Asma
A asma é uma condição comum que afeta a sua respiração. Atualmente, não pode ser curada, mas se for bem tratada, não deverá ter problemas com os sintomas.
Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.
-
Nesta página
-
Medicamentos habitualmente prescritos para Asma
Apenas para fins informativos. Consulte sempre um médico antes de utilizar qualquer medicamento.
Forma farmacêutica: INALAÇÃO PULMONAR, 50 mcg de budesonida / 10 mlSubstância ativa: budesonideFabricante: Laboratorio Reig Jofre, S.A.Requer receita médicaForma farmacêutica: INALAÇÃO PULMONAR, 25 microgramas/250 microgramasSubstância ativa: salmeterol and fluticasoneFabricante: Cipla EuropeRequer receita médicaForma farmacêutica: INALAÇÃO PULMONAR, 25 mcg/250 mcgSubstância ativa: salmeterol and fluticasoneFabricante: Glaxosmithkline S.A.Requer receita médica
A asma é uma condição comum que afeta a sua respiração. Atualmente, não pode ser curada, mas se for bem tratada, não deverá ter problemas com os sintomas.
Sintomas da asma
Os principais sintomas da asma são problemas com a respiração, tais como:
- sibilos
- tosse
- falta de ar
- sensação de aperto no peito
Os sintomas da asma podem ser leves ou graves. Geralmente, aparecem e desaparecem. Podem ser piores à noite e no início da manhã.
Uma crise de asma ocorre quando tem sintomas graves e é difícil respirar, o que pode colocar a vida em risco.
Os sintomas podem ser desencadeados por diferentes fatores, incluindo exercício físico, altos níveis de poluição do ar, ar frio ou contacto com algo a que é alérgico, como pólen, poeira, bolor ou animais.
A asma geralmente começa em crianças, mas pode ocorrer em qualquer idade.
Consulte um médico de família se:
- você ou o seu filho tiver sintomas de asma
- você ou o seu filho tiver asma e os tratamentos não estiverem a ajudar, precisar de usar o seu inalador com mais frequência ou precisar de aconselhamento sobre como usar o seu inalador
- você ou o seu filho tiver asma e os seus sintomas não estiverem a melhorar ou o estiverem a impedir de realizar as suas atividades habituais ou de acordar à noite
Como tratar uma crise de asma
Se estiver a ter uma crise de asma, sente-se direito, para ajudar na sua respiração. Tente manter a calma.
Use o seu inalador de alívio da asma se o tiver:
- Se tiver um inalador azul de alívio, tome 1 inspiração a cada 30 a 60 segundos até se sentir melhor, até um máximo de 10 inspirações. Agite o inalador entre cada inspiração e use um espaçador com o inalador se o tiver.
- Se tiver um inalador AIR ou MART (usado tanto para prevenir como para tratar os sintomas), tome 1 inspiração a cada 1 a 3 minutos até se sentir melhor, até um máximo de 6 inspirações.
Se o seu plano de ação pessoal para a asma tiver uma dose máxima diferente para tratar uma crise de asma, siga as instruções do seu plano.
Ligue 112 se:
Você ou outra pessoa estiver a ter uma crise de asma e:
- começar a sentir-se pior a qualquer momento
- não se sentir melhor após tomar a dose máxima usando um inalador de alívio da asma
- não tiver um inalador de asma
Se os sintomas não melhorarem após 10 minutos e uma ambulância não tiver chegado, use um inalador de asma novamente, se o tiver, tomando até à mesma dose máxima.
Não conduza até ao serviço de urgência.
A pessoa com quem falar no 112 dará-lhe conselhos sobre o que fazer.
Solicite uma consulta urgente com um médico de família se:
- teve uma crise de asma e recuperou
Mesmo que se sinta melhor, é importante consultar um médico de família dentro de 2 dias para discutir o seu tratamento e obter aconselhamento para ajudar a prevenir outra crise de asma.
Como é diagnosticada a asma
Se você ou o seu filho tiver sintomas de asma, um médico ou enfermeiro fará algumas perguntas e auscultará o seu peito.
Pode precisar de um teste de respiração simples para verificar se há sinais de asma e, por vezes, um teste sanguíneo.
Pode também ser-lhe dado um dispositivo portátil chamado pico de fluxo para usar em casa durante algumas semanas, para verificar o quão bem estão a funcionar os seus pulmões.
O diagnóstico da asma pode demorar algum tempo, porque os sintomas variam frequentemente ao longo do tempo e os problemas respiratórios podem ter diferentes causas. Se for provável que tenha asma, pode ser-lhe oferecido medicamentos para a asma para ver se ajudam os seus sintomas.
Tratamento para a asma
Se tiver asma, será apoiado por uma equipa de cuidados que inclui um médico ou enfermeiro e, por vezes, um médico especialista do hospital.
A sua equipa de cuidados explicará como e quando usar os seus medicamentos, como monitorizar a sua asma, formas de evitar fatores desencadeantes e reduzir os seus sintomas e o que fazer se os seus sintomas piorarem.
Isto será registado no seu plano de ação para a asma, que terá de levar a todas as suas consultas de asma. Ser-lhe-á fornecida uma cópia impressa ou digital, ou ambas.
Deve fazer exames de controlo pelo menos uma vez por ano para verificar o quão bem está a funcionar o seu tratamento. Estes incluirão a verificação de que está a usar os seus inaladores corretamente e que o seu plano de ação para a asma está atualizado.
Inaladores de asma
O principal tratamento para a asma são os medicamentos que respira usando um inalador. Para a maioria das pessoas, funcionam bem para reduzir ou prevenir os sintomas da asma.
Dependendo da gravidade dos seus sintomas, pode ser-lhe oferecido:
- um inalador para usar apenas quando tiver sintomas – isto chama-se um inalador anti-inflamatório de alívio (AIR)
- um inalador para usar todos os dias para ajudar a prevenir os sintomas, bem como quando tiver sintomas – isto chama-se terapia de manutenção e alívio (MART)
- 2 inaladores separados – um inalador preventivo para usar todos os dias para ajudar a prevenir os sintomas e um inalador azul de alívio para usar quando tiver sintomas (não deve ser-lhe dado um inalador azul de alívio para usar sozinho)
Usar o seu inalador
É importante usar o seu inalador corretamente para que o seu medicamento funcione corretamente. Existem diferentes tipos, incluindo inaladores de pó seco, pMDIs e inaladores de névoa suave. Um médico, enfermeiro ou farmacêutico mostrará como usar o seu.
Eliminação dos seus inaladores
Devolva os seus inaladores vazios, indesejados ou expirados à sua farmácia local.
Quando colocar um inalador no lixo, os gases podem escapar e contribuir para as alterações climáticas. A sua farmácia local pode eliminá-los com segurança.
Outros tratamentos para a asma
Se os inaladores não forem suficientes para parar os seus sintomas, a sua equipa de cuidados também pode recomendar um inalador mais forte ou comprimidos que facilitem a respiração, como o montelukast.
Se tiver asma grave que não seja controlada por inaladores e comprimidos, pode ser-lhe oferecido outros tratamentos, como medicamentos que injeta, chamados terapias biológicas.
A sua equipa de cuidados discutirá consigo qual o tratamento certo para si, incluindo quaisquer possíveis efeitos secundários.
Tratamento hospitalar para uma crise de asma
Se tiver uma crise de asma grave que não melhorar, pode precisar de ser tratado no hospital. Os tratamentos hospitalares podem incluir:
- oxigénio através de uma máscara
- usar um nebulizador para respirar altas doses de medicamento
- esteroides em comprimidos ou injeções
Coisas que pode fazer para ajudar com a asma
Se tiver asma, há coisas que pode fazer para ajudar a prevenir os sintomas e reduzir o risco de crises de asma.
Faça
-
tenha sempre o seu inalador consigo
-
use os seus inaladores conforme recomendado pela sua equipa de cuidados
-
tente evitar coisas que desencadeiem os seus sintomas de asma, como poluição do ar, fumo, pólen ou animais
-
faça exercício físico regularmente – obtenha aconselhamento do seu médico ou enfermeiro sobre como fazer exercício físico com segurança se o exercício físico desencadear os seus sintomas de asma
-
mantenha um peso saudável
-
faça vacinas, como a vacina contra a gripe – vírus como a gripe podem piorar os sintomas da asma
Não faça
-
não fume – procure ajuda para deixar de fumar se precisar
-
não tome medicamentos para outras condições sem verificar com um farmacêutico ou médico – alguns medicamentos, como a aspirina, o ibuprofeno e os betabloqueadores, podem desencadear sintomas de asma em algumas pessoas
Como a asma afeta a sua vida
A asma é frequentemente uma condição ao longo da vida, embora a asma em crianças pequenas às vezes desapareça quando atingem a adolescência ou a idade adulta.
A asma afeta cada pessoa de forma diferente. Como afeta você depende dos seus sintomas, do que os desencadeia e da eficácia do seu tratamento.
Para a maioria das pessoas, os inaladores funcionam bem para prevenir ou reduzir os sintomas se forem usados corretamente e a asma tem apenas um pequeno impacto na sua vida diária. Mas algumas pessoas têm sintomas mais graves que são mais difíceis de controlar e precisam de outro tratamento.
Uma crise de asma pode colocar a vida em risco. Mas obter o tratamento adequado para a asma reduz o risco.
Asma e gravidez
Se estiver grávida, informe o seu médico ou parteira sobre a sua asma. É importante controlar a asma durante a gravidez para manter você e o seu bebé saudáveis.
Causas da asma
Os sintomas da asma ocorrem quando as suas vias aéreas ficam inchadas. Isto as estreita, causando problemas respiratórios.
Em pessoas que têm asma, os sintomas podem ser desencadeados por diferentes fatores, como alergias, exercício físico, fumo, ar frio ou infeções.
Não se sabe totalmente o que causa a asma. Pode ser mais provável que tenha asma se:
- tiver alergias, como eczema, febre do feno ou alergias alimentares
- outras pessoas da sua família tiverem asma, febre do feno, eczema ou alergias
- nasceu prematuramente ou teve um baixo peso ao nascer
- foi exposto a coisas como altos níveis de poluição do ar ou fumo de cigarro quando era criança
- teve doenças quando era criança que afetaram a sua respiração, como bronquiolite ou crupe
- estiver com excesso de peso
A asma também pode ser causada por inalar substâncias como certos produtos químicos no trabalho.
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.