencadear sintomas de asma em algumas pessoas

Como a asma afeta a sua vida

A asma é frequentemente uma condição ao longo da vida, embora a asma em crianças pequenas às vezes desapareça quando atingem a adolescência ou a idade adulta.

A asma afeta cada pessoa de forma diferente. Como afeta você depende dos seus sintomas, do que os desencadeia e da eficácia do seu tratamento.

Para a maioria das pessoas, os inaladores funcionam bem para prevenir ou reduzir os sintomas se forem usados corretamente e a asma tem apenas um pequeno impacto na sua vida diária. Mas algumas pessoas têm sintomas mais graves que são mais difíceis de controlar e precisam de outro tratamento.

Uma crise de asma pode colocar a vida em risco. Mas obter o tratamento adequado para a asma reduz o risco.

Asma e gravidez

Se estiver grávida, informe o seu médico ou parteira sobre a sua asma. É importante controlar a asma durante a gravidez para manter você e o seu bebé saudáveis.

Causas da asma

Os sintomas da asma ocorrem quando as suas vias aéreas ficam inchadas. Isto as estreita, causando problemas respiratórios.

Em pessoas que têm asma, os sintomas podem ser desencadeados por diferentes fatores, como alergias, exercício físico, fumo, ar frio ou infeções.

Não se sabe totalmente o que causa a asma. Pode ser mais provável que tenha asma se:

  • tiver alergias, como eczema, febre do feno ou alergias alimentares
  • outras pessoas da sua família tiverem asma, febre do feno, eczema ou alergias
  • nasceu prematuramente ou teve um baixo peso ao nascer
  • foi exposto a coisas como altos níveis de poluição do ar ou fumo de cigarro quando era criança
  • teve doenças quando era criança que afetaram a sua respiração, como bronquiolite ou crupe
  • estiver com excesso de peso

A asma também pode ser causada por inalar substâncias como certos produtos químicos no trabalho.

Médicos online para Asma

Discuta os seus sintomas e os próximos passos possíveis para Asma com um médico online.

5.0 (29)
Doctor

Dmytro Horobets

Medicina familiar 7 years exp.

Dmytro Horobets é médico de medicina familiar licenciado na Polónia, especialista em diabetologia e no tratamento da obesidade. Presta consultas online para adultos e crianças, oferecendo apoio no diagnóstico, tratamento e acompanhamento a longo prazo de doenças agudas e crónicas.

Áreas de atuação:

  • Doenças internas: hipertensão arterial, diabetes tipo 1 e tipo 2, dislipidemias, síndrome metabólica, doenças da tiroide.
  • Tratamento da obesidade: elaboração de planos personalizados de perda de peso, controlo metabólico, recomendações de alimentação e estilo de vida.
  • Problemas gastrointestinais: gastrite, refluxo gastroesofágico (DRGE), síndrome do intestino irritável, obstipação, distensão abdominal, perturbações funcionais da digestão.
  • Pediatria: controlo do desenvolvimento, infeções agudas, vacinação, acompanhamento de crianças com doenças crónicas.
  • Dores de várias origens: cefaleias, dores nas costas, dores musculares e articulares, síndromes de dor crónica.
  • Consultas preventivas, interpretação de análises e ajuste de terapias.

A abordagem do Dr. Horobets combina os princípios da medicina baseada na evidência com planos de acompanhamento individualizados para cada paciente. Ajuda não só a resolver problemas de saúde atuais, mas também a melhorar a qualidade de vida, criando estratégias eficazes de prevenção e controlo de doenças crónicas.

5.0 (68)
Doctor

Nuno Tavares Lopes

Medicina familiar 18 years exp.

Dr. Nuno Tavares Lopes é médico licenciado em Portugal com mais de 17 anos de experiência em medicina de urgência, clínica geral, saúde pública e medicina do viajante. Atualmente, é diretor de serviços médicos numa rede internacional de saúde e consultor externo do ECDC e da OMS.
Áreas de atuação:

  • Urgência e medicina geral: febre, infeções, dores no peito ou abdómen, feridas, sintomas respiratórios e problemas comuns em adultos e crianças.
  • Doenças crónicas: hipertensão, diabetes, colesterol elevado, gestão de múltiplas patologias.
  • Medicina do viajante: aconselhamento pré-viagem, vacinas, avaliação “fit-to-fly” e gestão de infeções relacionadas com viagens.
  • Saúde sexual e reprodutiva: prescrição de PrEP, prevenção e tratamento de infeções sexualmente transmissíveis.
  • Gestão de peso e bem-estar: planos personalizados para perda de peso, alterações no estilo de vida e saúde preventiva.
  • Dermatologia e sintomas de pele: acne, eczemas, infeções cutâneas e outras condições dermatológicas.
  • Baixa médica (Baixa por doença): emissão de certificados médicos válidos para a Segurança Social em Portugal.
  • Certificados médicos para troca da carta de condução (IMT)
O Dr. Nuno Tavares Lopes acompanha pacientes que utilizam medicamentos GLP-1 (Mounjaro, Wegovy, Ozempic, Rybelsus) como parte de um plano de emagrecimento. Oferece um plano de tratamento personalizado, acompanhamento regular, ajuste de dosagem e orientações sobre como combinar a medicação com mudanças sustentáveis no estilo de vida. As consultas seguem os padrões médicos aceites na Europa.

O Dr. Lopes combina um diagnóstico rápido e preciso com uma abordagem holística e empática, ajudando os pacientes a lidar com situações agudas, gerir doenças crónicas, viajar com segurança, obter documentos médicos e melhorar o seu bem-estar a longo prazo.

5.0 (3)
Doctor

Tomasz Grzelewski

Dermatologia 21 years exp.

O Dr. Tomasz Grzelewski, PhD, é alergologista, pediatra, médico de clínica geral e especialista em medicina desportiva, com interesse clínico em dermatologia, endocrinologia, alergologia e saúde desportiva. Conta com mais de 20 anos de experiência clínica. Formou-se na Universidade Médica de Łódź, onde concluiu o doutoramento com distinção. A sua investigação foi distinguida pela Sociedade Polaca de Alergologia pelo contributo inovador na área. Ao longo da carreira, tem tratado uma grande variedade de doenças alérgicas e pediátricas, incluindo métodos modernos de dessensibilização.

Durante cinco anos, o Dr. Grzelewski liderou dois serviços de pediatria na Polónia, acompanhando casos clínicos complexos e equipas multidisciplinares. Trabalhou também em centros médicos no Reino Unido, adquirindo experiência tanto em cuidados de saúde primários como em contextos especializados. Com mais de uma década de experiência em telemedicina, presta consultas online reconhecidas pela clareza e qualidade das suas recomendações.

O Dr. Grzelewski está envolvido em programas clínicos dedicados a terapias antialérgicas avançadas. Como investigador principal, conduz estudos sobre dessensibilização sublingual e oral, contribuindo para o desenvolvimento de tratamentos modernos baseados em evidência científica.

Completou ainda estudos em dermatologia no Cambridge Education Group (Royal College of Physicians of Ireland) e um curso de endocrinologia clínica na Harvard Medical School, o que amplia a sua capacidade de acompanhar problemas cutâneos alérgicos, dermatite atópica, urticária, sintomas endócrinos e reações imunológicas.

Os pacientes procuram frequentemente o Dr. Tomasz Grzelewski por questões como:

  • alergias sazonais e perenes
  • rinite alérgica e congestão nasal crónica
  • asma e dificuldades respiratórias
  • alergias alimentares e medicamentosas
  • dermatite atópica, urticária e reações cutâneas
  • infeções recorrentes em crianças
  • aconselhamento sobre atividade física e saúde desportiva
  • questões gerais da medicina familiar
O Dr. Tomasz Grzelewski é reconhecido pela comunicação clara, abordagem estruturada e capacidade de explicar opções terapêuticas de forma simples e acessível. A sua experiência multidisciplinar em alergologia, pediatria, dermatologia e endocrinologia permite-lhe oferecer cuidados seguros, atualizados e completos para pacientes de todas as idades.
5.0 (141)
Doctor

Yevgen Yakovenko

Cirurgia geral 12 years exp.

Dr. Yevgen Yakovenko é um cirurgião e clínico geral licenciado em Espanha e Alemanha. É especializado em cirurgia geral, pediátrica e oncológica, medicina interna e controlo da dor. Oferece consultas online para adultos e crianças, combinando precisão cirúrgica com acompanhamento terapêutico. O Dr. Yakovenko acompanha pacientes de vários países e presta cuidados médicos em ucraniano, russo, inglês e espanhol.

Áreas de especialização médica:

  • Dor aguda e crónica: cefaleias, dores musculares e articulares, dores nas costas, dores abdominais, dor pós-operatória. Identificação da causa, plano de tratamento e seguimento.
  • Medicina interna: coração, pulmões, trato gastrointestinal, sistema urinário. Controlo de doenças crónicas, alívio de sintomas, segunda opinião.
  • Cuidados pré e pós-operatórios: avaliação de riscos, apoio na tomada de decisão, acompanhamento após cirurgia, estratégias de reabilitação.
  • Cirurgia geral e pediátrica: hérnias, apendicite, doenças congénitas. Cirurgias programadas e de urgência.
  • Traumatologia: contusões, fraturas, entorses, lesões de tecidos moles, tratamento de feridas, pensos, encaminhamento para cuidados presenciais quando necessário.
  • Cirurgia oncológica: revisão diagnóstica, planeamento do tratamento, acompanhamento a longo prazo.
  • Tratamento da obesidade e controlo de peso: abordagem médica à perda de peso, incluindo avaliação das causas, análise de doenças associadas, definição de um plano individualizado (alimentação, atividade física, farmacoterapia se necessário) e monitorização dos resultados.
  • Interpretação de exames: análise de ecografias, TAC, ressonâncias magnéticas e radiografias. Planeamento cirúrgico com base nos resultados.
  • Segundas opiniões e navegação médica: esclarecimento de diagnósticos, revisão de tratamentos atuais, apoio na escolha do melhor caminho terapêutico.

Experiência e formação:

  • Mais de 12 anos de experiência clínica em hospitais universitários na Alemanha e em Espanha.
  • Formação internacional: Ucrânia – Alemanha – Espanha.
  • Membro da Sociedade Alemã de Cirurgiões (BDC).
  • Certificação em diagnóstico por imagem e cirurgia robótica.
  • Participação ativa em congressos médicos e investigação científica internacionais.

O Dr. Yakovenko explica temas médicos complexos de forma clara e acessível. Trabalha em parceria com os pacientes para analisar situações clínicas e tomar decisões fundamentadas. A sua abordagem baseia-se na excelência clínica, rigor científico e respeito individual.

Se tem dúvidas sobre um diagnóstico, está a preparar-se para uma cirurgia ou quer discutir resultados de exames, o Dr. Yakovenko pode ajudá-lo a avaliar as suas opções e avançar com confiança.

0.0 (0)
Doctor

Karim Ben Harbi

Medicina geral 9 years exp.

O Dr. Karim Ben Harbi é um médico de clínica geral licenciado em Itália. Presta consultas online para adultos e crianças, combinando experiência clínica internacional com medicina baseada na evidência. A sua abordagem centra-se num diagnóstico rigoroso, cuidados preventivos e orientação personalizada para a saúde.

O Dr. Ben Harbi formou-se na Universidade Sapienza de Roma. A sua formação incluiu experiência prática em contextos variados — medicina tropical, cuidados de saúde em zonas rurais e prática ambulatorial urbana. Também participou em investigação clínica em microbiologia, explorando o papel do microbioma intestinal em doenças gastrointestinais crónicas.

Pode marcar consulta com o Dr. Ben Harbi para:

  • Questões gerais de saúde, prevenção e cuidados primários.
  • Hipertensão, diabetes tipo 1 e tipo 2, distúrbios metabólicos.
  • Constipações, tosse, gripe, infeções respiratórias, dores de garganta, febre.
  • Problemas digestivos crónicos: inchaço, gastrite, síndrome do intestino irritável, desequilíbrio do microbioma.
  • Erupções cutâneas, reações alérgicas leves, queixas dermatológicas comuns.
  • Aconselhamento sobre medicação, ajustes de tratamento, revisão de prescrições.
  • Questões pediátricas — febre, infeções, bem-estar geral.
  • Otimização do estilo de vida: stress, sono, peso e aconselhamento alimentar.

O Dr. Ben Harbi oferece apoio médico fiável e acessível através de consultas online, ajudando os pacientes a tomar decisões informadas sobre a sua saúde com uma abordagem clara, estruturada e empática.

bg-pattern-dark

Receba atualizações e ofertas exclusivas

Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.