Bg pattern

Síndrome de Noonan

A síndrome de Noonan é uma condição genética que pode causar uma vasta gama de características distintas e problemas de saúde.

Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.

Esta página fornece informação geral e não substitui a consulta de um médico. Se os sintomas forem graves, persistentes ou estiverem a agravar-se, procure aconselhamento médico com urgência.

A síndrome de Noonan é uma condição genética que pode causar uma vasta gama de características distintas e problemas de saúde.

A condição está presente desde antes do nascimento, embora casos mais leves possam não ser diagnosticados até que a criança fique mais velha.

As características mais comuns da síndrome de Noonan são:

Estima-se que entre 1 em 1.000 e 1 em 2.500 crianças nascem com síndrome de Noonan. Afeta ambos os sexos e todos os grupos étnicos igualmente.

Leia mais sobre as características da síndrome de Noonan e o diagnóstico da síndrome de Noonan.

O que causa a síndrome de Noonan?

A síndrome de Noonan é causada por uma falha num dos vários genes. Pelo menos 8 genes defeituosos diferentes foram associados à condição até agora.

Em alguns casos, o gene defeituoso associado à síndrome de Noonan é herdado de um dos pais da criança. O pai com o gene defeituoso pode ou não ter características óbvias da condição. Apenas um dos pais precisa de carregar a falha para a transmitir e cada criança que tiver tem 50% de probabilidade de nascer com a condição.

Em outros casos, a condição é causada por uma nova falha genética que não é herdada de nenhum dos pais. Nestes casos, a probabilidade de os pais terem outro filho com síndrome de Noonan é muito pequena. 

Leia mais sobre as causas da síndrome de Noonan.

Tratamentos para a síndrome de Noonan

Atualmente, não existe um tratamento único para a síndrome de Noonan, mas é frequentemente possível gerir com sucesso muitos aspetos da condição.

Por exemplo, defeitos cardíacos graves podem precisar de ser reparados com cirurgia e pode ser usado medicamento com hormona de crescimento para ajudar a prevenir a restrição do crescimento.

O seu filho pode precisar de muito tratamento e apoio para ajudar a gerir os vários problemas que tem. No entanto, eles normalmente precisarão de muito menos cuidados à medida que envelhecem, porque a condição tende a causar menos problemas na idade adulta.

Leia mais sobre o tratamento da síndrome de Noonan.

Perspetivas

A síndrome de Noonan pode variar de ser muito leve a grave e com risco de vida.

Em muitos casos, os problemas associados à condição podem ser tratados com sucesso em idade jovem ou tornam-se menos proeminentes com o tempo. Quase todas as crianças com síndrome de Noonan atingem a idade adulta e a maioria é capaz de levar uma vida normal e independente. 

No entanto, problemas como defeitos cardíacos podem ocasionalmente ser graves e com risco de vida. Algumas crianças podem precisar de cirurgia de emergência para corrigir o problema o mais rápido possível e a maioria das pessoas com síndrome de Noonan precisará que o seu coração seja monitorizado regularmente ao longo da vida.

Serviço Nacional de Registo de Anomalias Congénitas e Doenças Raras

Isto ajuda os cientistas a procurar melhores formas de prevenir e tratar a síndrome de Noonan. Pode optar por sair do registo a qualquer momento.

 Características Síndrome de Noonan 

O síndrome de Noonan pode afetar uma pessoa de muitas maneiras diferentes. Nem todas as pessoas com a condição partilharão as mesmas características.

As 3 características mais comuns do síndrome de Noonan são:

Características faciais invulgares

As pessoas com síndrome de Noonan podem ter uma aparência facial característica, embora nem sempre seja o caso.

As seguintes características podem tornar-se aparentes logo após o nascimento:

  • uma testa larga
  • pálpebras caídas (ptose)
  • uma distância maior do que o habitual entre os olhos (hipertelorismo ocular)
  • um nariz curto e largo
  • orelhas baixas que são rodadas para a parte de trás da cabeça
  • uma mandíbula pequena
  • um pescoço curto com dobras de pele em excesso
  • uma linha capilar mais baixa do que o habitual na parte de trás da cabeça e do pescoço

As crianças com síndrome de Noonan também têm anomalias que afetam os ossos do tórax. Por exemplo, o seu tórax pode projetar-se para a frente ou afundar, ou podem ter um tórax invulgarmente largo com uma grande distância entre os mamilos.

Estas características podem ser mais evidentes na primeira infância, mas tendem a tornar-se muito menos notórias na idade adulta.

Baixa estatura

As crianças com síndrome de Noonan são geralmente de comprimento normal ao nascer. No entanto, por volta dos 2 anos de idade, poderá notar que não crescem tão rapidamente como outras crianças da mesma idade.

A puberdade (quando uma criança começa a amadurecer fisicamente e sexualmente) geralmente ocorre alguns anos mais tarde do que o normal, e o esperado surto de crescimento que geralmente acontece durante a puberdade é reduzido ou não acontece.

A medicação conhecida como hormona de crescimento humano pode, por vezes, ajudar as crianças a atingir uma altura mais normal. Se não for tratada, a altura média para homens com síndrome de Noonan é de 162,5 cm (5 pés e 3 polegadas) e para mulheres é de 153 cm (5 pés).

Defeitos cardíacos

A maioria das crianças com síndrome de Noonan terá alguma forma de doença cardíaca congénita. Geralmente, é um dos seguintes:

  • estenose pulmonar – onde a válvula pulmonar (a válvula que ajuda a controlar o fluxo de sangue do coração para os pulmões) é invulgarmente estreita, o que significa que o coração tem que trabalhar muito mais para bombear sangue para os pulmões
  • cardiomiopatia hipertrófica – onde os músculos do coração são muito maiores do que deveriam ser, o que pode colocar uma pressão sobre o coração
  • defeitos septais – um buraco entre 2 das câmaras do coração (um "buraco no coração"), o que pode fazer com que o coração aumente de tamanho e/ou leve a uma pressão alta nos pulmões

Leia mais sobre os diferentes tipos de doença cardíaca congénita.

Outras características

Outras características menos comuns do síndrome de Noonan podem incluir:

  • dificuldade de aprendizagem – as crianças com síndrome de Noonan tendem a ter um quociente intelectual ligeiramente inferior à média e um pequeno número tem dificuldades de aprendizagem, embora estas sejam frequentemente leves
  • problemas de alimentação – os bebés com síndrome de Noonan podem ter problemas para sugar e mastigar, e podem vomitar logo após comer
  • problemas de comportamento – algumas crianças com síndrome de Noonan podem ser comedores exigentes, comportar-se de forma imatura em comparação com crianças da mesma idade, ter problemas de atenção e ter dificuldade em reconhecer ou descrever as suas próprias emoções ou as emoções de outras pessoas
  • aumento de hematomas ou hemorragias – às vezes o sangue não coagula corretamente, o que pode tornar as crianças com síndrome de Noonan mais vulneráveis a hematomas e hemorragias intensas de cortes ou procedimentos médicos
  • condições oculares – incluindo um estrabismo (onde os olhos apontam em direções diferentes), um olho preguiçoso (onde um olho é menos capaz de focar) e/ou astigmatismo (visão ligeiramente turva causada pela frente do olho ter uma forma irregular)
  • hipotonia – diminuição do tônus muscular, o que pode significar que demora um pouco mais para o seu filho atingir os primeiros marcos do desenvolvimento
  • testículos não descidos – em meninos com síndrome de Noonan, um ou ambos os testículos podem não descer para o escroto (saco de pele que contém os testículos)
  • infertilidade – particularmente se os testículos não descidos não forem corrigidos numa idade precoce, existe o risco de meninos com síndrome de Noonan terem fertilidade reduzida; a fertilidade em meninas geralmente não é afetada
  • linfedema – um acúmulo de líquido no sistema linfático (uma rede de vasos e glândulas distribuídos por todo o corpo)
  • problemas na medula óssea – um pequeno número de pessoas pode desenvolver um número anormal de glóbulos brancos; isto pode, por vezes, melhorar por si só, mas ocasionalmente pode evoluir para leucemia
  • problemas renais – como ter apenas 1 rim

Síndrome de LEOPARD

A síndrome de LEOPARD é um subtipo do síndrome de Noonan que tem um padrão distinto de sintomas que estão sempre presentes.

 Estes são:

  • manchas castanhas-pretas na pele
  • defeitos cardíacos
  • uma distância maior do que o habitual entre os olhos (hipertelorismo ocular)
  • estenose pulmonar
  • problemas com o desenvolvimento dos genitais, como testículos não descidos
  • baixa estatura
  • perda de audição

 Causas Síndrome de Noonan 

A síndrome de Noonan é causada por um gene defeituoso, que é geralmente herdado de um dos pais da criança.

Genes da síndrome de Noonan

Defeitos em pelo menos 8 genes diferentes têm sido associados à síndrome de Noonan. Os genes mais comumente alterados são:

  • o gene PTPN11
  • o gene SOS1
  • o gene RIT1
  • o gene RAF1
  • o gene KRAS

Em cerca de 1 em 5 casos, nenhum defeito genético específico pode ser encontrado.

O gene PTPN11 defeituoso é comumente associado à estenose pulmonar (uma válvula cardíaca estreitada) e o gene RAF1 defeituoso é mais frequentemente associado à cardiomiopatia (doença do músculo cardíaco).

Leia mais sobre as características da síndrome de Noonan.

Como a síndrome de Noonan é herdada

Em cerca de 30-75% dos casos, a síndrome de Noonan é herdada no que é conhecido como um padrão autossómico dominante.

Isto significa que apenas um dos pais tem de carregar uma cópia de um dos genes defeituosos para o transmitir, e cada filho que tiver terá 50% de probabilidade de nascer com a síndrome de Noonan. O pai que carrega o gene defeituoso também terá a condição, embora possa ser muito leve.

Nos casos restantes, a condição é causada por um novo defeito genético que não é herdado de nenhum dos pais.

Quais são as chances de ter outro filho com a síndrome?

Se tiver um filho com a síndrome de Noonan e nem você nem o seu parceiro tenham sido diagnosticados com ela, fale com o seu médico de família sobre a possibilidade de obter uma referência para um conselheiro genético.

Pode ser possível fazer um teste genético sanguíneo para verificar se algum de vocês carrega um dos genes defeituosos associados à condição.

Se nenhum de vocês carregar um dos genes defeituosos, o risco de ter outro filho com a condição é muito pequeno (estimado em menos de 1%).

Se um de vocês carregar um gene defeituoso ou tiver sido diagnosticado com a síndrome de Noonan, há um risco de 50% de que cada filho futuro que tiver nasça com a condição.

Um conselheiro genético pode explicar os riscos e as suas opções para ter outro filho. Estas podem incluir:

  • fazer um teste durante a gravidez para verificar se o seu bebé terá a síndrome de Noonan
  • adotar uma criança
  • ter um filho com um dador de óvulos ou esperma
  • diagnóstico genético pré-implantação – onde os óvulos são fertilizados e testados em laboratório, e apenas os óvulos sem os genes defeituosos da síndrome de Noonan são implantados no útero

Leia mais sobre o diagnóstico da síndrome de Noonan.

 Diagnóstico Síndrome de Noonan 

A síndrome de Noonan pode ser suspeitada se o seu filho apresentar alguns dos sinais e sintomas associados à condição.

Estes incluem:

Leia mais sobre as características da síndrome de Noonan.

No entanto, estes sintomas podem ter um número de diferentes causas, por isso é difícil fazer um diagnóstico com base apenas neles.

Pode ser encaminhado para um especialista em genética para testes genéticos. Na maioria dos casos, a síndrome de Noonan pode ser confirmada por um exame de sangue para as várias mutações genéticas. No entanto, em cerca de 1 em 5 casos, nenhuma mutação específica pode ser encontrada, pelo que um exame de sangue negativo não irá descartar a síndrome de Noonan.

Testes adicionais

Se a síndrome de Noonan tiver sido confirmada ou for fortemente suspeita, são necessários testes adicionais para estabelecer a extensão dos sintomas. Estes testes podem incluir:

  • um eletrocardiograma (ECG) – onde eletrodos (pequenos discos metálicos colocados na pele) medem a atividade elétrica do coração
  • um ecocardiograma – um exame de ultrassom do coração
  • uma avaliação educacional
  • exames de sangue para verificar a coagulação do sangue
  • exames de visão – para verificar problemas como estrabismo ou visão turva
  • testes de audição – para verificar problemas como perda de audição causada por uma infeção do ouvido médio ou danos às células ou nervos dentro do ouvido

Alguns destes testes podem precisar de ser repetidos regularmente após o diagnóstico, para monitorizar os sintomas.

Diagnóstico durante a gravidez

Se estiver grávida, pode ser possível testar o seu bebé por síndrome de Noonan se:

  • você, o seu parceiro ou um familiar próximo tiver sido diagnosticado com um dos genes defeituosos associados à condição
  • as ecografias de rotina detetarem sinais possíveis da condição no seu bebé, como polidramnios (uma quantidade excessiva de líquido amniótico), derrame pleural (líquido no espaço à volta dos pulmões) ou acumulação de líquido em outras partes do corpo

O teste para a síndrome de Noonan durante a gravidez envolve a recolha de uma amostra do DNA do seu bebé e a sua verificação quanto à presença de genes defeituosos associados à condição.

Isto pode ser feito utilizando a amostragem de vilosidades coriónicas (onde uma amostra de células é removida da placenta) ou a amniocentese (onde uma amostra de líquido amniótico é removida). Ambos estes testes têm um risco de cerca de 0,5 a 1% de causar um aborto espontâneo.

Se o seu bebé for diagnosticado com um dos genes defeituosos, um conselheiro genético conversará consigo sobre o que o resultado do teste significa e quais são as suas opções. Leia mais sobre testes e aconselhamento genético.

 Tratamento Síndrome de Noonan 

Não existe um tratamento único para a síndrome de Noonan, mas é possível tratar muitos aspetos da condição.

O seu filho pode inicialmente precisar de muito tratamento e apoio para ajudar a gerir os vários problemas que tem. No entanto, normalmente precisará de muito menos cuidados à medida que envelhece.

Embora provavelmente precise de fazer alguns testes e exames de rotina para monitorizar os seus sintomas, a maioria dos adultos com síndrome de Noonan pode levar uma vida normal.

Defeitos cardíacos

Deve ser realizada uma avaliação completa da função cardíaca do seu filho quando a síndrome de Noonan for diagnosticada. Isto ajudará a determinar se tem algum tipo de doença cardíaca congénita.

O tratamento que o seu filho precisa dependerá do tipo de defeito cardíaco que tem e da sua gravidade. Por exemplo:

  • estenose pulmonar pode não precisar de qualquer tratamento se for leve, mas casos mais graves podem exigir uma operação para alargar a válvula cardíaca estreitada ou substituí-la por uma nova válvula
  • cardiomiopatia hipertrófica pode precisar de ser tratada com medicação como beta-bloqueadores ou cirurgia para remover ou destruir parte do excesso de músculo cardíaco
  • defeitos septais podem não precisar de qualquer tratamento se forem pequenos porque podem melhorar com a idade, mas casos mais graves podem exigir uma operação para selar o buraco no coração

Testes regulares para verificar a função cardíaca serão normalmente realizados até à idade adulta.

Leia mais sobre tratamento da doença cardíaca congénita.

Crescimento restrito

O tamanho e a taxa de crescimento do seu filho serão avaliados regularmente ao longo da sua infância. Se a sua taxa de crescimento for considerada seriamente reduzida, pode ser sugerido o tratamento com hormona de crescimento humano.

O tratamento geralmente começa por volta dos 4 ou 5 anos de idade e continua até que o seu filho pare de crescer. Uma medicação chamada somatropina é mais frequentemente utilizada. Esta é administrada como uma única injeção diária.

Os efeitos secundários da somatropina são incomuns, embora o seu filho provavelmente experimente alguma dor temporária, comichão e vermelhidão no local da injeção.

Leia mais sobre tratamento do crescimento restrito.

Problemas de alimentação e fala

Em crianças com síndrome de Noonan, músculos fracos na boca podem, por vezes, causar problemas de fala e alimentação. Eles podem ser encaminhados para um terapeuta da fala para obter ajuda e apoio.

O terapeuta da fala ajudará o seu filho a desenvolver os músculos da boca e a tentar ensiná-lo a usar os músculos de forma mais eficaz.

Em casos particularmente graves de má alimentação, o seu bebé pode precisar de um tubo de alimentação por alguns meses.

Testículos não descidos

Se tiver um menino com um testículo não descido, ou testículos que não descem naturalmente dentro de alguns meses após o nascimento, geralmente é recomendada cirurgia corretiva.

Isto é normalmente realizado antes dos 2 anos de idade, porque tratar o problema precocemente deve aumentar as chances de a fertilidade não ser afetada.

Um procedimento cirúrgico conhecido como orquidopexia é o tratamento habitual para testículos não descidos. Envolve fazer um pequeno corte na barriga ou virilha do seu filho e mover o(s) testículo(s) para a posição correta.

Leia mais sobre tratamento de testículos não descidos.

Dificuldades de aprendizagem

Se o seu filho for diagnosticado com uma dificuldade de aprendizagem, isso não significa necessariamente que não possa ser ensinado numa escola regular. No entanto, crianças com deficiências mais graves podem beneficiar de frequentar uma escola especializada.

Para garantir que o seu filho recebe o apoio de que precisa, pode ser necessário elaborar um Plano de Educação, Saúde e Cuidados (PEHC). Este é um tipo de plano de cuidados concebido para satisfazer os requisitos de saúde e educação do seu filho.

Leia mais sobre Viver com uma dificuldade de aprendizagem.

Outras condições de saúde

Saiba mais sobre o tratamento de alguns dos outros problemas que podem afetar as pessoas com síndrome de Noonan:

bg-pattern-dark

Receba atualizações e ofertas exclusivas

Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.